Então, hoje o assunto é polhemiks. Estava agora conversando no Facebook com a Redd e outras pessoas sobre um assunto super importante pra mim. A questão de eu nunca ter tido nenhum pingo de vontade de ter filhos. O QUE?!?! Pois é, seu queixo caiu agora né? Como assim eu não quero ter filhos? Tenho certeza que toda a imagem que vc tinha sobre mim acabou de ir por água abaixo, né? Declarar que não quero ter filhos é o mesmo que declarar que matei uma pessoa, que adoro o diabo, que maltrato cachorrinhos indefesos e outras coisas horripilantes por aí. Aliás o efeito que essa declaração causa nas pessoas é ainda pior do que quando eu digo que sou ateia (estou pressentindo que depois dessa frase o número de leitores desse blog vai cair imensamente).
Pras pessoas que ainda não clicaram no X no canto direito da página pra nunca mais voltarem, eu vou tentar explicar essa minha decisão de nunca me tornar mãe. Eu nunca tive nenhum tipo de extinto materno, desde criança boneca pra mim só servia pra rabiscar a cara e cortar os cabelos. Na verdade eu tenho um pouco de medo de bonecas, acho que talvez eu tenha assistido os filmes do Brinquedo Assassino mais do que deveria hahaha. Anyway, os anos foram passando e a adolescência chegou. Essa é normalmente a fase em que as meninas começam a sonhar em se casar com o príncipe encantado e construir uma linda família com ele. Eu sonhava em ser uma estrela do rock e viajar o mundo, sem raízes, sem preocupações, sem ninguém pra me encher o raio do saco. Quando eu comecei o meu primeiro namoro sério, que durou 3 anos, eu comecei a questionar se me casar era algo a se considerar. E não era! Ele me pediu em casamento e eu disse não (tadinho) e esse é o único motivo do nosso namoro ter acabado. Depois disso eu tive mais dois namoros sérios e vários rolos por aí, mas sempre sabendo que nunca passaria disso, nunca seria mais do que um namoro. Nessa época eu já me atrevia a dizer que não queria filhos e que nunca entendi porque as pessoas tinham a necessidade de gerar outras pessoas. Nessa época eu sempre ouvia um "Ah, isso é fase, vai passar. Vc vai ver, quando vc conhecer alguém que te faça querer casar vc tbm vai querer ter filhos". E como eu era super novinha e ingênua, eu meio que acreditava nisso.
Pois então, eis que eu me mudei pra Holanda e conheci essa pessoa que me fez querer casar. Já estamos juntos a praticamente 4 anos (em maio) e casados a quase 2 anos. E nesse tempo a vontade de ter filhos nunca deu nem uma pontadinha sequer. Pelo contrário, me causa um certo desconforto só em pensar na possibilidade. Quando eu conheci o Stefan, antes das coisas ficarem sérias entre a gente (ele me pediu em casamento com um mês e meio de namoro), eu conversei com ele sobre isso. Disse que se ele escolhesse passar o resto da vida comigo ele estaria escolhendo uma vida sem filhos. Ele disse que também nunca teve vontade e que não fazia questão nenhuma disso. Talvez esse tenha sido o motivo principal de ele ter deixado de ser "só mais um namorado". Lá no fundinho da minha alma eu tenho uma pontinha de medo de que com o passar dos anos ele mude de ideia, mas como não dá pra prever o futuro eu não vou ficar sofrendo por antecipação, né?
Enfim, porque é que eu to falando tudo isso? Pra que eu tenho que expor uma decisão tão pessoal e que interfere tão pouco na vida das outras pessoas? Por que, por incrível que pareça, eu sofro muito preconceito por causa disso. Como eu disse lá no primeiro parágrafo, as pessoas passam até a te tratar diferente depois que descobrem que vc não quer ter filhos. E o pior, eles tentam te convencer a ter filhos igual um religioso fanático tenta te converter à fé dele. É algo insuportável! E as vezes dói muito saber que pessoas que deveriam estar do meu lado e me dar apoio em todas as situações (como sua família e amigos próximos) são os que mais tentam me "provar" que eu estou errada, que ter filhos é o único caminho a ser seguido por um casal e que eu devo ser algum tipo de alien por não ter o tal do instinto materno.
