content='786389851402381 property='fb:admins'/>

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Once Upon a Time - uma linda e prazerosa descoberta...

Uma das coisas que o marido e eu mais gostamos de fazer juntos é assistir seriados de TV. A gente gosta muito dos de fantasia, comédia e aventura. Não curtimos os de dramalhão desnecessário e os médicos e eu não suporto os policiais. Todo dia depois do jantar tiramos uma hora pra assistir algo juntos (pra eu descansar um pouco antes de voltar pros estudos). O problema é que por volta de maio e junho todas as séries entram de férias e só voltam em setembro. Então esse é o tempo que a gente usa pra rever séries antigas ou descobrir séries que ainda não conhecíamos. 

Então nessas férias, agora que eu tenho tempo pra assistir mais do que um episódio por dia, resolvemos voltar a assistir Game of Thrones desde o início. Também começamos assistir a maravilhosa série Vikings e resolvemos dar uma chance pra Once Upon a Time, só pra ver 'de colé'. E que surpresa agradável eu tive com essa série. 


A primeira coisa que me chamou atenção na série foi o como as personagens femininas são retratadas. Acho que é certo falar que Once Upon a Time é uma das sérias mais feministas de todos os tempos. As mulheres da séries são pessoas completas, com sonhos, vontades, personalidades e motivações pra fazer o que fazem. A série tem vários tipos de mulheres, das mais frágeis e femininas até as mais fortes e lutadoras. Mas até as mais frágeis têm algum tipo de habilidade que as tornam fortes, nem que seja um grande poder de argumentação pra conseguir o que quer. O melhor de tudo é que todas as mulheres conseguem atingir seus objetivos por conta própria, lógico que muitas vezes com ajuda (tanto masculina quanto feminina) de outras pessoas, mas nenhuma delas serve o papel de donzela em perigo esperando ser salva. Até personagens que normalmente são representadas com mulheres passivas e desamparadas, como Branca de Neve e Bela Adormecida, nessa série são mulheres fortes que sabem tomar conta de si mesmas. As vezes Branca de Neve é salva pelo príncipe, mas muitas vezes é ela que salva o príncipe de muitos perigos. 

Branca de Neve e os anões indo salvar o príncipe 
Outra coisa que eu acho muito linda na série é a noção de amizade. Aí também entra os princípios feministas porque a sororidade rola solta na série. As mulheres da série são amigas de verdade (tirando as vilãs, claro), elas se ajudam, elas aceitam uma a outra do jeito que são, elas se amam. Além disso, também rola muita amizade entre homens e mulheres sem 'segundas intenções'. É uma coisa muito linda ver as pessoas trabalhando juntas sem ficar de picuinha ou de planinhos idiotas.

Branca de Neve, Bela Adormecida, Mulan e Emma. Amigas e guerreiras lutando juntas
Eu também gosto bastante do fato que ninguém é simplesmente bom ou simplesmente mal. Todo mundo na série, dos mais bonzinhos aos mais vilões, são capazes de atos de bondade e de fazer coisas horríveis. E todo mundo tem um motivo pra fazer tudo que fazem, tem até um episódio em que a Evil Queen diz que ninguém nasce mau, mas sim se transforma em mau. Eu acho legal isso, é legal ver os episódios sobre o passado de cada personagem e descobrir qual foi a motivação deles pra fazer o que fazem, bom ou ruim. 

A coisa que eu menos gosto da série é a sua inconstância. Acho que o time de escritores é muito grande e as vezes a série perde o tato. Tem coisas que acontecem que não fazem muito sentido, é como se só acontecessem porque é necessário pro andamento da história e não porque era como deveria acontecer. Mas não é nada que atrapalhe muito a série e eu ainda acho que os positivos superam os negativos. Eu também acho alguns dos efeitos especiais meio mal feitos, mas talvez a série não tenha uma verba tão grande. 
Os vilões que talvez não sejam tão vilões assim...
Enfim, a série é linda, super bem produzida e com histórias que te seguram e te mantem intrigado. Se você gosta de contos de fada, personagens tridimensionais e mulheres fortes, independentes e tão capazes quanto os homens, Once Upon a Time é uma série que com toda certeza vai te agradar. Não dá pra levar tudo à sério, afinal a série é só mesmo pra entretenimento. Estou terminando a segunda temporada agora e já comecei a enlouquecer com a ideia de ter que esperar até setembro pra poder ver a terceira temporada. Por isso eu digo, assista uns episódios e me diz se estou errada ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário