content='786389851402381 property='fb:admins'/>

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Outono, aniversário e dois anos e meio morando na Europa!!

Oi pipous, como vcs estão? Não, eu não abandonei este blog e nem larguei vcs a deriva. Eu tenho tido um grande problema ultimamente, quando eu tenho uma inspiração legal pra escrever eu não tenho tempo e quando tenho tempo a inspiração não aparece nem por decreto!! Sem contar que as ultimas duas semanas foram bem corridas pra mim, eu tive 3 provas importantes na escola, teve meu aniversário, tivemos que ir fechar o contrato pra compra do apartamento e ainda tive alguns compromissos com amigos e um show da linda Anneke van Giersbergen e sua magnífica banda Agua de Annique. Então o blog acabou ficando em segundo lugar, mas agora estou aqui pra tirar a poeira e as teias de aranha dele e postar coisas novas haha

Como alguns de vcs sabem, sábado passado (16/10) foi meu aniversário e eu completei 27 anos de vida. Pra mim isso ainda é muito surreal, parece que foi ontem que eu fiz 20 e achava que meus sonhos estavam tão longe de se concretizarem. Hoje em dia eu estou aqui, morando na Europa, casada, comprando um apartamento numa localização ótima e ano que vem eu entro pra faculdade e finalmente vou ter a carreira que sempre desejei. É muito estranho ver como minha vida mudou tanto nos últimos anos. E eu gosto muito dessas mudanças e apesar das saudades e da melancolia que bate durante essas datas (aniversários, natais, etc), eu não trocaria a vida que levo aqui por nada nesse mundo!!!

Meu aniversário é sempre especial pra mim por que no Brasil ele cai na primavera e aqui ele cai no outono, que são minhas estações do ano preferidas. Apesar da primavera no Brasil não ser muito diferente do verão e o outono por lá ser praticamente inexistente também. Mas por aqui as coisas são diferentes, cada estação é super bem definida e especial (tirando o verão, detesto o verão!!).  Pra mim a primavera daqui tem um significado ainda mais especial do que simplesmente uma estação bonita, foi durante a primavera que eu cheguei na Holanda, exatamente dois anos e meio atrás. Pra mim isso tem um simbolismo muito grande, como se aquela chegada fosse uma primavera na minha vida, uma nova chance de recomeçar sem o peso dos erros passados. De lá pra cá muita coisa aconteceu e eu amadureci gigantescamente.

Mas pra mim a estação mais mágica do ano é o outono, não tem nada mais bonito do que as árvores mudando de cor, cada uma com uma coloração diferente. Sentir a cada dia a temperatura caindo e ficando cada vez mais frio. Os dias encurtando até chegar o ponto do sol só raiar por volta das 9h e se por lá pelas 16h. É tudo lindo e mágico. Só o vento e a chuva que atrapalham, mas fazer o que né? Afinal, nada é perfeito...Aqui vão algumas fotos tiradas nos dois outonos que já passei por aqui (esse é o meu terceiro):











Depois do outono sempre vem o inverno com as árvores nuas, os lagos congelados, a neve e as temperaturas abaixo de zero. Eu também adoro o inverno, mas confesso que depois de quase 6 meses de tanto frio nada bate a sensação do inicio da primavera! O sol levemente esquentando, as plantas e flores voltando a brotar, os pássaros cantando novamente. Uma pena que depois vem o verão e seu calor insuportável, os mosquitos malditos e as chuvas infinitas. O verão só é legal quando se pode tirar férias e viajar pra algum lugar legal, mas ficar na Holanda durante o verão é dureza. A única coisa boa são os inúmeros shows e festivais que eu amo tanto...

Bom, acho que por hoje é só, não tenho muito pra contar anyways...

Vou deixá-los com uma música super fofa de uma das cantora que mais admiro no mundo:

Joss Stone - Tell Me What We're Gonna Do Now

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bandas que mais marcaram a minha vida - parte 2

Oi pessoas, desculpe pela falta de atualizações. Eu não tenho tido muito tempo e também ando sem muitas novidades, acho que já contei tudo no post anterior. Então mais uma vez eu vou falar do assunto mais importante no mundo pra mim: MÚSICA! Se vc acompanha o meu blog, vc sabe que eu iniciei uma seção onde falo de bandas ou artistas que mais influenciaram minha vida em várias maneiras. O primeiro post sobre isso vc encontra aqui

Hoje eu resolvi falar de uma artista latina que mudou minha maneira de encarar as misturas musicais e me mostrou que é sim possível ser uma das pessoas mais famosas do mundo e nunca esquecer suas raízes e o que é realmente importante na vida. Essa cantora é a colombiana Shakira.

