content='786389851402381 property='fb:admins'/>

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Papo extremamente feminino

*Ante de eu começar a escrever qualquer coisa, gostaria de deixar bem claro que esse post será estritamente direcionado à higiene feminina. Palavras como vagina, menstruação e outras do gênero aparecerão com frequência e existe uma grande chance de que alguns outros detalhes podem fazer algumas pessoas se sentirem desconfortáveis. Portanto, se você é uma dessas pessoas que se incomodam com textos desse tipo, por favor clique no X aí no lado direito superior da tela. Obrigada.*

Você, querida amiga do sexo feminino, está cansada de gastar uma pequena fortuna todos os meses com absorventes? Está cansada de pelejar com os absorventes internos que nunca duram o tempo que prometem, são desconfortáveis e de difícil inserção? E quanto aos absorventes externos que causam odores, alergias, assaduras e te fazem sentir como se estivesse usando uma frauda? Você, assim como eu, adoraria descobrir uma alternativa viável pra toda essa tortura? Pois os seus "pobremas si acabariaum si"! Dê adeus aos absorventes e nunca mais gaste dinheiro com isso na vida! 

Brincadeiras à parte, essa solução existe e é bem mais prática, higiênica e melhor para o meio ambiente. Estou falando dos coletores menstruais. Talvez algumas de vocês já conheciam essa alternativa, mas acredito que uma maioria esmagadora das mulheres nunca sequer ouviu falar disso e é por isso que estou fazendo esse post, pra divulgação desse produto maravilhoso. E espero que, se após ler esse texto você acreditar que mais mulheres deveriam conhecer essa alternativa, também ajude à divulgar. 

Vou começar do início. Eu sempre odiei absorventes internos, eles não absorvem direito, nunca duram o tempo que dizem que duram e o pior de tudo, ficam "escorregando" o tempo todo. Sempre usei exclusivamente para atividades que envolviam água e/ou biquíni. Absorventes externos são uma alternativa melhor para mim, mas mesmo assim sempre achei desconfortável. Quando está muito calor ele me causa assadura igual frauda causa em nenéns. Fora que se passar um pouquinho sequer da hora de troca o cheiro se torna insuportável! Mas como não conhecia nenhum outro jeito de evitar ficar toda suja de sangue, eu me contentava com isso. 

Um belo dia navegando pela internet dei de cara com essa imagem e essa notícia (em inglês). Lógico que fiquei chocada, afinal os tampões (é assim que irei me referir ao absorventes internos daqui pra frente) sem aplicador dão pra ver, mas os com aplicador são inseridos sem a gente saber em que condições estão. Foi nesse dia que tomei uma decisão drástica, eu iria descobrir se existe alguma outra alternativa pra essa coisa tosca. Então fui no google e comecei a pesquisar e descobri os coletores menstruais. 

Coletores menstruais são "copinhos" de silicone cirúrgico que são inseridos em nossa vagina e ao invés de absorver o sangue, ele simplesmente o coleta. E o melhor de tudo, ele dura até 10 anos! Isso mesmo, você usa, lava, guarda e usa de novo na próxima menstruação. A maneira de inserir na vagina é bem parecida com um tampão sem aplicador, só que a grande vantagem é que ele dura entre 6 e 12 horas seguidas dependendo do seu fluxo. Aí você retira, esvazia, dá uma lavadinha (se possível) e coloca de novo. No final do ciclo menstrual você esteriliza de acordo com as instruções de fábrica (normalmente é fervendo por alguns minutos), guarda em um lugar seco e arejado e ele está prontinho pra ser usado novamente na próxima menstruação. 

