content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Papo extremamente feminino parte 2 - Minha experiência pessoal com o MoonCup

No inicio da semana eu escrevi esse post aqui. Se você ainda não leu, por favor, leia-o antes senão nada do que eu falar agora vai fazer sentido. Como prometi no post anterior, aqui vai a minha review sobre meu primeiro ciclo menstrual usando o MoonCup. Lembrando que estou contando a minha experiência e que pode não ser igual à de outras pessoas. Além de contar a minha experiência, vou dar mais detalhes de como utilizar o produto de acordo com o que aprendi lendo blogs e assistindo vídeos no youtube. Antes de começar eu quero relembrar o blog aonde encontrei a maior parte das informações que precisava: menstrualcupinfo.wordpress.com, esse blog também tem um canal no youtube e lá várias dúvidas são tiradas. Infelizmente todas essas informações são em inglês, mas tenho certeza que se você pesquisar direitinho encontrará informações em português. Então vamos lá:

Uma coisa que você tem que entender quando se tornar usuária de um coletor menstrual é que você terá que tocar sua vagina no mínimo duas vezes por dia. Portanto, se você é do tipo de pessoa que acha isso extremamente nojento, talvez o coletor não seja uma boa ideia, mas a verdade é que uma vagina saudável tem a mesma quantidade - ou até menos - de bactérias que a nossa boca e ninguém acha boca nojento. É só lavar as mãos depois e tá tudo tranquilo, fora que um absorvente interno sem aplicador também exige que nos toquemos, então a diferença não é tão grande assim.

Como mencionei no post anterior, o MoonCup não vende na Holanda. O site da marca entrega em vários países mas eu achei na Amazon.co.uk por 15 euros mais barato (exatamente o mesmo produto), então encomendei de lá. Chegou direitinho duas semanas depois, só que eu estava viajando e eles entregaram na casa do vizinho que também estava viajando quando eu voltei, portanto só recebi semana passada. Não se aflijam porque se isso acontecer com vocês a embalagem vem super discreta e ninguém saberá o que tem dentro. A embalagem vem com o copinho coletor, uma bolsinha de algodão para guardar seu copinho e o manual de instruções ensinando como usar, limpar, desinfetar e guardar.

No dia que chegou eu fiquei um tempão "brincando" com ele. Na verdade eu fiquei horrorizada com o tamanho do aro, ele é quase do mesmo tamanho que o pênis do meu marido (sim, eu medi)! Então fui direto descobrir qual jeito eu poderia dobrar aquela coisa gigante pra caber dentro de mim. Acabei descobrindo que o melhor jeito pra mim é a dobra conhecida como "punch down fold". O certo é você dobrar de uma maneira que quando ele esteja dentro de você ele abra e forme uma espécie de vácuo no seu canal vaginal. Conheça outras maneiras de dobrar:
No dia seguinte eu fervi o meu por sete minutos (nunca utilize o seu sem antes desinfetar mesmo que ele seja novinho em folha, leia nas instruções qual a melhor maneira de desinfetar o seu, pois cada marca tem uma maneira diferente) e o inseri pra aprender como fazer. Não foi fácil pois não estava menstruada, mas tudo deu certo e eu passei o dia com ele pra saber qual a sensação. Que sensação? Nenhuma! Só o cabinho dele que tava me incomodando, mas o resto tava feliz lá dentro. Ah sim, esqueci de mencionar que quando o seu coletor chega ele vem com um cabinho de mais ou menos três centímetros. Esse cabinho serve pra ajuda a retirar o coletor de dentro da vagina. Você pode cortar esse cabinho no tamanho que lhe convém, tem gente que corta por completo mas eu cortei o meu até sobrar tipo meio centímetro. O ideal é você usar o copinho pelo menos uma vez antes de cortar o cabinho dele, assim você vai saber exatamente qual é o tamanho ideal pra você. O certo é que o cabinho fique completamente dentro do canal vaginal, se ele ficar apontando pra fora ele vai te causar irritação e até te machucar.

Antes da minha menstruação eu sempre tenho um dia de "oi, to chegando", é aquele dia que não sai praticamente nada mas ainda é suficiente pra sujar a calcinha. Então eu comecei a usar já nesse dia e não vasou e nem incomodou, a única coisa chata é que ele ficava meio que escorregando o tempo todo, acho que não inseri na altura certa. Mas se não fosse por essa sensação de escorregamento, eu acho que até teria esquecido que ele tava lá dentro. Como era um dia sem fluxo de verdade, eu só tirei na hora de dormir pra limpar e coloquei de novo. Dormi tranquilamente com ele e pela primeira vez na vida eu acordei sem estar assada (porque o absorvente externo me enche de assaduras)!

