content='786389851402381 property='fb:admins'/>

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prós e contras...

Hoje faz três anos e meio que eu cheguei na Holanda. Nesse tempo um tantão de coisas aconteceram e você pode ler toda a minha trajetória desde o inicio aqui no blog. Mas o objetivo deste post não é contar minha história e nem falar do quando eu cresci, amadureci e aprendi nessa terra. Esse post é para contar um pouco do que eu acho bom e ruim nesse país. Assim como todos os países, a Holanda tem pontos super positivos e várias coisas negativas. No inicio tudo parece lindo e perfeito, mas depois que a rotina se estabelece e viver aqui se torna algo tão normal quanto viver na sua cidade natal, a gente começa a notar as coisas que acontecem que não são as que mais nos agrada. Vou deixar bem claro que o escreverei aqui parte somente do meu ponto de vista e de minhas experiências pessoais. Não estou aqui para dizer nenhuma verdade absoluta sobre morar na Holanda, tanto porque o que eu posso considerar negativo ou positivo pode ser exatamente o oposto do que você considera...Sem contar que eu só tenho como parâmetro de comparação o Brasil e a Bélgica. Vamos começar pelos pontos positivos:

Prós em ordem de importância para mim:

Segurança
Segurança é assunto sério na Holanda. A taxa de homicídios é tão baixa que quando acontece um ele vai parar na mídia como escândalo. Assalto também é algo que eu NUNCA ouvi falar por aqui. É claro que existem os chamados pickpockets e se você der mole com objetos de valor eles vão roubar (assim como eu tive minha bolsa roubada pela primeira vez na vida aqui). Mas existe uma grande diferença entre alguém simplesmente pegar sua bolsa quando você se distrai e alguém vir armado e violentamente tomar a bolsa de você. Um é só um inconveniente super chato, o outro é uma agressão à sua pessoa que pode acarretar em algum trauma. 

Outra coisa que eu considero de super importância dentro do quesito segurança é o fato de você poder andar em paz pelas ruas. Eu morei em Amsterdam e agora moro em Rotterdam, duas das maiores cidades da Holanda. Em ambas cidades eu ando sozinha à noite, pego transporte público, ando de bicicleta, faço tudo sem o menor medo de algo acontecer comigo. Em Amsterdam era super comum eu voltar para casa andando da balada as três da manhã e nunca nada me aconteceu. As mães daqui deixam seus filhos de 5/6 anos irem para escola sozinhos, à pé ou de bike, e elas não têm medo de nada acontecer com eles. É claro que não pode ficar dando mole à toa, existem bairros que devem ser evitados depois que escurece e não dá para ir fazer cooper no parque depois de um certo horário por causa de alguns junkies que rondam por lá e, normalmente, junkies são super imprevisíveis e podem sim tentar roubar seu dinheiro. Em uma visão geral, eu posso usar meu tênis Adiddas aqui sem ter medo dele ser roubado e eu ter que voltar para casa descalça. Eu posso andar pela rua com meu celular e/ou MP3 Player na mão e ninguém vai tomar de mim. 

No verão é super normal dormir com as janelas abertas (lembrando que eu nunca vi nenhuma janela aqui com grades e nem casas com muros), algumas pessoas também dormem com as portas destrancadas pois elas têm mais medo de acontecer um incêndio e não conseguirem abrir a porta a tempo de sair do que de um ladrão entrar na sua casa no meio da noite para te roubar. Mas é lógico que quando saímos de casa a gente tranca tudo, pois é quando a casa está vazia que os ladrões se aproveitam. Outra coisa é o fato de a grande maioria da população não ter garagem e deixar o carro dormir na rua e raramente acontece um arrombamento para roubar algo dentro do carro e o roubo do carro em si é quase impossível porque vender carro roubado por aqui é uma tarefa extremamente difícil. O Stefan já cansou de esquecer de trancar o carro e algumas vezes ele esqueceu a chave na porta do carro e nunca fomos roubados.