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu na cidade de Barranquilla na Colômbia e começou a participar de programas de calouros e shows de jovens talentos aos 10 anos. Aos 13 ela gravou seu primeiro cd já com músicas próprias. Com 17 anos ela produziu seu primeiro álbum de sucesso internacional. 

Minha admiração por ela começou em algum lugar entre 1995/96, não me lembro exatamente a data. Eu lembro bem que nessa época eu estava no primeiro grau e a musica "Estoy Aquí" estourou nas rádios de todo o país. Foi a minha primeira experiência com uma musica cantada em espanhol que não era brega ou ridícula. Eu lembro que eu e minhas amigas de colégio ficávamos competindo quem conseguia cantar o refrão na velocidade certa sem errar a letra: 
estoy aqui quierendote,
ahogandome
entre fotos y cuandernos
entre cosas y recuerdos
eue no puedo comprender
estoy enloqueciendome
cambiandome un pie por la
cara mia
esta noche por el dia
y nada le puedo yo hacer
 

Logo em seguida veio o single "Donde Estás Corazón" e com ele mais um refrão dificílimo de cantar e mais uma melodia marcante em contraste com aquele vozerão exótico. Com essa música eu percebi que Shakira não só mais uma cantora, ela era diferente. Ela não tinha medo de arriscar e lançar dois singles que ninguém conseguia cantar o refrão (normalmente acontece ao contrario, o refrão é a parte mais fácil e grudenta da musica). Sem contar que ela tinha somente 18 anos e já escrevia e produzia suas próprias musicas. Eu realmente me apaixonei por ela em pouquíssimo tempo e desde então ela está no Top 10 de artistas preferidos no mundo.

Com o tempo eu percebi que eu estava até aprendendo espanhol de tanto que eu ouvia o cd "Pies Descalzos" que pra mim é uma obra prima. As letras são tão profundas e bem escritas que eu sentia a necessidade de traduzi-las pra entender direitinho do que se tratavam. Foi deste cd que saiu a musica que na minha opinião é a melhor que a Shakira já escreveu na vida:
Pies descalzos, sueños blancos
 

Em 1998 foi lançado o melhor álbum de sua carreira na minha opinião, "Donde Están Los Ladrodes". Nesse cd Shakira soube misturar primorosamente rock com pop e ritmos latinos e árabes. Pra mim é um dos melhores álbuns feitos na década de 90 e um dos álbuns que mais escutei na minha vida.

Foi durante a turnê deste álbum que Shakira aprendeu a falar português fluentemente e conquistou definitivamente o coração do público brasileiro e o meu pra sempre. Com esse álbum Shakira mostrou mais fortemente suas raízes árabes e seus dotes sensuais com a dança do ventre. Mas sem deixar de lado aquele ar doce e sincero e o jeito moleca de ser. Neste vídeo ela já mostra um pouco do que estava pra vir em seu futuro artístico:
Ojos Así

Após dois super bem sucedidos álbuns e um maravilhoso Acústico MTV (que infelizmente não existem mais), era hora de seguir uma progressão natural em sua carreira. Era hora de fazer um álbum em inglês e conquistar não só o mundo latino/hispânico com o público americano e com eles o resto do mundo! E assim foi feito. Em 2001 foi lançado o álbum "Laundry Service" e o super hit single "Whenever Wherever". Eu particularmente acho esse álbum bem fraquinho, mas ainda assim tem todos os elementos 'shakiristicos' lá. E mesmo não sendo seu melhor álbum, ainda tem musicas fenomenais como "Underneath Your Clothes" e "Poem to a Horse". Eu consigo entender o porque deste álbum não ter sido no nível dos outros, Shakira mal falava inglês na época e teve que escrever as músicas com a ajuda de um dicionário. Não mencionando que ela teve que fazer algumas alterações tanto musicais quanto no seu visual pra agradar ao público americano. Sem contar que praticamente da noite pro dia ela deixou de ser uma artista latina pra se tornar uma das cantoras mais famosas do mundo! Isso tudo interferiu no seu jeito de escrever.

