Aqui estou eu de volta! Nos últimos dias eu estive procrastinando, isso mesmo, procrastinando. Não fiz nada de útil porque eu estou de férias! Em junho tive que tomar uma decisão, tive que escolher quando iria parar de trabalhar. Então escolhi parar na segunda semana de agosto e assim teria 2 lindas semanas a pra descansar e começar a faculdade de cabeça fresca. E é exatamente isso que estou fazendo. Estou descansando, lendo, cantando e assistindo algumas séries. No momento estou viciada em uma série super legal chamada Veronica Mars e se quiser saber mais sobre a série procura no google ;-P
Outra coisa que tem ocupado muito meu tempo é conseguir informações sobre o meu curso. Semana que vem começa a "semana de introdução" e até agora eu não recebi nenhuma informação concreta sobre quando e onde, então tenho gastado tempo precioso de procrastinação mandando emails e telefonando e até agora nada, só passo raiva. Mas tenho fé que até o final da semana eu já vou ter conseguido alguma informação, senão eu vou estar lá na segunda de manhã cedo e quero ver eles me transferirem pra outro ramal haha.
Dia 3 de setembro as aulas começam oficialmente. Já comprei o laptop e os livros necessário, já me inscrevi pros cursos extra curriculares (um de espanhol e um de time management) que eu quero fazer e já li e reli o site da faculdade pra saber direitinho o que esperar e mesmo assim a ansiedade e nervosismo estão me consumindo. Eu nunca fiz faculdade e minha ultima experiencia como estudante de verdade (e não só de um curso de línguas ou qualquer outra coisa do tipo) foi no ensino médio e eu me formei em 2002, exatamente 10 anos atrás. Então além de empolgada em iniciar essa nova fase da minha vida, eu também estou um pouco aterrorizada com isso. Mas né, eu só preciso passar do primeiro mês pra que tudo vire rotina e não seja mais tão assustador.
Semana que vem também retornam minhas aulas de musica e esse ano além das aulas de canto eu também terei aulas de banda. É uma boa pra aprender a interagir com outros músicos e pra aprender a lidar com o palco. E mesmo que essas aulas nunca deem em nada e que eu nunca tenha uma banda de verdade e nunca faça um show de verdade, eu vou continuar como hobby porque se algum dia eu parar de estudar canto esse será o dia que minha vida perde completamente o sentido.
Enfim, acho que isso é tudo que tenho pra dizer por enquanto. Tenho certeza que meu próximo post será cheio de novidades, mas até lá eu vou voltar a procrastinar e a tentar controlar toda essa ansiedade. Hasta luego!
No inicio da semana eu escrevi esse post aqui. Se você ainda não leu, por favor, leia-o antes senão nada do que eu falar agora vai fazer sentido. Como prometi no post anterior, aqui vai a minha review sobre meu primeiro ciclo menstrual usando o MoonCup. Lembrando que estou contando a minha experiência e que pode não ser igual à de outras pessoas. Além de contar a minha experiência, vou dar mais detalhes de como utilizar o produto de acordo com o que aprendi lendo blogs e assistindo vídeos no youtube. Antes de começar eu quero relembrar o blog aonde encontrei a maior parte das informações que precisava: menstrualcupinfo.wordpress.com, esse blog também tem um canal no youtube e lá várias dúvidas são tiradas. Infelizmente todas essas informações são em inglês, mas tenho certeza que se você pesquisar direitinho encontrará informações em português. Então vamos lá:
Uma coisa que você tem que entender quando se tornar usuária de um coletor menstrual é que você terá que tocar sua vagina no mínimo duas vezes por dia. Portanto, se você é do tipo de pessoa que acha isso extremamente nojento, talvez o coletor não seja uma boa ideia, mas a verdade é que uma vagina saudável tem a mesma quantidade - ou até menos - de bactérias que a nossa boca e ninguém acha boca nojento. É só lavar as mãos depois e tá tudo tranquilo, fora que um absorvente interno sem aplicador também exige que nos toquemos, então a diferença não é tão grande assim.