Temperatura
Outra coisa que eu adoro na Holanda são as temperaturas super amenas. Aqui é considerado calor extremo quando chega na casa dos 30ºC e o frio extremo acontece quando a temperatura vai abaixo de -10ºC. Isso é só para se ter idéia do quando as temperaturas daqui são sempre medianas. Para mim que nunca, na minha vida inteira, soube lidar muito bem com o calor isso é uma grande razão para continuar morando aqui. Mesmo no verão mais quente são raros os dias que temos calor acima dos 25ºC e isso me agrada muito. Já o contrario do calor eu sei lidar super bem com o frio, na verdade eu me sinto muito bem disposta e feliz no frio, o único problema é sair da cama de manhã, mas depois que eu consigo levantar meus dias se tornam super produtivos. Mas mesmo adorando o frio, eu não sei se conseguiria encarar frio extremo como acontece em vários países. A idéia de temperaturas de -40ºC me assustam muito. Por isso eu fico feliz com o inverno ameno da Holanda, é frio o suficiente para me fazer feliz mas não tem nada que eu não consiga aguentar. Mas tirando algumas semanas no verão e um ou dois meses no inverno, o resto do ano a temperatura média daqui gira entre 10 e 20 graus positivos o que faz a maior parte do ano ser muito agradável. O problema é que apesar das temperaturas perfeitas, na minha opinião, é o clima chuvoso daqui, mas isso vai entrar nos contras já já.

Transporte público
Esse é mais um grande pró de morar aqui. Apesar de ser muito caro (comparado com a Bélgica por exemplo), em 90% dos casos os trens, ônibus, metros e bondes são super eficientes e pontuais. Como eu moro ao lado de um ponto central na cidade, eu tenho tudo super pertinho. Tanto o metro quanto o ônibus param ao lado da minha casa e a estação de trem fica à dez minutos de metro ou vinte minutos com a bike. Mas o que eu acho mais legal é o fato de você ter todos os horários e itinerários do transporte público no site, Dá para planejar exatamente o horário que você vai pegar o transporte, aonde vai descer, quanto vai pagar e tudo mais pela internet antes de sair de casa. Outra coisa legal é que você tem um só cartão para pagar todas as formas de transporte público no país inteiro. Então acabou esse história de ir para outra cidade e ter outro sistema de pagamento, é tudo pago com o cartão magnético e é descontado dos créditos que você colocou nele. Eu acho super fácil isso. Sem contar que você paga pelos quilômetros percorridos, então não tem um valor fixo para a pessoa que vai descer logo ali na frente e para pessoa que vai até o final do trajeto, acho isso mais justo. Só que como eu disse, o preço do quilômetro percorrido é bem salgadinho. Mas se você quer um serviço bem feito você tem que pagar por ele, né?

Pessoas
Há quem diga que as pessoas daqui são super frias e sem graça. Eu nunca concordei com isso, eles só são super conservados e não se abrem tão fácil à estranhos. Eles também não são de ficar de muito contato físico e paparicos. Na verdade eles são super formais, até os pais, irmãos, amigos, etc, eles cumprimentam com três beijinhos, a coisa mais rara é ver alguém se abraçando aqui. Mas eu nunca achei isso ruim porque eu sempre fui assim também. No Brasil eu era considerada uma pessoa fria mas aqui eu sou normal haha. Apesar que eu adoro um abraço, mas não de estranhos e eu também não sou de ficar me abrindo para qualquer pessoa na fila do banco, sabe? Na verdade, depois que eu fui morar na Bélgica (onde o povo é super escroto e sem educação), eu acho que os holandeses são super atenciosos e cuidadosos, só que eles têm que se sentir confortáveis ao seu lado, têm que confiar em você e isso leva, literalmente, anos e anos até eles te acolherem no "círculo de confiança" deles.