Existem vários mitos relacionados com pessoas que não querem ter filhos, mas o mais injusto deles é que a gente não gosta de crianças. Gente, a maior alegria da minha vida são os meus sobrinhos (tanto os de sangue quando os adquiridos pelo casamento) e meus primos e os filhos das minhas amigas. Eu amo loucamente cada um deles e daria a minha vida por cada um deles. Sem brincadeira. Ser tia é a minha maior realização. As vezes eu me pego imaginando que daqui a pouco todas as minhas amigas terão filhos (todas já estão na casa dos 30, então é só uma questão de tempo), e que eu vou sobrar porque elas não terão mais tempo pra mim. Mas depois eu penso que se elas não fizerem questão de arrumar tempo pra mim, é porque nunca foram minhas amigas de verdade.
Nesse papo que eu tava tendo no Facebook foi postado esse texto aqui. Ele fala exatamente do preconceito que casais sofrem ao declararem que não querem ter filhos e sobre os mitos e verdades sobre pessoas que não pretendem nunca ser pais. O texto é longo e talvez vc tenha preguiça de ler tudo, então vou copiar e colar as partes que achei mais interessantes e que são relacionadas aos meus motivos:
“Toda mulher nasce com o instinto materno”
Podemos dizer que não existe amor materno como instintivo. O amor materno é relacional e, portanto, é construído na vida social. Por isso, um grande mito é aquele que diz que toda mulher deve ser mãe e que esse amor materno é natural quando, na verdade, a relação mãe e filho é construída, ou seja, há para ela a possibilidade da escolha da maternidade.
Podemos dizer que não existe amor materno como instintivo. O amor materno é relacional e, portanto, é construído na vida social. Por isso, um grande mito é aquele que diz que toda mulher deve ser mãe e que esse amor materno é natural quando, na verdade, a relação mãe e filho é construída, ou seja, há para ela a possibilidade da escolha da maternidade.
“Só é possível ser feliz quando se tem um filho”
Olha o seu texto soh nao poderia ser assinado 100% por mim porq eu nao sou ateia... risos
ResponderExcluirMas serio... Eu NAO quero ter filhos, eu nao tenho o MENOR instinto materno... MENOR!!!
Amo de paixao meus sobrinhos de mentirinha - filhos das minhas amigas - mas nao me imagino mae, nao tenho essa vontade e isso nao vai mudar...
eu escolhi um tipo de vida q nao cabe filhos... Eu e meu Maridon resolvemos viver assim... Nossos pais cobram, amigos... Tem gente que jura que nunca seremos felizes o suficiente se nao tivermos filhos... Olha, sinceramente!!! Quem sao as pessoas pra saberem o q me faz ou nao feliz???
E outra... Tem TANTA gente nesse mundo... Pra que mais? Eu nao tenho tanto orgulho assim dos meus genes pra querer ver a perpetuacao deles...
E sim, as pessoas acham que somos assassinos, malucos, pessoas do mal porq nao queremos ter filhos...
E no meu meio, de cientistas, quando eu falo que sou crista por opcao minha, depois de adulta, vejo a reacao similar (provavelmente) de quando vc fala q eh ateia... hahahaha
Vamos montar o SFA? Sem filhos Anonimos.... hahahahaha
Essa situação é super complicada, a duas semanas atrás meu loiro falou que não faz questão de ter filhos biológicos, que faz questão de filho adotivo, mas que ele sabe da importância de um filho biológico para a maioria das mulheres (me encaixo nesta maioria), sendo assim ele terá filhos biológicos, mas não abre mão do adotivo. Eu aceito ter filho adotivo, também sempre pensei na possibilidade de ter um. Estou com 25 anos e sinto a necessidade de ser mãe(não agora) pois tenho outras prioridades, mas enfim o que achei legal é que você e seu esposo compartilham do msm desejo. No meu caso desde que o loiro falou isso, fico pensando: será que se ele for pai biológico só para me agradar ele será feliz? ele amará a criança? Isso está me fazendo refletir muito sobre nossa relação.
ResponderExcluirConheço muitas mulheres que não tem filho, em casa mesmo tenho 4 tias que não tiveram e são super felizes, elas escolheram essa caminho e estão lá numa boa, provando pra Deus e o mundo que mesmo sem filhos não envelheceram sozinhas, não vivem deprimidas e zilhoes de outras coisas que o povo diz que filho garante, garante uma ova, porque tb tem o exemplo do meu pai, que apesar de me ter vai morrer sozinho porque é um tosco do qual eu quero distancia. =)
ResponderExcluirEntre os amigos tb tenho amigos que não querem ter filho, mas apenas UM tomou uma super decisão a respeito, ele fez vasectomia, achei legal, porque não é que ele não quer ter filho mas se vier tá tudo certo, não é que não quer ter filho com a esposa dele, ele não quer ter filho NUNCA e ela tb não,já que a intervenção nele era bem menos complicada e também bastante eficaz, ele foi lá e pronto, fechou a fábrica, fiquei muito admirada pois foi um decisão firme e que não é pra todo mundo não!