Como mencionei no post anterior, o MoonCup não vende na Holanda. O site da marca entrega em vários países mas eu achei na Amazon.co.uk por 15 euros mais barato (exatamente o mesmo produto), então encomendei de lá. Chegou direitinho duas semanas depois, só que eu estava viajando e eles entregaram na casa do vizinho que também estava viajando quando eu voltei, portanto só recebi semana passada. Não se aflijam porque se isso acontecer com vocês a embalagem vem super discreta e ninguém saberá o que tem dentro. A embalagem vem com o copinho coletor, uma bolsinha de algodão para guardar seu copinho e o manual de instruções ensinando como usar, limpar, desinfetar e guardar.
No dia que chegou eu fiquei um tempão "brincando" com ele. Na verdade eu fiquei horrorizada com o tamanho do aro, ele é quase do mesmo tamanho que o pênis do meu marido (sim, eu medi)! Então fui direto descobrir qual jeito eu poderia dobrar aquela coisa gigante pra caber dentro de mim. Acabei descobrindo que o melhor jeito pra mim é a dobra conhecida como "punch down fold". O certo é você dobrar de uma maneira que quando ele esteja dentro de você ele abra e forme uma espécie de vácuo no seu canal vaginal. Conheça outras maneiras de dobrar:
No dia seguinte eu fervi o meu por sete minutos (nunca utilize o seu sem antes desinfetar mesmo que ele seja novinho em folha, leia nas instruções qual a melhor maneira de desinfetar o seu, pois cada marca tem uma maneira diferente) e o inseri pra aprender como fazer. Não foi fácil pois não estava menstruada, mas tudo deu certo e eu passei o dia com ele pra saber qual a sensação. Que sensação? Nenhuma! Só o cabinho dele que tava me incomodando, mas o resto tava feliz lá dentro. Ah sim, esqueci de mencionar que quando o seu coletor chega ele vem com um cabinho de mais ou menos três centímetros. Esse cabinho serve pra ajuda a retirar o coletor de dentro da vagina. Você pode cortar esse cabinho no tamanho que lhe convém, tem gente que corta por completo mas eu cortei o meu até sobrar tipo meio centímetro. O ideal é você usar o copinho pelo menos uma vez antes de cortar o cabinho dele, assim você vai saber exatamente qual é o tamanho ideal pra você. O certo é que o cabinho fique completamente dentro do canal vaginal, se ele ficar apontando pra fora ele vai te causar irritação e até te machucar.
Antes da minha menstruação eu sempre tenho um dia de "oi, to chegando", é aquele dia que não sai praticamente nada mas ainda é suficiente pra sujar a calcinha. Então eu comecei a usar já nesse dia e não vasou e nem incomodou, a única coisa chata é que ele ficava meio que escorregando o tempo todo, acho que não inseri na altura certa. Mas se não fosse por essa sensação de escorregamento, eu acho que até teria esquecido que ele tava lá dentro. Como era um dia sem fluxo de verdade, eu só tirei na hora de dormir pra limpar e coloquei de novo. Dormi tranquilamente com ele e pela primeira vez na vida eu acordei sem estar assada (porque o absorvente externo me enche de assaduras)!
Deixa eu contar como eu limpo o meu, antes que eu esqueça. Eu uso água e sabonete íntimo e só. E é só isso que você precisa durante a menstruação, quando ela acaba aí sim você precisa desinfetá-lo de acordo com as instruções de fábrica. Tem gente que lava com sabonete toda vez que esvazia, eu acho muito trabalho então lavo só uma vez por dia. Nas outras vezes só passo uma água e pronto. Agora o problema é se você precisar esvaziar em um banheiro público, lógico que não vai dar pra ir até a pia e lavar. O que muitas pessoas fazem é levar uma garrafinha de água potável (lembre-se de sempre usar água potável pra limpar seu coletor) na bolsa e aí usá-la no banheiro. Outras pessoas usam lencinhos umedecidos, mas tem que ser ou lencinhos pra região intima ou lencinhos pra nenéns. Outras pessoas simplesmente esvaziam e inserem novamente com ele sujo mesmo e quando chegam em casa dão uma boa lavada. Sempre se certifique que é PH neutro e sem perfume, tanto os lencinhos quanto o sabonete pra lavá-lo. Algumas empresas fabricam tanto lencinhos quanto sabonetes próprios pra usar no seu coletor, mas eu acho meio caro então uso o que já tenho mesmo.
