content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Agora chega!!!

Uns quatro meses atrás um fenômeno aconteceu, um carinha chamado Michel Teló lançou mais uma musiquinha imbecil que seria o próximo hit do verão brasileiro. Até aí nada de novo, tudo normal. Até que uma semana antes do natal eu escutei essa música tocando em uma rádio holandesa. Mas apesar de ter desprezado a música, eu não achei que era nada de mais porque a música tocou no Serious Request (vou explicar sobre esse programa daqui a pouco porque acho válido falar sobre isso), então significa que alguém pagou pra ouvir a música no rádio e provavelmente essa pessoa (ou pessoas) era brasileira. Como eu praticamente quase nunca ouço estações rádio que tocam que tocam os "hits do momento" (só ouço a Veronica que toca música dos anos 80 e 90 e a Arrow que toca os clássicos do rock, também ouço muito a Kiss.fm de São Paulo), eu sempre acabo ficando por fora dos músicas que estão bombando por aí. Por isso não fazia idéia de que "Ai se eu te pego" tinha virado febre mundial. Na verdade eu nunca tinha escutado a música até esse fatídico dia no Serious Request. E foi depois desse dia que a coisa desandou severamente...

Eu e o maridoncio fomos passar o Reveillon na casa de um amigo dele, chegando lá ele vem todo feliz com seu celular pra me mostrar a musica super legal que ele conheceu à pouco. A empolgação dele se devia logicamente ao fato de eu ser brasileira e a música também ser brasileira. Eu ri da cara dele e disse que não era o meu tipo de música e que isso no Brasil é considerado lixo da pior qualidade. Daí ele me explicou que pra ele não interessa o que a letra diz, ele gosta do ritmo e da melodia e só (que apesar dos outros chamarem de sertanejo universitário, pra mim isso sempre será um forró bem porco). Enfim, essa foi só a primeira vez que alguém que me conhece veio me mostrar essa música com a maior empolgação do mundo e eu tive que explicar que isso não é considerado música boa por 98% das pessoas que eu conheço no Brasil. 

No início de janeiro começaram a surgir várias versões dessa música, tem versão em inglês, em francês, em polonês e o caralho à quatro. Mas a pior de todas é a em holandês, porque agora todo mundo aqui acha que a letra é uma tradução literal ao original e agora eles ficam falando que eu traduzi tudo errado de propósito só pra fazer eles pararem de ouvir a música.

Depois disso a febre começou a passar e o povo foi parando de falar sobre isso comigo, até que hoje no meu curso de holandês, uma colega marroquina que estava de férias lá e só voltou pras aulas hoje, veio toda contente me mostrar o maior sucesso nas paradas marroquinas no momento, e adivinha que música ela pôs pra tocar na maior altura no BlackBarry dela? Pois é, eu achei que estava livre disso, mas me enganei. Mas o pior não foi o episódio de hoje no curso e sim o episódio de ontem no trabalho. Depois de ter trabalhado 5 horas seguidas na rua num frio de -8ºC e louca de vontade de ir pra casa ficar quentinha, me vem uma colega de trabalho com um CD virgem na mão:
- Liss, você poderia gravar umas músicas do Michel Teló pra mim? Eu gosto tanto daquela que toca na rádio (porque ninguém aqui consegue pronunciar o nome da música)
- Olha, o problema é que eu não gosto das músicas dele, por isso eu nunca baixei nada e nem pretendo...
- Nossa, você só pode ser louca de não achar a música dele legal, ele é um gênio! E você é muito anti-social de não ter orgulho da cultura do seu país..
E assim ela saiu andando brava comigo e eu tenho a impressão que amanhã ela não me dará nem bom dia. 

Porra, eu adoro um tanto de banda brasileira, agora mesmo se você pegar meu MP3 player vai ter Cazuza, Barão Vermelho, Nenhum de Nós e Pato Fu. E até mesmo estilos que eu não gosto muito como Bossa Nova e MPB ou um samba de raiz, etc eu posso admirar se tiver tocando no lugar que estou, não é esse tipo de música que me irrita. Se um amigo holandês chegasse todo feliz porque descobriu uma música do Chico Buarque eu ficaria toda feliz por ele. Mas sabe o que os holandeses deveriam fazer com a música do Teló e sua versão holandesa? Enfiar lá no meio do * e me deixar em paz! Chega disso!!!! (que por sinal é uma música super legal do Skank hehe)

Agora abrindo parenteses pra falar do projeto Serious Request. Esse projeto começou à 8 anos quando um DJ da rádio 3FM resolveu descobrir como era passar uma semana inteira sem comer pra saber como as pessoas pobres do mundo se sentiam tendo fome o tempo todo. Então ele ficou uma semana só se alimentando de líquidos (absolutamente nada sólido) e filmando tudo que aconteceu com ele. No ano seguinte ele descobriu que as pessoas se interessaram tanto pelo "experimento" dele que começaram a fazer doações pra Cruz Vermelha. Por isso ele resolveu convidar mais alguns DJ's e transformar isso em um tipo de Reality Show. E foi assim que a Casa de Vidro surgiu. Todo ano, uma semana antes do natal, 3DJ's se trancam em uma casa de vidro e ficam uma semana inteira só se alimentando de líquidos. Nesse tempo tudo que acontece na Casa de Vidro é televisionado e também vai ao ar pelo rádio. Vários artistas e celebridades holandesas vão lá dá um apoio pra eles. E durante a semana várias ações são feitas em todo o país para arrecadar doações. E uma das maneira de doar uma grana pedindo uma música pra tocar durante o programa, assim você paga uma quantia de 25 euros por música. Depois de uma semana trancados na casa, eles saem e revelam quanto foi doado. Esse ano (2011) foram mais de 8 milhões de euros e toda essa grana vai pra Cruz Vermelha. É uma iniciativa super legal e eu acho que se todos os países "ricos" fizessem algo parecido, a pobreza acabaria no mundo. Pensa, se um país minúsculo como a Holanda consegue arrecadar 8 milhões em uma semana, imagina países grandes como a Alemanha, França, EUA, etc...seria magnífico! 

6 comentários:

  1. Essa merda toca na radio belga também... ODIO!

    E minha cultura o "seu" kooh, ne? Mane cultura! Tambem acho essa musica um forro tosco.. Sem contar na letra de tarado... Imagina a cena? Sujeito na balada, passa uma gostosa e ele chega pra ela eh.... "delicia, delicia você me mata"... puta cantada de "pedreiro", ne? Eu nao consigo deixar de imaginar o cara falando isso com a mão no pênis... serio...

    Tenho coceiras só de ouvir falar nessa merda...

    Blergh...

    ResponderExcluir
  2. Lu, e o pior é além dele chamar a mulher de delícia, ele fala "ai se eu te pego", se fosse na vida real ele tomaria uma bofetada na cara ou pegaria uma sífilis (pq mulher que cai numa cantada dessas só pode ter DST haha)...não aguento mais!!!

    ResponderExcluir
  3. achei engraçada essa sua colega de trabalho... quer dizer q a brasileira é vc mas ela é quem sabe qual a cultura do seu país pra dizer se vc valoriza ou não, né? tomara q essa moda passe logo mesmo, pq essa música é um saco e já deu!

    ResponderExcluir
  4. Olha voce sabe o meu gosto, eu curto punk e hardcore, passa um poquinho longe de Michel Telo, mas sinceramente, nao me aborrece em nada, eu acho ate engracado o pessoal vir me perguntar o que ele esta cantando e tudo mais, nao sinto vergonha nao, acho ate muito melhor do que muita coisa que o Brasil andou exportando por ai. Esse tipo de musica existe em qualquer pais, ate porque e simples de ouvir e tem um ritmo que gruda, o que a maioria das pessoas gostam. Quanto "lixo" os USA e outros paises exportam e todo mundo canta junto? Ninguem e obrigado a gostar, mas eu acho que respeitar o gosto dos outros e obrigacao de ambas as partes. Tanto dos que gostam da musiquinha do Telo, quanto dos que nao gostam. Se alguem vir chamar meu punk gritaria de lixo, como ja fizeram eu vou ficar virada nas tamancas, por isso eu penso bem antes de falar o que eu realmente penso sobre a musica.

    Eu digo apenas quando me perguntam se eu gosto: nao e o meu tipo de musica e mudo de assunto.

    beijao

    ResponderExcluir
  5. Se você que está aí já não aguenta mais, imagine quem está aqui!

    ResponderExcluir
  6. Imagine vc que qdo o chefe sai meu colega de trabalho liga no ultimo volume!!!! Fora o michel telo nos comercias de tudo quanto é coisa, no radio, como toque de celular!!! Trágico

    ResponderExcluir