Mas no seu álbum seguinte ela recuperou seu jeito e adicionou mais maturidade e sabedoria a suas musicas. Com mais confiança em seu inglês em menos preocupação em fazer algo somente pra agradar ao publico americano, Shakira lançou um álbum duplo chamda Fijacíón Oral vol 1 (em espanhol) e Oral Fixation vol 2 (em inglês) ambos lançados em 2005. Nesses álbuns Shakira retornou as suas raízes rock'n'roll mas desta vez escrevendo com a cabeça de uma mulher madura e não de uma adolescente. Pra mim esses cds estão entre os melhores já feitos por ela. E o volume em inglês é o melhor álbum na língua que ela já fez até o momento. Existem poucas músicas pop dançantes nesses albuns, em espanhol ela gravou a contagiante "La Tortura" com o Alejando Sanz e em inglês ela gravou o single mais vendido da década e do século até o presente momento, "Hips Don't Lie" com Wyclef Jean é uma musica impossível de ficar parado, com um ritimo super contagiante e gostoso.

Em 2009 Shakira lançou o péssimo She Wolf e pela primeira vez um álbum de sua autoria me desagradou por completo. She Wolf é uma tentativa pobre e mal sucedida de brincar com música eletrônica e ritmos pra "tocar na balada". O resultado foi um álbum reto, sem graça, sem conteúdo e que soa igual as Britneys, Christinas, Nellys, Gagas, etc. Enfim, não tem uma única musica que salva! Talvez Gipsy porque tem uma melodia gostosinha, mas mesmo assim não é uma musica boa. Eu como fã a quase quinze anos me sinto no direito de dizer que Shakira errou a mão e fez a primeira mancha negra em sua carreira.

Não me levem a mal, eu ainda acho que ela foi muito corajosa de se arriscar num campo super nada a ver com tudo que ela já fez em sua carreira. Eu também entendo que depois de 20 anos fazendo música profissionalmente, ela deve ter sentido a necessidade de fazer algo diferente, inusitado e sair de sua área de conforto. Não a condeno por ter tentado o que tentou com She Wolf, mas tenho todo direito de não gostar e não querer que ela repita a dose nunca mais!

No inicio de 2010 Shakira foi convidada pra escrever a canção oficial da Copa. O resultado foi a gostosinha "Waka Waka" que conquistou até os odiadores de futebol. Os lucros deste single foram convertidos pra construções de escolas de ensino básico na África do Sul. Até hoje Waka Waka é uma das musica mais tocadas nas rádios da Holanda e Bélgica.

Daqui duas semanas, dia 19/10 está previsto o lançamento do álbum em espanhol Sale El Sol. O primeiro single "Loca" já saiu e não me impressionou muito. Mas pelas previews do resto do álbum, parece que vai ser algo entre o que ela fez nos anos 90 e o que ela fez no Fijación Oral. Eu estou esperançosa de que ela vai limpar a merda que fez no She Wolf.

No dia 01/12 eu irei pela primeira vez na minha vida assistir a um show dela no Ahoy em Rotterdam! Estou super feliz e ansiosa pra ver esse show que espero a tantos anos. Só espero que ela esqueça um pouco das musicas do She Wolf e toque mais coisas antigas, assim eu terei uma noite inesquecível!!

Além de uma super musicista, Shakira também é filantrópica. Aos 19 anos ela iniciou a fundação Pies Descalzos, destinada a construir escolas e dar educação pra crianças carentes. O projeto começou na Colômbia e hoje em dia, em parceria com a Unicef e a One Goal Foundation, se espalhou por vários lugares do mundo.

Apesar dela ser uma das pessoas mais famosas do mundo, Shakira ainda mantém sua simplicidade e seu ar de menina. Ela faz o possível pra deixar sua vida particular longe da mídia e vive de maneira honesta e simples. O sucesso nunca lhe subiu a cabeça e é por essas e várias outras coisas que ela é uma das pessoas que mais admiro no mundo, não só por seu talento mas também por sua personalidade. Shakira é uma verdadeira inspiração pra mim e um grande exemplo a ser seguido.

Pra finalizar um dos covers mais legais que já ouvi na vida e que mostra que Shakira tem várias facetas musicais e a "rock chick" é grande parte de sua personalidade.
Back in Black (AC/DC)
Agora me diz quantas cantoras pop conseguem fazer um cover de metal sem fazer merda?