content='786389851402381 property='fb:admins'/>

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vivendo em um mundo de magia e fantasia

Se alguém me perguntar qual é o meu gênero preferido de literatura e de filmes, eu responderei sem a menor hesitação: FANTASIA! Sempre foi e provavelmente sempre será (só pra esclarecer, pra mim fantasia é relacionado com magia, então as coisas sci-fi quase nunca me agradam). Me lembro que quando era criança  meu filme preferido era A História Sem Fim que pra mim até hoje é um dos maiores clássicos filmes de fantasia infantil já feitos na história. Eu o assistia várias vezes e garanto que até hoje eu sei todos os diálogos de cor.

Quando eu entrei na adolescência e entrei pra minha fase gótica tr00 666 from hell, eu também cismei que era uma bruxa e que eu poderia fazer coisas acontecerem com poções e feitiços. Nessa mesma época um filme entrou em cartaz que representava tudo que eu era e eu imediatamente me apaixonei por ele, esse filme era Jovens Bruxas. Durante longos anos esse filme se tornou o meu favorito e assim como no passado, eu o assisti inúmeras vezes e também decorei todas as falas do filme.

Nessa mesma época eu comecei a virar uma grande "bookworm" e vivia na biblioteca estadual de BH. Lá eu pegava inúmeros livros, a maioria de fantasia. Por volta dos 13 anos eu me deparei com o que pra mim é o melhor livro de fantasia já escrito no mundo, O Senhor dos Anéis. Esse livro traduz tudo que a magia e a fantasia representa pra mim. Imediatamente esse se tornou meu livro favorito e ainda hoje é o livro que mais li em minha vida, li a primeira vez por volta dos 13 anos, depois por volta dos 16 anos mais umas 4 vezes depois disso.

Quando eu estava no final da minha adolescência e atingindo a vida adulta um filme entrou em cartaz que mudou a minha concepção de cinema, o filme era baseado no meu livro preferido, Senhor dos Anéis. Nem preciso dizer que a trilogia se tornou a minha preferida e provavelmente será pro resto da minha vida! Eu costumo definir minha vida como fã de cinema como Antes de SdA e Depois de SdA. 

Nesse mesmo ano eu assisti pela primeira vez Harry Potter e a Pedra Filosofal. Eu sei que os livros começaram a ser escritos uns 3 anos antes do filme sair, mas eu nunca tinha ouvido falar neles, não fazia idéia de quem era J.K. Rowling e nem do porque de tanta comoção com o filme. Tanto que eu nem assisti no cinema, eu só vi o filme porque estava na casa de amigos e eles alugaram o filme pra gente ver. Apesar do primeiro filme ser bem infantil, eu me apaixonei pela temática, pela história, pela mitologia e todo o mundo de Harry Potter e sua vida em Hogwarts. Depois disso passou a ser meu sonho ter estudado naquela escola maravilhosa, sempre me perguntei se a coruja que estava trazendo minha carta se perdeu no caminho hahaha. Enfim, depois desse primeiro filme, eu passei a ver todos os outros no cinema e fui correr atrás de ler os livros. Eu acho o universo que a Rowling criou pra Harry Potter quase tão perfeito quanto o universo que Tolkien criou pra O Senhor dos Anéis. 

Anyway, agora finalmente o porque desse post tão grande sobre o mundo da magia e fantasia. Em dezembro do ano passado (depois de ter visto a primeira parte do ultimo filme) eu resolvi começar a ler a saga de Harry Potter em holandês (meu marido tem todos os livros) e semana passada eu finalmente terminei de ler o primeiro livro e agora estou lendo o segundo. E em dezembro eu ganhei do meu amore a versão estendida dos filmes do Senhor dos Anéis, depois de quase uma década esperando pra ter essa versão especial dos filmes. Então além de cenas que ainda não tinha visto na trilogia, eu ainda tenho assistido aos vários extras sobre os filmes, o que me faz amar ainda mais não só a história criada por Tolkien mas também o diretor Peter Jackson por ter transformado algo tão bonito em algo ainda melhor. A obra ficou completa com um livro perfeito, filmes perfeitos e uma trilha sonora incrível. 

Enfim, no último mês eu estou literalmente vivendo submersa num mundo maravilhoso cheio de magia e fantasia que eu realmente gostaria que fosse de verdade. Aiai, eu acho que a criança dentro de mim continua viva por causa disso....

Nenhum comentário:

Postar um comentário