content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Centro de informações...


Desde de que comecei esse blog lá nos primórdios de 2008, várias pessoas entram em contato comigo com perguntas sobre morar/estudar/trabalhar na Europa ou sobre ser au pair. Normalmente eu não me importo de ajudar as pessoas, mas só quando eu vejo que a pessoa pesquisou em tudo quanto é canto e não achou a resposta pra aquela pergunta. Agora, quando eu vejo que a pessoa nem se deu ao trabalho de abrir o google pra procurar a informação que precisa e já foi me mandando email com uma pergunta que a resposta está bem na cara, aí eu fico muito irritada. Tem gente que nem se deu ao trabalho de ler mais de um post no blog ou a minha bio por aqui e me manda email perguntando coisas que eu já falei e repeti várias vezes por aqui. Esse povo me dá nos nervos! 

Porque é que eu tô falando disso? Porque só essa semana já recebi três emails sem noção desse tipo. Uma delas foi me perguntando sobre a rota belga e me perguntando qual cidade que eu moro na Bélgica. Gente, se você ler ao menos uns 3 posts desse blog já vai saber que eu já não moro mais na Bélgica há mais de um ano. Outra pessoa veio me perguntar como faz pra tirar visto de au pair. Tipo assim, qual parte do "eu vim pra Europa na cara dura e sem visto e por isso tive que fazer a rota belga" você não entendeu??? Hoje recebi um email de uma menina querendo saber como fazer pra trabalhar na Holanda. Oi? Como assim? Minha filha, se eu soubesse você não acha que eu estaria fazendo algo além de entregar cartas?? Será que ela realmente acha que eu sou a pessoa ideal pra perguntar isso? O pior de tudo é que o meu blog tem ferramenta de pesquisa de post, então é só colocar uma palavra chave lá e ele encontra todos os posts com aquele assunto. Mas nem isso as fulanas se dão ao trabalho.

Mais uma vez, eu adoro ajudar de verdade. Se não fosse pela ajuda e paciência de várias meninas lá do Orkut, eu nunca teria conseguido vir se au pair aqui e consequentemente nada do que aconteceu na minha vida desde então teria acontecido. Mas a verdade é que se você tem preguiça até de fazer uma pesquisa no google ou de ler mais do que um post num blog, você não deveria nem considerar uma vida na Europa. Aqui não vai ter ninguém pra resolver nada pra você, saber se virar sozinha é indispensável! 

Quando eu estava pesquisando pra ser au pair eu devorei todas as comunidades do orkut sobre o assunto. Li e reli dezenas de blogs e sites sobre o assunto. Aprendi tudo que tinha pra aprender. Aí, depois de muita pesquisa, se eu ainda tivesse alguma dúvida específica eu perguntaria pra alguém que pudesse me ajudar. E quando eu fui fazer a rota belga também foi assim. Pra entrar pra faculdade agora também a mesma coisa. Perguntas específicas são super legais de responder, eu fico me sentindo super importante e experiente haha. Mas perguntas genéricas são um saco! Eu lá tenho cara de google ou de centro de informações por acaso? 

Bom, eu não posso ajudar muito sobre como ser au pair porque além do fato de eu já não ser mais uma desde o inicio de 2009 eu não passei pelos procedimentos do visto. Mas existem várias comunidades legais no orkut (eu sei que tá mais do que morto, mas as informações do passado continuam lá e ainda existem algumas pessoas que usam) e tenho certeza que já existem uns grupos bons no Facebook também. Fora os vários sites e blogs sobre o assunto. Sobre a vida na Holanda é a mesma coisa, tem tanto a comunidade quanto o grupo chamado Brasileiros na Holanda que podem ajudar muito, fora várias outras do tipo. Quanto a rota belga, além da comunidade (e acredito que deve ter um grupo no FB também) tem também o site Buitenlandse Partner (procura no google). Esse site é basicamente em holandês, mas se o seu parceiro não puder te ajudar com isso talvez seja a hora de repensar esse relacionamento.
Essa sou eu esgotada depois de ler os tais emails...

Desculpa estar soando tão áspera, mas é que gente folgada me dá nos nervos!!! Mas agora é hora de notícia boa, vocês que realmente leem meu blog já sabem que há algumas semanas eu estou lidando com documentos pra conseguir entrar pra faculdade. Pois é, ontem eu recebi o email de que meu histórico foi aceito!! Isso quer dizer que a partir de setembro eu irei de fato ser uma universitária. Não é lindo isso? Bom, agora eu me vou pois tenho que me preparar por Pinkpop depois de amanhã, pois agora eu tenho mais um motivo pra comemorar por lá hehehe...inté.

PS: Se tiverem alguma dúvida e/ou quiserem trocar uma ideia, sinta-se à vontade pra me mandar email ou deixar seu comentário aqui. Mas antes de me fazer qualquer pergunta, certifique-se antes de que ela já não foi respondida por aqui ;-)

2 comentários:

  1. Liss adore! Eu também recebo, muitos email, msgs no facebook, tem gente que e encontra "or "canais" que eu nem sabia mais que ainda tinha. Eu também não me nego de ajudar, mas também sigo o que você explicou acima. Toma semana tem alguém no meu face pedidno explicação de como casar com um holandes, tipo se for quanto a papelada eu corri atrás de muita, muita coisa, muitas pessoas me ajudaram com a bureocracia, mas tem gente que quer saber a parte "lieteral"da coisa: como por exemplo arrumar um marido holandês.

    Eu sei que já entrei até em atrito com muita gente porque olha é cada uma que aparece...

    Tem outro tipo também, aquele que suga, suga informação de todo tipo, seu tempo, sua paciência e no final voc6e não ganha nem um muito obrigada. Se tem uma coisa que eu sempre achei primordial quando eu peço informação é agradecer o tempo da pessoa em responder, ou dar um feedback se deu tudo certo, afinal eu nào sou agencia de informação e nào recebo salário por isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Isso é preguiça! E gente que tem preguiça de ler e pesquisar, não vai correr atrás do que precisa pra conseguir morar fora. Ou seja, os folgados podem continuar só na frente do pc lendo blogs alheios mesmo...

    ResponderExcluir