Deixa eu contar como eu limpo o meu, antes que eu esqueça. Eu uso água e sabonete íntimo e só. E é só isso que você precisa durante a menstruação, quando ela acaba aí sim você precisa desinfetá-lo de acordo com as instruções de fábrica. Tem gente que lava com sabonete toda vez que esvazia, eu acho muito trabalho então lavo só uma vez por dia. Nas outras vezes só passo uma água e pronto. Agora o problema é se você precisar esvaziar em um banheiro público, lógico que não vai dar pra ir até a pia e lavar. O que muitas pessoas fazem é levar uma garrafinha de água potável (lembre-se de sempre usar água potável pra limpar seu coletor) na bolsa e aí usá-la no banheiro. Outras pessoas usam lencinhos umedecidos, mas tem que ser ou lencinhos pra região intima ou lencinhos pra nenéns. Outras pessoas simplesmente esvaziam e inserem novamente com ele sujo mesmo e quando chegam em casa dão uma boa lavada. Sempre se certifique que é PH neutro e sem perfume, tanto os lencinhos quanto o sabonete pra lavá-lo. Algumas empresas fabricam tanto lencinhos quanto sabonetes próprios pra usar no seu coletor, mas eu acho meio caro então uso o que já tenho mesmo.

No dia seguinte a menstruação veio com toda força, assim como um pouco de cólica. Acordei e esvaziei meu copinho, dei uma boa lavada com sabonete intimo e coloquei de novo. Foi uma bagunça!!! Sugiro que na primeira vez que você for esvaziar o copinho que seja embaixo do chuveiro, se possível. Ou então que você esteja sentada no vaso para que a bagunça caia lá. Não tente fazer isso em pé até você pegar mesmo o jeito de retirar seu copinho já com sangue dentro. Eu sujei tudo! O chão, a camisola, a calcinha...foi terrível! Aí, não teve jeito e corri pro banho hahaha. Depois do banho fui pra internet descobrir como retirar o coletor sem fazer lambança e encontrei esse vídeo:
Depois de ter assistido isso nunca mais fiz lambança haha. Bom, nesse segundo dia de uso o fluxo foi bem pesado e normalmente eu trocaria meu absorvente externo a cada três horas, mas o copinho dura muito mais. Coloquei às dez da manhã e só fui esvaziar depois do jantar, por volta das sete da noite e ele estava cheio até um pouco menos da metade. Então coloquei novamente por volta das sete da noite e só esvaziei de novo na manhã seguinte e novamente tinha menos da metade lá dentro. E pra falar a verdade eu quase esqueci que tava usando qualquer coisa, só lembrei porque recebi um comentário no blog. Isso é pra vocês verem o tanto que é confortável. Agora lembrem-se que meu trabalho exigem que eu ande de bicicleta e caminhe pra cima e pra baixo o dia todo e nada de vazamento. No final do dia fui à academia e de novo nenhum vazamento. A unica coisa chata novamente foi o "escorregamento" do copinho. Dessa vez fui ler qual seria o  possível motivo e disseram que talvez meu cérvix deve ser baixo e que fica empurrando o copinho. Mas isso não é problema porque o copinho não vai cair nem nada, só que como os nervos da nossa vagina são muito sensíveis fica parecendo que vai cair o tempo todo, mas quando eu coloco o dedo lá dentro eu sinto que ainda está bem seguro. O melhor jeito de evitar esse "deslizamento" é a prática do pompoarismo ou exercícios Kegel pra segurar o copinho no lugar o dia todo.

O terceiro dia ocorreu igual ao segundo, só que o fluxo foi bem menos. Novamente fiquei com o coletor de dez da manhã até por volta das sete da noite e dessa vez só encheu menos de um terço. Também notei que ele escorregou bem menos durante o dia, acho que talvez o cérvix vai desinchando durante o passar do ciclo e parando de empurrar o copinho. Fora que aí eu meio que já sabia até que ponto ele vai escorregar, portanto já não ficava mais preocupada de ele sair do meu corpo ou algo assim. Mas ainda assim, toda vez que vou ao banheiro eu dou uma empurradinha com o dedo indicador só pra garantir.