CONTRAS

Clima
Na minha opinião, o maior contra desse país é o clima! Sim, enquanto as temperaturas são perfeitas para mim, o clima é uma desgraça. Estatísticas dizem que em um ano normal (sem nenhuma mudança climática drástica tipo o el niño) a Holanda tem em média 300 dias de chuva e tempo fechado e só o restante é ensolarado. Isso pode deprimir até a mais alegre das pessoas. Quando você acorda de manhã, abre a cortina e está chovendo pelo oitavo dia consecutivo sem nenhuma trégua, dá vontade de fazer as malas e sumir daqui! No verão chove praticamente o tempo todo, são poucos os dias de sol e nesses dias os holandeses vão à loucura, matam trabalho e escola para aproveitar o solzinho quentinho. No outono a chuva além de molhada (duh) ela é gelada e assim várias pessoas que vão para o trabalho ou escola de bike acabam ficando super doentes. O inverno chove bem menos, mas ainda assim chove mais do que a gente gostaria. A primavera é bem dosada entre chuva e sol, mas assim como o inverno, sempre acaba chovendo mais do que a gente gostaria. Eu sei que tem países tipo a Escócia que chove bem mais do que aqui, mas eu moro é aqui e a chuva acaba com meu bom humor, ainda mais agora que trabalho entregando cartas em cima de uma bike haha. Ah, e eu tava esquecendo de mencionar a ventania constante principalmente durante o outono, tem hora que parece que as árvores vão sair voando. É assustador as vezes.

Xenofobia
Pois é, ser uma estrangeira morando na Holanda (e acredito que em boa parte da Europa) é ter que lidar com o preconceito de várias pessoas, é ter que provar o tempo todo que você é mais competente que os que nasceram aqui (ser igualmente competente não serve, tem que ser mais). É ter que trabalhar melhor e mais horas do que eles, é ter que falar a língua sem cometer nenhum erro, mesmo quando eles mesmo erram. É ter que todos os dias provar que você merece estar aqui e ninguém tem o direito de te tratar como se você fosse um ser inferior. Normalmente eu não me importo em lutar pelo meu lugar no mundo, mas as vezes cansa ter que ficar provando para todo mundo que eu sou tão boa e competente quanto ou mais que eles, tem dias que eu quero fazer as coisas "pelos cocos", mas aqui eu não tenho esse direito. Eu sofro um pouco menos com preconceito porque a grande maioria das pessoas não me vêem como estrangeira (digo não-européia) e quando eu abro a boca para falar com eles eu já falo na língua deles. Mas eu fico imaginando pessoas com um tipo físico super étnico, tipo os negros, os asiáticos, os árabes, etc, ainda mais os que ainda não aprenderam a língua, esses devem sofrer preconceito todos os dias da vida deles, deve ser horrível!

Burocracia
Você que vive reclamando da burocracia brasileira, vem para Holanda e tente resolver o menor dos problemas por aqui. Tudo que é relacionado ao governo e repartições públicas são sinônimo de dor de cabeça das bravas. Tudo, absolutamente tudo, exige milhares de formulários preenchidos, documentos e mais documentos e mais documentos e mais documentos ad infinitum, e muita, mais muita paciência. Sim, porque primeiro você tem que lidar com a incompetência dos funcionários públicos porque eles nunca sabem nada sobre coisa nenhuma e sempre precisam pedir ajuda do seus superiores. Segundo porque toda e qualquer decisão, por menor que seja, demora dias, semanas ou até meses. Nada vem fácil quando se trata de resolver problemas com repartições públicas.

Sistema de saúde
Depois que eu me mudei para cá eu descobri que o SUS é um sistema lindo! Apesar das filas, hospitais atendendo mais gente do que conseguem e a má distribuição de recursos, os médicos brasileiros são muito mais capacitados do que os daqui. O fato de plano de saúde ser uma coisa opcional e não obrigatória também é um ponto positivo para o Brasil nesse quesito. No Brasil, se você tiver uma suspeita de que quebrou o pulso você vai direto ao hospital e tira um raio x. Aqui você primeiro tem que passar no médico generalista para ele te dar uma autorização para fazer o raio x, raio x esse que fica só na tela do hospital, você não recebe ele. Eles só te informam que não está quebrado mas não te falam o que foi que aconteceu e nem como deve ser tratado. É tchau, benção e se vira. Outra coisa que me revolta é você ir ao médico com uma dor estranha e eles vão procurar os seus sintomas no Google! É verdade, eles fazem isso de verdade. É para ter seus sintomas procurados no Google que você paga aquele absurdo de plano de saúde? Sem contar que se você tiver um sintomas que eles não conseguem identificar, eles te mandam voltar para casa, tomar paracetamol, repousar e se persistir você marca outro horário com ele daí uma semana. Então se for uma coisa séria você tem que ficar sofrendo uma semana inteira até ser tratada. Tudo isso que eu estou relatando aqui são coisas que aconteceram comigo pessoalmente, não são estórias que ouvi de terceiros. 