No dia seguinte a menstruação veio com toda força, assim como um pouco de cólica. Acordei e esvaziei meu copinho, dei uma boa lavada com sabonete intimo e coloquei de novo. Foi uma bagunça!!! Sugiro que na primeira vez que você for esvaziar o copinho que seja embaixo do chuveiro, se possível. Ou então que você esteja sentada no vaso para que a bagunça caia lá. Não tente fazer isso em pé até você pegar mesmo o jeito de retirar seu copinho já com sangue dentro. Eu sujei tudo! O chão, a camisola, a calcinha...foi terrível! Aí, não teve jeito e corri pro banho hahaha. Depois do banho fui pra internet descobrir como retirar o coletor sem fazer lambança e encontrei esse vídeo:
Depois de ter assistido isso nunca mais fiz lambança haha. Bom, nesse segundo dia de uso o fluxo foi bem pesado e normalmente eu trocaria meu absorvente externo a cada três horas, mas o copinho dura muito mais. Coloquei às dez da manhã e só fui esvaziar depois do jantar, por volta das sete da noite e ele estava cheio até um pouco menos da metade. Então coloquei novamente por volta das sete da noite e só esvaziei de novo na manhã seguinte e novamente tinha menos da metade lá dentro. E pra falar a verdade eu quase esqueci que tava usando qualquer coisa, só lembrei porque recebi um comentário no blog. Isso é pra vocês verem o tanto que é confortável. Agora lembrem-se que meu trabalho exigem que eu ande de bicicleta e caminhe pra cima e pra baixo o dia todo e nada de vazamento. No final do dia fui à academia e de novo nenhum vazamento. A unica coisa chata novamente foi o "escorregamento" do copinho. Dessa vez fui ler qual seria o possível motivo e disseram que talvez meu cérvix deve ser baixo e que fica empurrando o copinho. Mas isso não é problema porque o copinho não vai cair nem nada, só que como os nervos da nossa vagina são muito sensíveis fica parecendo que vai cair o tempo todo, mas quando eu coloco o dedo lá dentro eu sinto que ainda está bem seguro. O melhor jeito de evitar esse "deslizamento" é a prática do pompoarismo ou exercícios Kegel pra segurar o copinho no lugar o dia todo.
O terceiro dia ocorreu igual ao segundo, só que o fluxo foi bem menos. Novamente fiquei com o coletor de dez da manhã até por volta das sete da noite e dessa vez só encheu menos de um terço. Também notei que ele escorregou bem menos durante o dia, acho que talvez o cérvix vai desinchando durante o passar do ciclo e parando de empurrar o copinho. Fora que aí eu meio que já sabia até que ponto ele vai escorregar, portanto já não ficava mais preocupada de ele sair do meu corpo ou algo assim. Mas ainda assim, toda vez que vou ao banheiro eu dou uma empurradinha com o dedo indicador só pra garantir.
O quarto dia começou com o copinho praticamente vazio, tinha só uma sujeirinha de sangue lá dentro. Então lavei e coloquei de novo. No final do dia, por volta das 19 horas eu fiz o processo de retirar novamente pra limpar e de novo mal tava sujo. Resolvi dormir com ele assim mesmo e no dia seguinte o fluxo já tinha ido embora por completo. Então tirei o copinho e coloquei um absorvente externo (que por enquanto ainda foi descartável, mas logo será substituído pelos reusáveis) só pra garantir e ele ficou limpinho o dia todo, teve talvez umas duas gotas de sangue. Isso quer dizer que meu fluxo diminuiu em quase três dias! Sim, pois o quarto dia nunca foi pesado mas sempre foi uma quantidade considerável. O quinto e o sexto dia sempre eram o que minha avó chamava de "fim de festa", quando a menstruação tecnicamente já acabou mas ainda fica saindo fluido suficiente pra me obrigar a usar absorvente por mais um tempo. A minha teoria é que como o sangue menstrual é bem grosso e pastoso, ele demora bastante tempo pra sair do corpo e por isso fica mais dias do que necessário. E já que o coletor o coleta logo que ele sai do cérvix, não dá tempo de ele escorrer pelas paredes do canal vaginal e acaba que precisa de menos dias pra sair tudo. Mas isso é só uma teoria, não tenho certeza de nada. Só sei que ao invés de seis dias o fluxo durou três e mais um que seria o tal "fim de festa". Se continuar assim no próximo fluxo e nos seguintes eu vou morrer de amores haha.
Considerações finais:
Eu aconselho vocês à treinarem colocar e tirar antes do ciclo começar. Tirar pode ser um pouco desconfortável no inicio, mas pra colocar eu nunca tive problema nenhum. Até pegarem o jeito de tirar sem fazer bagunça, faça-o no chuveiro ou sentada no vaso. Pra mim, o melhor jeito de colocar também é sentada no vaso, mas cuidado pra não deixar cair lá. Depois que ele tá inserido eu sempre dou uma espécie de rebolada só pra garantir que ele está no lugar certinho e aberto direitinho. Geralmente dá pra sentir quando o aro abre dentro da gente, mas se você tiver dúvidas é só colocar um dedo em volta e verificar se tá uma circunferência completa. Cuidado com as unhas compridas! Principalmente na hora de retirar ou se precisar sentir a posição do copinho. Cuidado para não se arranhar ou se beliscar pois é uma área extremamente sensível. Lave sempre as mãos antes de pegar no copinho, você não vai querer bactérias nele ou na sua vagina, né? E lembre-se de lavá-las novamente depois de manusear o copinho. Outra coisa importante é manter seus absorventes por mais alguns ciclos até você pegar completamente o jeito de usar o coletor, a gente nunca sabe quando estaremos com pressa ou sem saco pra ficar fazendo experiencias. Mas depois que você dominar todas as técnicas você pode esquecer de qualquer outro absorvente! O coletor é bem mais confortável do que qualquer coisa que você já usou, fora que é mais limpo e mais prático também. E o mais importante de tudo é que ele me faz esquecer que estou menstruada! Se não fosse pelas escorregadas que ele dá de vez em quando eu nem iria lembrar que tinha algo dentro de mim. Não tem cheiro nem nada e é a minha melhor experiência com menstruação em mais de 15 anos!
Então é isso. Me desculpe se o post ficou enorme, mas eu tentei ser o mais detalhada e precisa possível. Acho que isso é de muita utilidade pra todas as mulheres do mundo e espero que você me ajude a espalhar a notícia. E tomara que todas vocês tenham uma experiencia tão boa quanto eu to tendo. E se não for tão legal logo no primeiro ciclo, não desista! Vá alternando entre o coletor e os absorventes até você pegar o jeitinho e se sentir segura usando ele o tempo todo. Espero ter ajudado.
*Ante de eu começar a escrever qualquer coisa, gostaria de deixar bem claro que esse post será estritamente direcionado à higiene feminina. Palavras como vagina, menstruação e outras do gênero aparecerão com frequência e existe uma grande chance de que alguns outros detalhes podem fazer algumas pessoas se sentirem desconfortáveis. Portanto, se você é uma dessas pessoas que se incomodam com textos desse tipo, por favor clique no X aí no lado direito superior da tela. Obrigada.*
Você, querida amiga do sexo feminino, está cansada de gastar uma pequena fortuna todos os meses com absorventes? Está cansada de pelejar com os absorventes internos que nunca duram o tempo que prometem, são desconfortáveis e de difícil inserção? E quanto aos absorventes externos que causam odores, alergias, assaduras e te fazem sentir como se estivesse usando uma frauda? Você, assim como eu, adoraria descobrir uma alternativa viável pra toda essa tortura? Pois os seus "pobremas si acabariaum si"! Dê adeus aos absorventes e nunca mais gaste dinheiro com isso na vida!
Brincadeiras à parte, essa solução existe e é bem mais prática, higiênica e melhor para o meio ambiente. Estou falando dos coletores menstruais. Talvez algumas de vocês já conheciam essa alternativa, mas acredito que uma maioria esmagadora das mulheres nunca sequer ouviu falar disso e é por isso que estou fazendo esse post, pra divulgação desse produto maravilhoso. E espero que, se após ler esse texto você acreditar que mais mulheres deveriam conhecer essa alternativa, também ajude à divulgar.
Vou começar do início. Eu sempre odiei absorventes internos, eles não absorvem direito, nunca duram o tempo que dizem que duram e o pior de tudo, ficam "escorregando" o tempo todo. Sempre usei exclusivamente para atividades que envolviam água e/ou biquíni. Absorventes externos são uma alternativa melhor para mim, mas mesmo assim sempre achei desconfortável. Quando está muito calor ele me causa assadura igual frauda causa em nenéns. Fora que se passar um pouquinho sequer da hora de troca o cheiro se torna insuportável! Mas como não conhecia nenhum outro jeito de evitar ficar toda suja de sangue, eu me contentava com isso.