O quarto dia começou com o copinho praticamente vazio, tinha só uma sujeirinha de sangue lá dentro. Então lavei e coloquei de novo. No final do dia, por volta das 19 horas eu fiz o processo de retirar novamente pra limpar e de novo mal tava sujo. Resolvi dormir com ele assim mesmo e no dia seguinte o fluxo já tinha ido embora por completo. Então tirei o copinho e coloquei um absorvente externo (que por enquanto ainda foi descartável, mas logo será substituído pelos reusáveis) só pra garantir e ele ficou limpinho o dia todo, teve talvez umas duas gotas de sangue. Isso quer dizer que meu fluxo diminuiu em quase três dias! Sim, pois o quarto dia nunca foi pesado mas sempre foi uma quantidade considerável. O quinto e o sexto dia sempre eram o que minha avó chamava de "fim de festa", quando a menstruação tecnicamente já acabou mas ainda fica saindo fluido suficiente pra me obrigar a usar absorvente por mais um tempo. A minha teoria é que como o sangue menstrual é bem grosso e pastoso, ele demora bastante tempo pra sair do corpo e por isso fica mais dias do que necessário. E já que o coletor o coleta logo que ele sai do cérvix, não dá tempo de ele escorrer pelas paredes do canal vaginal e acaba que precisa de menos dias pra sair tudo. Mas isso é só uma teoria, não tenho certeza de nada. Só sei que ao invés de seis dias o fluxo durou três e mais um que seria o tal "fim de festa". Se continuar assim no próximo fluxo e nos seguintes eu vou morrer de amores haha.

Considerações finais:
Eu aconselho vocês à treinarem colocar e tirar antes do ciclo começar. Tirar pode ser um pouco desconfortável no inicio, mas pra colocar eu nunca tive problema nenhum. Até pegarem o jeito de tirar sem fazer bagunça, faça-o no chuveiro ou sentada no vaso. Pra mim, o melhor jeito de colocar também é sentada no vaso, mas cuidado pra não deixar cair lá. Depois que ele tá inserido eu sempre dou uma espécie de rebolada só pra garantir que ele está no lugar certinho e aberto direitinho. Geralmente dá pra sentir quando o aro abre dentro da gente, mas se você tiver dúvidas é só colocar um dedo em volta e verificar se tá uma circunferência completa. Cuidado com as unhas compridas! Principalmente na hora de retirar ou se precisar sentir a posição do copinho. Cuidado para não se arranhar ou se beliscar pois é uma área extremamente sensível. Lave sempre as mãos antes de pegar no copinho, você não vai querer bactérias nele ou na sua vagina, né? E lembre-se de lavá-las novamente depois de manusear o copinho. Outra coisa importante é manter seus absorventes por mais alguns ciclos até você pegar completamente o jeito de usar o coletor, a gente nunca sabe quando estaremos com pressa ou sem saco pra ficar fazendo experiencias. Mas depois que você dominar todas as técnicas você pode esquecer de qualquer outro absorvente! O coletor é bem mais confortável do que qualquer coisa que você já usou, fora que é mais limpo e mais prático também.  E o mais importante de tudo é que ele me faz esquecer que estou menstruada! Se não fosse pelas escorregadas que ele dá de vez em quando eu nem iria lembrar que tinha algo dentro de mim. Não tem cheiro nem nada e é a minha melhor experiência com menstruação em mais de 15 anos!

Então é isso. Me desculpe se o post ficou enorme, mas eu tentei ser o mais detalhada e precisa possível. Acho que isso é de muita utilidade pra todas as mulheres do mundo e espero que você me ajude a espalhar a notícia. E tomara que todas vocês tenham uma experiencia tão boa quanto eu to tendo. E se não for tão legal logo no primeiro ciclo, não desista! Vá alternando entre o coletor e os absorventes até você pegar o jeitinho e se sentir segura usando ele o tempo todo. Espero ter ajudado.


8 comentários:

  1. Interessante... vou considerar isso (mas provavelmente vai demorar, pq minha verba de investimento tá zerada no momento hahahaah)

    mas sério, c tocou num assunto mto doido e importante em um dos 2 posts (eu li tudo agora): tem gente que não gosta de se tocar. Fiquei com isso na cabeça. E pensando pq isso acontece, e como essas pessoas deveriam procurar um terapeuta ou atividades pra perder essa reserva com o próprio corpo... Tá, mas isso é outro assunto, nada a ver com o post! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Redd, vc pode até estar zerada agora mas assim que tiver uma graninha sobrando vale super a pena. Um coletor dura numa média de 5 a 10 anos. Mesmo que vc gaste só 5 reais por mês com absorventes, no final de 5 anos já serão 300 reais. Um coletor dificilmente será mais de 100 reais (isso talvez os importados), olha o tanto que vc irá economizar se durar 5 anos, imagina se durar 10. Vale muito a pena...