Como existem vários modelos, tamanhos e marcas, é necessário que se faça uma boa pesquisa pra saber qual é o melhor pra você. Eu passei quase 2 meses pesquisando até me decidir pela marca MoonCup UK. Como essa marca não vende na Holanda eu encomendei pela internet, demorou uns 40 dias pra chegar. Não sei se eles entregam no Brasil, mas existem várias outras marcas que provavelmente entregam aí. E existe uma marca que é fabricada por aí, a Miss Cup. Para saber mais informações sobre cada marca, tamanho, textura e tudo mais, eu recomendo o blog menstrualcupinfo.wordpress.com (também em inglês). No youtube também existem vários reviews e depoimentos de usuárias de várias marcas, tanto em inglês quanto em português, é só digitar "coletor menstrual" ou "menstrual cups" (e por favor não prestem atenção no vídeo do programa da Eliana porque ele mais desinforma do que informa, virgens podem sim usar o coletor)

Além do coletor reusável, também existe um que é descartável, o SoftCup. Não sei se ele é vendido no Brasil, mas provavelmente tem como encomendar na internet. Eu encomendei o try-out kit que vem com dois softcups e paguei 5 euros. Ele é mais parecido com um diafragma e é o único coletor menstrual que permite penetração sexual. Ele não é feito de silicone firme e sim de uma espécie de plástico bem mole e um aro bastante grande e um pouco desengonçado. A maneira de inserção também é bastante diferente. Como já disse, este é descartável. Você coloca, passa de 6 a 12 horas com ele, tira e joga fora. Existem meninas que lavam ele e usam o mesmo até o final da menstruação e só então jogam fora. A empresa não recomenda, mas eu acho que é uma maneira de produzir menos lixo. Eu particularmente não gostei. Achei desajeitado, difícil de colocar e mais difícil ainda de manter no lugar. Fora que o meu vasou várias vezes. Sem contar que no way que eu arriscaria fazer sexo com ele, tenho certeza que seria a coisa mais desconfortável do mundo! Mas eu li vários reviews de meninas que gostam mais desse do que os não-descartáveis. 

A ultima alternativa que quero falar aqui são os absorventes não-descartáveis. Eles são feitos de uma espécie de pelúcia e são laváveis. Você usa normalmente, igual à um absorvente externo. A diferença é que ao invés de jogar fora, você joga na máquina de lavar e ele sai pronto pra ser usado novamente. Evita gastar dinheiro todo mês e evita mais produção de lixo no planeta. Eu acho que é uma ótima opção principalmente pra aquele finzinho de menstruação que quase não sai nada mas mesmo assim suja nossa calcinha. Estou esperando os absorventes descartáveis que ainda tenho aqui em casa acabarem e com certeza encomendarei estes.

Ufa, esse post já ficou maior do que eu planejei. Até o final dessa semana ainda escrevo sobre a minha experiência com meu MoonCup. Estou esperando a menstruação acabar por completo pra escrever um review mais fiel e detalhado. Espero que esse post sirva de alguma coisa....

4 comentários:

  1. Que super legal isso!!!
    Tb odeio absorventes (internos e externos) pelos mesmos motivos que vc... Vu aguardar seu review e começar a pesquisar pra comprar um "cup" tb!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Por algum motivo, o seu review não apareceu aqui no blog. Eu recebi no feed...anyway, adorei!!! Valeu por ter compartilhado! Já achei aqui no Brasil e encomendei!!! Mal posso esperar para me ver livre daqueles absorventes!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Loma, acho que não apareceu ontem porque ainda tava em rascunho, eu ainda precisava escrever sobre o ultimo dia. Mas agora já foi publicado.

      Então, que bom que eu consegui atingir pelo menos uma pessoa com esses dois post imensos. Tomara que você goste o tanto que eu tô gostando. Depois escreva uma depoimento também, eu fico curiosa em saber como está sendo a experiência de outras pessoas. E não se esqueça de ajudar a espalhar a notícia!

      Ow, eu queria ter comentado no facebook mas descobri que por algum motivo não te tenho mais na minha lista de amigos lá, vc excluiu seu perfil?

      De qualquer forma, bom proveito do seu copinho e tomara que sua experiência com ele seja tão boa quanto a minha tá sendo....bjos

      Excluir
  3. Menina,estou é surpresa com essa questão de gastos com absorvente.Aqui é tão barato!e olha que meu orçamento é mais mirradinho que modelos da victoria secrets

    ResponderExcluir