content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A menina do dedo verde...

Nunca gostei de planta. Várias das minhas brigas com minha mãe começavam com: Larissa, vai molhar as plantas. Ah, aquilo me fervia o sangue! Como assim ela queria ter uma floresta tropical em casa e eu é que tinha que molhar? Ainda bem que a adolescência passou, porque nunca houve necessidade pra tanta briga besta. Enfim, a adolescência passou e três anos atrás virei uma dona de casa. E como toda boa dona de casa eu descobri que não há nada melhor pra tornar uma casa aconchegante do que plantas. No inicio eu só comprava flores porque eu amo flores. Depois comecei a comprar ervas também porque cozinhar com ervas frescas é muito mais gostoso. Semana passada fui à uma floricultura com minha sogra e lá vimos uma bananeira linda, da espécie musa. Ela disse que meus olhos se acenderam quando eu vi aquela coisa linda na minha frente e ela resolveu me dar de presente. Não satisfeita, ela me mandou escolher mais duas plantas pra colocar na sala. Como eu queria plantas que ficam bonitas o ano todo e não ficam peladas no inverno e muito menos soltando folhas no outono, escolhi uma planta que não dá flores e outra que tem flores fortes (desculpe a minha ignorância mas eu não sei o nome de nenhuma delas, se alguém identificar pode colocar nos comentários). Aqui estão elas:
Minha bananeira linda e suas amiguinhas que não sei o nome
Não satisfeita em ter me dado umas plantinhas pra decorar minha sala, ela também resolveu me dar um saco de terra pra eu plantar as sementinhas de couve que ganhei ano passado, aproveitei e plantei também umas sementes de alface que tinha aqui em casa há muito tempo. Já tá até brotando. Agora eu empolguei geral e hoje fui comprar uns vasos pra poder plantar umas flores lindas pra enfeitar minha sacada. To querendo até plantar rosas, será que ando muito ambiciosa? Alias, sacada essa que a sogra também ajudou a enfeitar dando um conjunto de mesa e cadeiras de presente de aniversário pro Stefan em maio. Apesar que esse verão fajuto não estar cooperando pra gente poder sentar lá fora e aproveitar nossa sacada, já conseguimos comer lá algumas vezes: 

Maridoncio aproveitando o solzinho de fim de tarde depois da janta

No início da primavera ainda com o manjericão Highlander
Como eu disse, faz tempo que compro ervas e as coloco no parapeito da janela da sala porque é o lugar mais iluminado da casa pois bate sol de manhã e no final da tarde e também porque ainda não tenho muitas opções de lugares para colocar. Quando nos mudamos pra cá, lá no final de maio do ano passado, eu comprei uma planta de manjericão. Essa planta resistiu à três semanas em que saímos de férias na Grécia (minha sogra vinha duas vezes por semana pra molhar as plantas), resistiu ao outono, ao inverno e até que mais ou menos dois meses atras eu resolvi que era hora de comprar uma nova. Isso mesmo, a planta viveu por exatamente um ano e chegou a ficar com um metro de altura! Tava até dando umas florzinhas lindas, branquinhas e miudinhas. Foi triste jogar fora, mas as plantas não estavam bonitas mais, estavam amarelando muito rápido, já tinha dado o que tinha que dar. 

Meu pé de menta lindo dando flor e enfestado de pulgões!
Então quando fui comprar um manjericão novo vi também um pé de menta lindo e não resisti à ideia de tomar chá de menta fresquinha. Ambas plantas foram colocadas na mesma janela e estão crescendo enlouquecidamente. Dou água três vezes por semana e só, não adubo nem nada. Água e muito sol, esse é o meu único tratamento. A menta já está com quase um metro também e está brotando umas florzinhas roxas muito fofas. Só que ontem de manhã, enquanto eu regava e admirava todas minhas plantinhas lindas, eis que vejo um monte de coisinhas verdes se movimentando pela minha menta e para minha surpresa era pulgão. Isso mesmo, PULGÃO! Tive até que olhar na internet pra ter certeza. Fiquei tão triste. Então quando eu estava voltando do trabalho eu vi uma joaninha no portão, resolvi trazer ela pra casa e coloquei na planta. Foi um massacre! Ela devorava pulgão por pulgão sem misericórdia haha. Mas como a planta é grande e os pulgões são muitos, uma joaninha só não vai dar conta. Comprei um spray à tarde, tomara que resolva senão vou ter que jogar a planta fora e isso dói o coração. Mas é melhor perder uma planta do que esses bichos se espalharem por todas as outras e virarem praga, né? Aiai, como eu queria ainda ter birra de plantas, era tão mais fácil.....

2 comentários:

  1. E eu que nem sabia o que era pulgão e nem que joaninha era exterminadora de pulgão?

    www.falagrasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tbm não sabia. Eu vi aqueles minis bichinhos verdes na minha planta e fui correndo pro google. É incrível como hj em dia se consegue todas as informações necessárias em minutos haha

      Excluir