content='786389851402381 property='fb:admins'/>

sábado, 1 de setembro de 2012

Primeira experiência na faculdade.

Então, semana passada foi a semana de introdução na faculdade. Não houve nenhuma aula, é uma semana só mesmo pra gente conhecer os colegas de classe, coordenadores, salas de aula e tirar dúvidas sobre o ano letivo. O primeiro dia de introdução foi mesmo aquele negocio de se introduzir pra turma, falar um pouco sobre a sua vida e hobbies e conhecer todo mundo. O segundo dia foi sobre conhecer a cidade, fizemos um tour a pé por mais de três horas. Essa atividade seria super legal que eu já não conhecesse a cidade hahaha. Mas o maior problema é que quando a gente tá andando e andando acaba que ninguém conversa tanto e acabamos não conhecendo todo mundo do jeito que gostaríamos. Mas no final teve um jantar pra todo mundo e acabou sendo legal apesar do cansaço. 

O que mais me surpreendeu foi a faixa etária das pessoas na minha sala. A maioria nem chegou aos 20 anos ainda. Lógico que todo mundo já se adicionou no Facebook e eu fui olhar a idade do povo e pelo menos 90% da sala nasceu entre 1993 e 1995. Isso mesmo, tem gente de 17 anos estudando comigo, gente da geração da minha sobrinha que nasceu em 96. A pessoa mais velha depois de mim tem 22 anos e já acha que está muito velha pra estar estudando. Isso é realmente algo que eu vou ter que aprender a lidar. Como levar a sério uma pessoa que nasceu exatos 10 anos antes de mim? Como me identificar com alguém que nasceu no mesmo ano em que eu fui ao cinema assistir Jurassic Park? Como não ficar me sentindo super mal por estar começando a estudar já tão tarde? E o mais importante, como não ficar neurótica sabendo que essas pessoas tão mais novas do que eu serão minha futura competição no mercado de trabalho?

A verdade é que as aulas começam com salas por volta de 25 pessoas e acaba com mais ou menos 10. Como as pessoas entram pra faculdade tão cedo por aqui, acaba que muitos resolvem trocar de curso na metade do caminho. Outros conseguem um emprego legal e resolvem parar de estudar e mais um tanto fica só tomando bomba até que o governo os multe o suficiente pra ou eles tomarem vergonha na cara ou largarem os estudos. 

Deixa eu explicar mais ou menos como funciona o sistema de ensino holandês: Aos 4 anos todo mundo é obrigado a ir pro jardim de infância. E quando eu digo obrigado é isso mesmo que eu quero dizer, os pais que não matriculam na escola e não os mantêm por lá até os 18 anos são multados e até presos. Então, a criança começa o jardim de infância aos 4 e aos 6 eles começam o ensino básico. Aos 12 anos é hora de entrar pro ensino médio e com essa idade que eles já têm que decidir o que querem para o futuro. Eles fazem uma prova que vai determinar praticamente o resto da vida deles. 

Existem três tipos de ensino médio por aqui, o primeiro é o VMBO e é igual ao ensino técnico no Brasil e dura dois ou três anos, não tenho certeza. Com o diploma desse curso técnico você não pode entrar nem pra faculdade e nem pra universidade (e sim, a diferença entre faculdade e universidade é bem grande por aqui, mas já eu explico) mas você pode fazer uma especialização do curso técnico que terá um diploma acima do ensino médio e abaixo da faculdade, o MBO. Essa especialização dura quatro anos e aí sim você estará qualificado para uma faculdade. 
O segundo é o mesmo nível do nosso ensino médio no Brasil, o HAVO. A diferença é que você só dá foco pro grupo de matérias que te interessam, tipo exatas, humanas, línguas, ciências, etc. O curso dura quatro anos e quando você forma tem o direito de entrar pra faculdade e se fizer um ano inteiro de faculdade, aí sim pode se transferir pra uma universidade. 

O terceiro é um curso super específico que eu não sei o que seria no Brasil, esse chama VWO. É basicamente um curso de seis anos que vai te preparar pra faculdade. E assim como o HAVO, no VWO você só dá foco ao grupo de matéria que te interessam. Depois de formado você pode entrar direto pra universidade e depois fazer mestrado sem nenhum curso preparatório. 

Quanto à diferenças entre a faculdade (HBO) e a universidade (WO) é na intensidade em que aprnedemos as coisas. A faculdade é mais guiada pro mercado de trabalho em que executamos tarefas e a universidade é mais guiada pra um mercado de trabalho em que pensamos mais, tipo a área de pesquisas. Ambos dão direito de fazer mestrado, mas se você fizer HBO você terá que fazer um ano de curso preparatório primeiro.