      Mas é verdade o que vc disse, eu também fico espantada com o tanto de gente que tem pavor de se tocar. E vc deve ter visto o tamanho do aviso que eu tive que colocar no post anterior pra evitar de ofender pessoas que não gostam de palavras como vagina, pênis, menstruação, etc. Imagina se sentir tão ofendido com palavras que definem coisas que todas as mulheres possuem? Deve ser horrível viver na mente dessas pessoas. Não querer ficar com a mão suja de sangue é compreensível, mas ter nojo da própria vagina é algo muito triste.

      Excluir
    2. Lembrei da minha professora de psicologia falando na segunda-feira que existem pessoas que morrem virgens mas tem sexualidade muito mais bem-desenvolvida do que muita gente q faz sexo quase todo dia. Pensei nisso aí, de pessoas presas em tabus, que não tocam no assunto, que consideram tudo sujo, que não se tocam... É difícil, mas é uma coisa complicada de tratar tb. São séculos e séculos com isso reprimido, não se solta tudo de uma vez, né? (e olha q isso nem é caso de machismo-feminismo, acho q é mais de religião e visão do sexo mesmo).

      Excluir
  2. Olá Liss, tudo bem?

    Encontrei seu blog a alguns dias e já li ele todinho! Te add na minha lista de leitura, estarei indo como au pair para França, divisa com a Suiça, em janeiro e procurando por blogs sobre au pair no geral cheguei ao seu pelo Google!

    Muito feliz pelo seu casamento e pelo apto que conseguiram comprar! Adorei seus posts e a sua sinceridade, estarei sempre vindo aqui.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. E adorei seus posts sobre o MoonCup achei pra vender por aqui! Caso alguém te pergunte http://loja.moradadafloresta.org.br/ecommerce_site/produto_1063_5735_Mooncup

    ResponderExcluir
  4. Oi Liss! Eu tinha lido esse post ha alguns dias, mas nao tinha comentado ainda... Eu e eesa minha necessidade de comentar as coisas... hahaha

    Eu acho o seu post muito bom! Eh excelente você explicar tudo isso certinho..

    Eu nao menstruo ja ha muitos anos, por conta da pilula q eu tomo.. Do contrario ia tentar esse copinhos sim! Eu tinha o fluxo muito intenso e tinha que trocar o absorvente toda a hora... E também vivia assada! um horror!

    ResponderExcluir
  5. Liss,
    cai aqui procurando blog de brasileiras expatriadas. adoro ler sobre outras mulheres vivendo fora do Brasil.
    adorei os posts sobre os coletores menstruais.
    eu uso faz quase um ano. é, de longe, a melhor invenção para quem menstrua. eu teve um tempo de adaptação que também sentia o dito cujo escorregando. para mim o jeito é colocá-lo lá no fundo, mesmo!

    eu escolhi um que é vendido na Alemanha (MeLuna) depois que vi um vídeo comparando a capacidade de armazenagem. escolhi pelo maior volume, que é uma besteira porque não sangramos tanto quanto imaginamos, ou quanto percebemos pelos absorventes externos.

    sei que existem coletores brasileiros. me lembro que o preço era um pouco caro como comprar 4 meses de absorventes. mas super, super vale a pena.

    adorei também a sua forma de escrever. as palavras precisam ser usadas para descrever as coisas
    parabéns pelo blog!!
    beijos
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Oi, boa noite (23:20 no Brasil). Olha, já li muita coisa sobre coletores, centenas de comentários e dezenas de blogs e essa é a primeira vez que vejo comentário dele "escorregar" !! Como assim? Eu tenho andado lendo sobre o assunto pq eu tenho um ha dois anos e vaza sempre no dia mais intenso. Todo mês vou em busca de ajuda e nada. Achei curioso isso de escorregar e ter q enfiar la no fundo... Comigo acontece o contrário: eu deixo ele bem embaixo e ele sobe, some, desaparece sozinho. Só pra ter ideia, eu nunca cortei a haste (que nem é tao pequena) e até ela some. Some mesmo de ter enfiar o dedo lá dentro pra senti-la. Daí eu observei que quanto mais profundo mais vaza, mas não consigo fazer ele ficar embaixo. Só o movimento de prender o xixi joga ele quase pra minha garganta! Acho que a prática de pompoarismo é problema nesse caso. E talvez seja a solucão para o SEU caso. Por favor, nem sei se vc ainda atualiza esse blog mas se atualizar, peço que me mande um e-mail se tiver alguma luz para o MEU caso (branca4@gmail.com). Please, help! Agradeço desde já.

    ResponderExcluir