Hoje eu completei mais uma fase da minha vida, fechei mais um ciclo e estou me sentindo super livre. Em setembro de 2008 eu tive minha primeira aula de holandês (olha como eu ainda era super bobinha nessa época). Fiz um curso super meia boca na Volksuniversiteit em Amsterdam, lá tive todos os níveis básicos do Holandês, do A1 até o A2 (se não sabe o que é isso, leia aqui), foram 9 meses de curso e nesse meio tempo eu me mudei pra Rotterdam, então duas vezes por semana eu tinha que ir até Amsterdam pra terminar o maldito curso. Depois disso eu me mudei pra Bélgica e tive que esperar alguns meses até tirar um visto e poder voltar a estudar. Em setembro de 2010 eu comecei o curso lá (pra quem não sabe, o norte da Bélgica se fala holandês, ou flemish, e o sul fala fancês), lá eu completei o nível B1 e foi lá que eu realmente aprendi a gramática porque o curso era praticamente só gramática. Foi lá também a minha primeira prova oficial com o meu primeiro certificado oficial que era aceito pelo governo (no caso o governo belga, porque na Holanda meu certificado não era considerado oficial). No início de 2011 eu voltei a morar na Holanda e mais uma vez eu tive que esperar meu visto sair até poder voltar pra ultima fase dos meus estudos da língua. E mais uma vez em setembro eu voltei a fazer curso, dessa vez o curso era preparatório pra minha ultima prova da língua, a prova que constatava meu nível B2 (o nível exigido pra entrar pra faculdade), o staatsexamen.
Como esse curso era preparatório, ele era super direcionado à treinamento e exercícios e pouco era realmente ensinado pois, em teoria, todos os alunos já deveriam ter o nível necessário pra passar e só precisavam aprender a "dinâmica" da prova, tipo um cursinho pré-vestibular no Brasil, só que com somente uma insuportável matéria. Até meados de novembro eu ainda estava gostando do curso, mas chegou uma hora que eu já não aguentava mais! Sem contar que o fato do curso se duas manhãs por semana e isso tava me atrapalhando muito a encontrar um bom emprego (e por isso eu tive que me contentar com a bosta dos correios). O curso iria até o final de maio e eu deveria fazer a prova só em junho, mas sério, se eu tivesse que aguentar mais um mês sequer de curso ou eu mataria todo mundo lá dentro ou eu me mataria. Chega uma hora que vc percebe que não tem absolutamente mais nada pra aprender dentro de uma sala de aula, que daqui pra frente tudo que vc ainda vai aprender da língua vai ser com o dia-a-dia, conversando com as pessoas, assistindo TV, lendo livros, etc. Ainda mais porque a gramática do holandês é tão minúscula. Então em dezembro eu pedi pra poder fazer a prova já no início do ano e depois de ter que provar pra eles que eu estava pronta, eles finalmente marcaram minha prova pro final de fevereiro. E foi isso que eu fiz ontem e hoje, eu fiz minha ultima prova oficial de holandês (porque talvez eu tenha que fazer outras na faculdade, mas essas não contam como oficiais).
A prova consiste de 4 partes, Lezen = Ler, Luisteren = ouvir, Spreken = falar e Schrijven = Escrever. São duas provas por dia, uma de manhã e outra à tarde e todas elas duram por volta de duas horas cada. A verdade é que desde que eu recebi a data das provas em dezembro, eu venho estudando que nem uma louca, passei por volta de 4h por dia 7 dias por semana comendo livro, fazendo exercícios, praticando com exemplos de provas passadas. Tudo isso pra não correr o risco de não passar em alguma das 4 partes (se vc não passar em uma delas, não precisa repetir todas, só a que não passou). Mas se por acaso eu não passar em alguma delas, eu posso repetir lá pra maio e ainda terei tempo de me inscrever na faculdade sem problemas (não posso fazer a inscrição sem o certificado dos exames). A prova foi mais fácil do que eu pensei que seria e isso me assusta mais do que me tranquiliza porque toda vez que eu me sinto muito confiante sobre algo eu sempre acabo me fudendo dando mal. De qualquer maneira, a sensação eu tenho agora, depois de finalmente ter feito a prova, é de liberdade! Eu nem acredito que eu nunca mais vou precisar frequentar um curso de holandês de novo e nem vou precisar mais ficar fazendo exercícios idiotas em livros estúpidos e muito provavelmente eu não vou precisar usar a palavra "estudar" até setembro, quando eu começo a faculdade.
Mas enfim, o resultado sai daqui 5 longas semanas e até lá eu tenho que ocupar meu tempo pra não ficar obcecada com isso. Aliás eu já encontrei um bom jeito de ocupar meu tempo, mas isso é assunto pra outro post.
Mas enfim, o resultado sai daqui 5 longas semanas e até lá eu tenho que ocupar meu tempo pra não ficar obcecada com isso. Aliás eu já encontrei um bom jeito de ocupar meu tempo, mas isso é assunto pra outro post.