content='786389851402381 property='fb:admins'/>

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Estudando música

Essa semana eu fui assistir ao filme Black Swan e esse filme me deixou com muita coisa pra pensar, muita coisa pra concluir sobre o tempo em que dediquei minha vida à música erudita.

Trailer de Black Swan

Se você acompanha esse blog, sabe que eu vim pra Holanda pra fazer faculdade de música. Se tiver interesse de saber como e quando, é só dar uma olhada na minha bio aqui no site.

Como escrevi na bio, eu comecei a estudar canto por que queria me tornar uma vocalista de uma banda de rock/metal, mas acabei seguindo o conselho da minha professora e fui estudar canto lírico, já que além da minha voz ser bem volumosa e cheia, canto lírico era a única possibilidade de eu tentar fazer uma faculdade de canto em Belo Horizonte. 

Comecei minhas aulas de canto lírico no final de 1999, com 15 pra 16 anos. Em 2000 comecei o ensino médio e nessa época descobri as bandas Nightwish, After Forever, Within Temptation e várias outras, todas elas com vocal lírico (ou tentando ser).  Algum tempo depois várias meninas "goticazinhas" começaram a estudar canto lírico também, algumas eram muito boas, mas a grande maioria era de dar dor de cabeça.

Em dezembro de 2002 eu me formei no ensino médio e fui fazer cursinho pra passar no vestibular. Junto com o cursinho eu trabalhava, cantava em coros renomados e estudava canto lírico com professores super respeitados no país. Estava tudo indo no caminho certo, fiz a prova na UFMG das matérias escolares (port, mat, hist, etc) e as provas de canto e percepção musical. Nas provas musicais e nas das matérias de humanas e línguas eu fui super bem, tirei uma nota super legal e estava super satisfeita, mas nas provas de matemática e química eu fui pessimamente mal e por causa disso não passei pra segunda etapa. Como eu peguei o resultado da prova da UFMG na véspera da prova da UEMG, fui fazer a prova super triste e acabei cometendo vários erros e não passei na UEMG também. 

No ano seguinte eu não pude continuar fazendo cursinho, mas entrei pra vários coros naquele ano e continuei a fazer aulas de canto com ótimos professores. Mas adoeci na época do vestibular e por causa disso não passei pra segunda etapa novamente. Foi nessa época que eu comecei a ficar de saco cheio desse mundo da musica "clássica". Nunca foi minha praia, nunca foi meu sonho e ainda por cima tinha um tanto de gente  sem o menor talento fazendo a mesma coisa.

Então eu resolvi entrar pra um coro mais amador só pra descontrair e comecei a fazer aulas com um professor mais pop também, mas continuei nos coros profissionais e fazendo aulas de canto lírico até o final de 2007. Foi em dezembro desse ano que eu resolvi desistir de vez do canto lírico e ir seguir meu real sonho de ser uma vocalista em uma banda de rock/metal. Por causa disso, em abril de 2008, eu fiz minhas malas e vim pra Holanda já que nesse país existem pelos menos umas 15 faculdades de música e todas elas têm, além da música erudita, cursos pra quem quer seguir carreira no mundo pop/rock.

Mas agora vem o porque do filme Black Swan ter mexido comigo. Nesses 8 anos que me dediquei à música erudita, eu vi coisas terríveis acontecerem com pessoas que queriam ser perfeitas, assim como a personagem de Natalie Portman no filme (dançarina de balé clássico). Nesse mundo da música "clássica", se você acerta você será idolatrada, mas se você erra você será apedrejada até a morte. Não existe meio termo. Não existe "ser boa o suficiente". Tem que ser PERFEITO! É muita competição e muita comparação. E isso nunca foi pra mim, nunca tive a pretensão de ser perfeita, de ser melhor do que a fulana, de ser a mais fodona. Pra mim, ser boa já bastava. Sempre bastou. Mas nesses 8 anos eu tive que aprender a pensar na perfeição e agora isso tem me atrapalhado.