Na Holanda é normal já começar um estudo logo que termina o ensino médio e é por isso que os alunos da minha classe são tão novinhos. O normal aqui é ter um diploma de mestrado entre os 22 e 25 anos. Meu marido tirou dois mestrados antes de completar 25 anos. Ele fez duas universidades ao mesmo tempo, História e Public Management. Quando ele se formou demorou um tempo pra encontrar um emprego em sua(s) área(s), mas desde 2009 ele trabalha pra prefeitura de cidade de Utrecht na área de planejamento de segurança pública. 

Com o meu diploma do HBO eu vou poder trabalhar em várias áreas, incluindo marketing e jornalismo. Mas eu ainda não decidi se vou fazer mestrado ou não, acho que só vou decidir isso depois do meu segundo ou terceiro ano de faculdade. Todos os brasileiro com ensino médio completo podem entrar pro HBO, e se tiver curso superior completo você terá que avaliar seu diploma antes de saber se pode fazer WO. Mas se a sua vontade for mesmo fazer universidade e o diploma não for bom o suficiente, é só fazer um ano de HBO e aí terá o direito de transferir para um WO. 

Bom, por enquanto é isso. Semana que vem começam as aulas de verdade e eu estou super ansiosa e até meio nervosa. Assim que eu tiver um tempinho livre eu venho contar como foi a experiência de começar minha primeira faculdade. E depois eu farei um post sobre como o governo holandês nos incentiva financeiramente a estudar e como nos pune (também financeiramente) se não nos formarmos em tempo. Hasta la vista...

7 comentários:

  1. Adorei a explicação sobre o eniso holandês!

    Coloquei seu blog na lista de blog suq eu leio no meu perfil ta? beijos!

    ResponderExcluir
  2. Liss mas no Brasil povo também começa facul cedo. eu terminei com 22 porque ainda fiz um semestre de um curso que abandonei, mas aos 23 eu ja estava na pós e a galera tinha no máximo 25. Acho que depende do curso também, alguns cursos pessoal é um pouco mais velho. Eu tenho preguiça de começar algo hoje em dia também por isso nao quero ser a tia da sala, na verdade acho que nem tenho mais cabeça pra estudar. boa sorte com a nova etapa da vida.

    ResponderExcluir
  3. Liss, parabéns!! APROVEITA bastante essa fase gostosa! Qto à idade, tbm acho que aqui no Brasil a regra é começar cedo tbm. Achei bem interessante sua explicação sobre como é o ensino aí, e a diferença de faculdade/graduação!
    Ah, outra coisa, esse segundo tipo de ensino médio que vc explicou, o HAVO, tbm existe aqui no brasil, em algumas escolas públicas. Aliás, há uns 3 ou 4 anos, em MG, eles estavam implementando isso em alguns colégios... não sei como está hoje! rs
    bjossss e saudades demais das nossas conversas!!

    ResponderExcluir
  4. uhuuu parabéns!!! essas dúvidas tem mesmo (compartilho, sou uma velha caloura tb hahaha), mas o q interessa é o benefício depois! boa sorte com os estudos aí! aqui a galera tb entra pra faculdade cedo, só q não tem tanta divisão entre faculdade e universidade (deveria né, mas fazer o q...)

    se eu entendi direito, esse sistema educacional é parecido com o da alemanhã, não? mó complicação! hahahahah

    ResponderExcluir
  5. Oi Liss, eu tenho uma dúvida sobre esse assunto de estudo aqui na Holanda e acho que vc pode me ajudar. É o seguinte: tinha lido/ouvido que para estudar graducacao/mestrado pagando os valores reduzidos que os holandeses pagam, só possuindo a cidadania holandesa ou da Uniao Européia. É isso mesmo??? vc já tem o passaporte daqui? Pensei em fazer mestrado, mas pagar 15.000 euros/ano não dá, mas se eu puder pagar 10% desse valor, como os holandeses, seria uma possibilidade... Te agradeço se puder responder. Bjs, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bem? Então, eu não tenho nem passaporte nem cidadania holandesa mas pelo fato de eu ser casada com um cidadão holandês eu tenho direito à tudo que ele tem direito, inclusive pagar o mesmo tanto que ele pagou pela faculdade. Eu sei que extrangeiros pagam mais que o dobro, mas se vc for casada ou tiver parceria registrada com um holandês vc tem direito às mesmas tarifas que os holandeses têm. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, não sabia dessas possibilidades. Boa sorte para vc também no seu curso. E já dando um pitaco, sugiro vc ir até o mestrado (WO). Ao contrário do Br, pelo que observo do mercado, aqui eles valorizam quem tem o título de MSc. e até a faixa salarial é outra. Bjs!

      Excluir