Um belo dia navegando pela internet dei de cara com essa imagem e essa notícia(em inglês). Lógico que fiquei chocada, afinal os tampões (é assim que irei me referir ao absorventes internos daqui pra frente) sem aplicador dão pra ver, mas os com aplicador são inseridos sem a gente saber em que condições estão. Foi nesse dia que tomei uma decisão drástica, eu iria descobrir se existe alguma outra alternativa pra essa coisa tosca. Então fui no google e comecei a pesquisar e descobri os coletores menstruais.
Coletores menstruais são "copinhos" de silicone cirúrgico que são inseridos em nossa vagina e ao invés de absorver o sangue, ele simplesmente o coleta. E o melhor de tudo, ele dura até 10 anos! Isso mesmo, você usa, lava, guarda e usa de novo na próxima menstruação. A maneira de inserir na vagina é bem parecida com um tampão sem aplicador, só que a grande vantagem é que ele dura entre 6 e 12 horas seguidas dependendo do seu fluxo. Aí você retira, esvazia, dá uma lavadinha (se possível) e coloca de novo. No final do ciclo menstrual você esteriliza de acordo com as instruções de fábrica (normalmente é fervendo por alguns minutos), guarda em um lugar seco e arejado e ele está prontinho pra ser usado novamente na próxima menstruação.
Como existem vários modelos, tamanhos e marcas, é necessário que se faça uma boa pesquisa pra saber qual é o melhor pra você. Eu passei quase 2 meses pesquisando até me decidir pela marca MoonCup UK. Como essa marca não vende na Holanda eu encomendei pela internet, demorou uns 40 dias pra chegar. Não sei se eles entregam no Brasil, mas existem várias outras marcas que provavelmente entregam aí. E existe uma marca que é fabricada por aí, a Miss Cup. Para saber mais informações sobre cada marca, tamanho, textura e tudo mais, eu recomendo o blog menstrualcupinfo.wordpress.com(também em inglês). No youtube também existem vários reviews e depoimentos de usuárias de várias marcas, tanto em inglês quanto em português, é só digitar "coletor menstrual" ou "menstrual cups" (e por favor não prestem atenção no vídeo do programa da Eliana porque ele mais desinforma do que informa, virgens podem sim usar o coletor).
Além do coletor reusável, também existe um que é descartável, o SoftCup. Não sei se ele é vendido no Brasil, mas provavelmente tem como encomendar na internet. Eu encomendei o try-out kit que vem com dois softcups e paguei 5 euros. Ele é mais parecido com um diafragma e é o único coletor menstrual que permite penetração sexual. Ele não é feito de silicone firme e sim de uma espécie de plástico bem mole e um aro bastante grande e um pouco desengonçado. A maneira de inserção também é bastante diferente. Como já disse, este é descartável. Você coloca, passa de 6 a 12 horas com ele, tira e joga fora. Existem meninas que lavam ele e usam o mesmo até o final da menstruação e só então jogam fora. A empresa não recomenda, mas eu acho que é uma maneira de produzir menos lixo. Eu particularmente não gostei. Achei desajeitado, difícil de colocar e mais difícil ainda de manter no lugar. Fora que o meu vasou várias vezes. Sem contar que no way que eu arriscaria fazer sexo com ele, tenho certeza que seria a coisa mais desconfortável do mundo! Mas eu li vários reviews de meninas que gostam mais desse do que os não-descartáveis.
A ultima alternativa que quero falar aqui são os absorventes não-descartáveis. Eles são feitos de uma espécie de pelúcia e são laváveis. Você usa normalmente, igual à um absorvente externo. A diferença é que ao invés de jogar fora, você joga na máquina de lavar e ele sai pronto pra ser usado novamente. Evita gastar dinheiro todo mês e evita mais produção de lixo no planeta. Eu acho que é uma ótima opção principalmente pra aquele finzinho de menstruação que quase não sai nada mas mesmo assim suja nossa calcinha. Estou esperando os absorventes descartáveis que ainda tenho aqui em casa acabarem e com certeza encomendarei estes.
Ufa, esse post já ficou maior do que eu planejei. Até o final dessa semana ainda escrevo sobre a minha experiência com meu MoonCup. Estou esperando a menstruação acabar por completo pra escrever um review mais fiel e detalhado. Espero que esse post sirva de alguma coisa....