No último mês eu andei procurando uma boa professora de canto pra me preparar pra entrar pra faculdade ano que vem (após 3 anos aprendendo holandês pra poder estudar numa faculdade daqui) e fiz algumas aulas teste com professoras que usam técnicas diferentes. TODAS elas me disseram que a minha técnica lírica está me atrapalhando de me soltar, de mostrar quem eu sou através do meu canto. Todas elas me disseram que no pop/rock/metal não é necessário ser perfeito, ser bonito, ser preciso. É necessário ser bom e só! E é por causa disso que eu comecei a estudar música em primeiro lugar, pra ser boa no que faço. Pra ser uma boa front woman de uma boa banda e nada além disso. Mas todos esses anos convivendo com uma perfeição impossível de ser alcançada, acabaram com meu espírito de liberdade musical. 

Agora, aos 27 anos de idade, depois de praticamente 15 anos estudando música, eu tenho que "reaprender" a cantar, não tecnicamente falando, mas emocionalmente. Tenho que cutucar aquela menina de 13 anos que não se importava com a opinião dos outros e cantava por amor a música e gratificação pessoal. Tenho que voltar aos primórdios da minha vida musical, antes da idéia de perfeição começar a me assombrar. Será que vou conseguir apagar 8 anos de "lavagem cerebral"? Tomara que sim. Tomara que alguns meses de preparação pra faculdade e mais 4 anos estudando na faculdade e 2 de mestrado consigam me fazer encontrar a adolescente perdida em mim....


5 comentários:

  1. Começando de forma bem sincera: EU NÃO AGUENTO MAIS OUVIR FALAR DESSE FILME. Assisti com menos de uma semana de lançamento, de tanto ouvir comentários e ter medo de spoiler. Achei mega temço. Além de eu não me dar bem com histórias de problemas psicológicos (pq acho q com isso não se brinca), eu acho super incomodo pensar nessa questão de se matar em busca da perfeição. Um tempo atrás, quando eu resolvi que queria mesmo ir pra música, eu decidi comigo mesma que nunca ia deixar arte nenhuma ficar mais importante que a minha vida. E vi isso no filme, todo mundo falando pra Nina "vai viver um pouco".

    É claro que nem ouso comparar a Nina do filme com ninguém que eu conheço, até pq a questão dela não é só a busca pela perfeição. No filme tem um tanto de fatores, como a criação rígida da mãe dela, que fez ela virar uma criança grande e ingênua. Nada preparada pra enfrentar o que vinha por aí...

    E nunca te ouvi cantar, mas tem uma coisa que vc falou aí que eu discordo. (sim, vou ser atrevida e discordar das suas 3 professoars) Não acho que é sua TÉCNICA lírica que tá te atrapalhando. Não é a técnica em si, mas o que vc absorveu do 'mundo lírico' no tempo que estudava isso. Técnica não impede ninguém de se soltar. O psicológico sim. E essa é a diferença do mundo erudito pro popular: o popular a tecnica quase nao conta, conta muito mais o feeling...

    E q eu saiba vc não é uma menininha ingênua e besta que não vive, então acho que c dá conta do recado sim...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da Redd pq ela fala as coisas na cara hahaha

    Então Redd, talvez eu me expressei mal no texto, eu quis dizer exatamente que na minha cabeça eu me tornei, mesmo contra a vontade, uma cantora lírica em busca da beleza e perfeição. Não é a minha técnica em si que tá me atrapalhando, e sim a minha "técnica" psicológica.

    O que elas disseram não foi pra deixar a técnica lírica de lado e sim a mentalidade que essa técnica atrai.

    Enfim, como eu disse no final do texto, o que eu tenho que trabalhar daqui pra frente é muito mais o meu lado psicológico do que o lado técnico. Cantora, tecnicamente falando, eu já sou! Só falta eu me aceitar como tal e largar os "frufrus" que aprendi pelo caminho.

    E não, infelizmente, de menina ingênua eu já não tenho mais nada....

    ResponderExcluir
  3. agora sim, vc explicou melhor, o negócio é a mentalidade... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Posta você cantando alguma coisa.. fiquei super curiosa pra ouvir sua voz!

    ResponderExcluir
  5. Oi . Primeira vez que vim aqui no seu blog e tô lendo tudo. Sempre tive vontade de ir à Holanda...parece ser tudo tão lindo, tranquilo...diferente daqui de São Paulo. Pena que não tenho $$ pra isso. Mas quem sabe um dia!

    Abre um canal no YouTube e posta vídeos de você cantando, vai bombar! E é uma ótima forma de divulgação!!

    Abraços

    Iza

    http://meninaheadbanger.blogspot.com/

    ResponderExcluir