Muita gente pra satisfazer o marido ou a esposa concorda com ter ou não ter filhos, e isso lá na frente pode ser complicado, aqui aconteceu, porém, mesmo não sendo a melhor hora, ter filho estavam nos planos futuros, ai, já que veio, não tinhamos porque impedir.
Karo quer ter mais um (pelo menos), eu já acho que não vai rolar, por enquanto Pok ainda é novinho e deixamos o assunto de lado e eu to suuuuper mega ultra precavida hahahha.
Tem um texto sobre não querer ser mãe que eu AMO, acho super verdadeiro.
http://www.finaflormonicamontone.com/2007/05/filho-para-quem-pode.html
Beijocas e manda essa gente desocupada pra pqp!
Nossa, atualmente acho super normal um casal optar por não ter filhos, eu sempre falo que não quero, mas eu não falo: NUNCA VOU TER, porque eu sempre mudo de idéia. Mas acho perfeitamente normal e não acredito que a felicidade do casamento seja baseado em ter filhos etc e tal!
ResponderExcluirLiss, muito bacana o texto!! E você tá mais que certa, a vida é sua e se você não quer ter filhos os outros não tem que falar nada, oras.
ResponderExcluirAcho que as pessoas tem que aprender a respeitar um pouco mais os outros.
Ow, só um toque pq eu não resisti: é "instinto" materno, viu! hehehehe (eu sei, holandes demais na cabeça tá ocupando o espaço do português hahahaah)
ResponderExcluirMas ow, a coisa que MAIS ME IRRITA NO MUNDO é gente que ignora que os outros são diferentes e fala "quando você passar por isso você vai ver que vc vai mudar de ideia e vai querer isso/vai agir assim". PORRA, GALERA, as pessoas são diferentes e tem necessidades diferentes. Não existe uma verdade universal pra todas as 7 bilhões de pessoas do planeta terra. Bando de mente fechada!
Eu não tenho nada contra nem a favor de ter filhos. Até acho q provavelmente eu vou querer um dia (apesar de atualmente eu ter PAVOR de pensar na ideia, pq tenho outros planos pra minha vida). Mas sou super a favor da sua decisão e acho que mais gente deveria ter coragem de fazer isso. Quem não está disposta a fazer sacrifícios não pode ter filhos. Tem que ser mto consciente, se doar muito. Melhor não ter do que ter e ficar reclamando q as crianças atrapalham seus planos, q tomam tempo, dinheiro, ou até maltratar e deixar de lado sem atenção. O mundo tá cheio de gente, nem precisa de mais mesmo...
Liss, eu concordo com tudo o que você disse.
ResponderExcluirO pior é que tem esse preconceito mesmo, as pessoas quase me batem quando eu digo que não quero ter filhos. Elas ficam horrorizadas e dizem "ah, mas vc vai querer". "é pq vc é nova, daqui uns anos vc vai ver...." e tentam me convencer de todas as maneiras. o pior de tudo é que eu sou uma pessoa que sempre brincou de boneca, sempre gostou de rosa, e casar ainda é o meu maior sonhos. Aí elas simplesmente não entendem pra quê eu quero casar se eu não quero ter filhos.... como se ter filhos fosse o unico motivo pra vc se casar!
Obrigada pela dica, Redd. Nem tinha percebido meu erro e já corrigir. Apesar do meu instinto materno ser totalmente extinto mesmo haha.
ResponderExcluirGente, que bom que os leitores do meu blog são mente aberta e sabem respeitar a opinião dos outros. Isso me deixa feliz de coração.
Obrigada pela dica, Redd. Nem tinha percebido meu erro e já corrigir. Apesar do meu instinto materno ser totalmente extinto mesmo haha.
ResponderExcluirGente, que bom que os leitores do meu blog são mente aberta e sabem respeitar a opinião dos outros. Isso me deixa feliz de coração.
Algumas pessoas querem filhos e outras não. Normal! Se é um casal e ambos querem, que tenham! Se ambos não querem (como Lissa e Stefan), que evitem. Não vejo polêmica nem problema algum. Problema é quando um quer e o outro não, por que aí ou um vai ter que ceder ou os dois poderão se desentender, né?
ResponderExcluirProblema ainda maior é quando não querem e mesmo assim engravidam... Neste caso, acho melhor ter e depois entregar para adoção. Se acontecer com você, filha, eu crio o bebê. Faço questão! Aborto não!!!