Bom, eu podia falar aqui de como eu acho os impostos que pagamos aqui super altos, mas é graças à esses impostos que a segurança que eu citei lá em cima é mantida, é por causa dos impostos que as ruas estão em bom estado e tudo funciona do jeito que tem que funcionar. Tudo bem, dói pagar 60% do seu salário em impostos, mas desde que a gente veja o nosso dinheiro sendo usando para manter o país funcionando, acho que vale a pena.

Também não poço deixar de comentar o tanto que odeio as festas de aniversário na Holanda. Se houvesse inferno, para mim ele seria passar o resto da eternidade em uma festa de aniversário daqui. O povo faz um círculo com cadeiras, te colocam para conversar com alguém que você nunca viu na vida e os assuntos são os mais entendiantes possíveis. Aí eles servem café, chá ou refrigerante, de vez em quando cerveja ou vinho, mas é raro. Aí tem uns chips e queijos como salgados. Então é a hora do bolo que na maioria das vezes é uma torta de maçã comprada no supermercado. Normalmente não tem nem música, nada para entreter as pessoas, fica todo mundo sentadinho em seus lugares morrendo de tédio mas fingindo que está adorando aqueles papos chatos. 

Mas por outro lado, pelo fato de termos as quatro estações bem definidas (tirando a chuva quase que constante) o comportamento das pessoas muda quando as temperaturas começam a subir na primavera e até os aniversários ficam menos chatos, porque normalmente o povo inventa um churrasco (de hamburguer e linguíça haha) e só o fato de estarmos sentados do lado de fora já torna tudo mais agradável. 

Ufa, acho que bati o recorde de maior post já feito nesse blog! Enfim, como todos os países a Holanda tem várias coisas legais e várias coisa que são problemáticas. Mas mesmo assim é aqui que eu me sinto em casa, foi aqui que eu encontrei minha felicidade e é aqui que eu estou construindo minha vida adulta. Pretendo morar aqui enquanto eu conseguir aguentar a quantidade de chuva, aí depois que eu aposentar eu me mudo para um país mais seco haha. Ah é, esqueci de mencionar que a coisa que eu mais amo em morar aqui é o fato de que é aqui que meu amor está...

4 comentários:

  1. Acho que a segurança é o maior fator pra qualquer pessoa deixar o Brasil, por exemplo. Pesa muito! Tb me lembro de sair despreocupada pela Noruega...aqui é bem diferente! Por isso que vou me mandar de novo, logo logo! ahah Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei mesmo seu post! Tem tanta coisa que eu quero comentar sobre isso que eh capaz de você ficar brava comigo.. haha

    Vamos por partes...

    Os pros

    Concordo com relação a segurança... Embora eu nunca tenha sofrido um assalto quando morava no Brasil (Sao Paulo), sempre acontecia com alguem proximo e isso nao era bom... Aqui eu ando com meu smartphone, ipod, laptop na rua e nao me preocupo se serei assaltada... Isso nao eh bem verdade em Bruxelas, onde isso pode acontecer (raro, mas acontece em bairros estranhos). Alias, aqui eu comecei a ter medo de outro tipo de violência, a violência patológica, sabe? Contei algo que aconteceu aqui na minha cidade nesse post (http://murphymeama.blogspot.com/2011/05/estou-chocada.html).

    Eu adoro poder andar de bicicleta por aqui sem ter medo de ser atropelada, porque tem espaço pra todo mundo andar! Bike, carro, moto... Adoro isso...

    Eu gosto da temperatura aqui na Belgica, mas podia chover um pouco menos... =)

    Os flamengos são adoráveis e prestativos... Não os acho frios nem distantes... mas eu morei antes no norte da Suécia, então talvez minha comparação esteja distorcida...

    ResponderExcluir
  3. Sobre os contras... Eu nao sinto muita xenofobia, mas as vezes acho que existe MUITO preconceito contra pessoas muçulmanas, ou de países de terceiro mundo... A coisa eh mais ou menos assim "você não! você eh do brasil. que ta indo super bem... Mas aqueles caras do Marrocos só vem pra ca causar problemas".... horrível isso!

    Odeio que as pessoas se embriagam tanto e fumem tanto... Fica aquele fedor em todos os lugares! Felizmente ha alguns meses foi (finalmente) proibido fumar dentro de bares e restaurantes...

    Odeio a burocracia e odeio ainda mais que aqui a burocracia seja em 3 línguas! risos...

    ResponderExcluir
  4. Oi Liss!

    Também tenho muita coisa pra comentar sobre esse post! Pena que tô no trabalho agora, rs...

    Mas de cara posso afirmar que concordo com vc em relação à xenofobia, burocracia, o sistema de saúde, embora eu tenha dado sorte com alguns médicos por aqui, o clima, as festas de aniversário, rs. Os impostos são altíssimos mesmo, e variam de 33% a 52%, dependendo do salário, mas pelo menos a gente percebe que as ruas são limpas, as estradas são boas, e o sistema educacional parece funcionar bem.

    Já as pessoas, bem, elas são reservadas no que diz respeito à vida delas, mas tô pra ver gente curiosa e fofoqueira assim, viu?! Sempre falo nos meus posts que depois que comecei a trabalhar e a ter contato diário com eles, aprendi a perceber certas coisas que antes não percebia porque nosso contato era esporádico e superficial. 99% dos meus colegas são curiosos, perguntadores, fofoqueiros, adoram viver de aparência e são preconceituosos, motivo pelo qual nem almoço mais na cantina junto com eles.

    Eu também achava o transporte público uma maravilha até começar a depender dos trens diariamente. Toda semana tem alguma coisa, hoje por exemplo demorei 3h pra chegar no trabalho. Raro quando não temos problemas, e no inverno então é um pesadelo! Ano passado a Holanda teve mais de 2.000 vagões de trens parados por conta da neve, e eu tive que perder uma semana de trabalho porque não tinha como vir. A questão dos trens no inverno virou assunto politico, mas pelo visto a situação vai se repetir esse ano, como sempre, como se fosse sempre a primeira vez que nevasse por aqui.

    Em relação à segurança eu mudei muito depois que arrombaram a minha casa duas vezes no mesmo fim de semana. Sorte que não estávamos, mas fiquei muito decepcionada, principalmente com a falta de eficiência e o descaso da polícia. Há um número tão grande de arrombamentos por aqui, mas só fui descobrir depois que aconteceu conosco. A polícia sabe que as pessoas têm aquele seguro obrigatório da casa e dos utensílios, então eles nem ligam. Morei anos no Rio sem nunca sofrer um arranhão, e venho pra cá pra arrombarem minha casa. Eu costumava deixar porta aberta, janela aberta, hoje morro de medo! Também já fui seguida na estação de trem e dentro do trem por um doido, e já fui assediada pelo controlador do trem me chamando pra tomar um café com ele, podre! Tenho medo de andar em bosques sozinha e de voltar pra casa à noite de bike sozinha.
    Segurança pra mim virou uma questão bastante subjetiva. Por um lado sei que a violência aqui é bem menor, mas por outro lado eu fui uma das poucas escolhidas pra vivenciar essa experiência.
    Também pude perceber pelas notícias nos jornais que a violência tem aumentado, e que é grande o número de pessoas desaparecidas por aqui.

    Aqui gosto da facilidade para viajar, conhecer outros lugares, gosto da paisagem na primavera, gosto da facilidade de poder comprar livros sem ter que pagar uma fortuna só porque estão em ingles. Enfim, essas coisinhas pequenas...

    E assim vou me acostumando aos poucos com a nova realidade.

    Ótimo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir