content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dicas (f)úteis pra cabelos vermelhos.


Nos ultimos seis meses meu cabelo se tornou um assunto corriqueiro no meu dia-a-dia (já vou avisando que este post será sobre cabelo e se for futilidade demais pra você é só clicar no X alí em cima). As pessoas me param na rua pra perguntar sobre minha cor e eu recebo emails e mensagens no facebook diariamente sobre como deixar meu cabelo nesse tom. 

Em outubro de 2011 eu fiz esse post contando as minhas aventuras com meu cabelo. Foi nessa época que eu voltei meu cabelo pro vermelho e tenho mantido-o vermelho desde então. Na época eu passei um tom de vermelho bem discreto pois não queria descolorir o cabelo e nenhum vermelho ficar chamativo em cabelo escuro. De lá pra cá eu fui só intensificando a cor até chegar num vermelho cereja que eu estou amando, mas que dá um trabalho enorme.
Essa era a cor em outubro de 2011, um vinho escuro.
 
Desde agosto de 2012 ele tá assim

Nessa o flash fez o vermelho ficar mais claro.
Então vamos lá, a pergunta mais frequente é como eu consegui chegar nesse tom. Bom, eu sempre tive pavor de descolorir o cabelo, as duas vezes que eu tentei ele ficou todo manchado e sem contar que descolorante frita o cabelo todo. Então eu nunca mais arrisco fazer isso sem ajuda profissional e como eu ainda não enriqueci, retocar a raiz no cabeleireiro com frequência é algo fora de cogitação. Então, depois de muitos meses procurando na internet qual era a melhor solução pra deixar meu cabelo no tom que eu queria sem ter que usar descolorante, eu conheci essa tinta aqui:

No inicio eu usava a cor Red, mas depois eu mudei pra Red Hot porque tava achando a Red muito laranjada. Essa tinta clareia o cabelo sem precisar descolorir. Cabelos castanhos reagem super bem à ela, fica super vermelho já na primeira passada. É necessário usar com água oxigenada (eu uso a da Loreal mesmo pois achei mais seguro não misturar marcas), o que quer dizer que contem sim descolorante na formula. Mas a quantidade de descolorante é segura e não frita o cabelo, fora que se você aplicar direitinho não há riscos de manchar o cabelo. Pra cabelos muito longos ou cheios eu recomendo dois tubos. Aqui na Holanda não vende essa tinta, então eu encomendo do Amazon UK e custa 5 libras por tubo. Existem outras marcas que têm o mesmo efeito, é só procurar no Google pra ver qual é mais acessível. 

Mas essa tinta é só mesmo pra deixar o cabelo super vermelho sem precisar descolorir. Ela não tem uma cor muito bonita na minha opinião, por isso preciso passar um tonificante pra chegar na cor que eu gosto. Eu escolhi usar uma tinta vegetal (ou tinta fantasia) porque não danifica o cabelo e é mais fácil de usar do que as tintas permanentes. Eu escolhi a marca Directions só por conveniência mesmo, só porque é a unica marca que vende numa loja perto da minha casa e todas as outras marcas de tinta vegetal precisam ser encomendadas pela internet (a Holanda é um cocô pra encontrar produtos "alternativos"). Como eu não gosto nem de cabelo laranjado e nem daquele tom magenta meio rosa, eu faço uma combinação de duas cores: 


Então, a minha cor é na verdade uma mistura de três tons, o da tinta Loreal e os dois da Directions, cada potinho de Directions sai por 7 euros e nem vem tanto, então se você tiver como comprar uma outra marca mais acessível, eu recomendo. A segunda coisa que as pessoas me perguntam é como eu faço pra manter a cor, já que vermelho desbota como se não houvesse amanhã. A raiz eu faço a cada dois meses mais ou menos (com a tinta da Loreal). Como dá muito trabalho, eu espero até ter pelo menos uns dois dedos de raiz pra valer a pena. Daí, uma vez por mês eu retoco a cor com a Directions. Como a tinta não prejudica o cabelo, você pode retocar toda semana se quiser, mas aí não vai sair tão barato assim. O melhor de tinta vegetal é que não estraga depois de aberta e pode ser guardada se sobrar. Outra coisa linda é que dá pra misturar no condicionador ou máscara pra cabelos e aí você coloca pigmentos vermelhos no cabelo toda vez que lava a cabeça. E é isso que eu faço, coloco um pouco da minha mistura dos dois tons de Directions na minha máscara e uma vez por semana eu faço hidratação/banho de brilho no cabelo. Assim a cor fica sempre viva e vibrante. Outra dica crucial é usar um bom shampoo pra cabelos tingidos, assim evita um desbotamento desnecessário. E uma dica importante, quanto menos você lavar o cabelo, mais a cor vai durar. Eu lavo meu cabelo no máximo três vezes por semana e se puder eu lavo menos e de preferência em água morna quase fria, água quente ajuda a desbotar mais rápido. 

E a ultima coisa que todo mundo quer saber é como eu mantenho meu cabelo sempre macio, brilhante e não danificado pela tinta. Olha, vou ser bem sincera, a genética ajuda muito, nunca tive problemas com meu cabelo e ele sempre fica do jeito que eu quero sem o menor esforço. Mas como eu já disse, além de lavar com shampoo e condicionador pra cabelos tingidos (uso um da serie Professionals da Wella), eu dou hidratação/banho de brilho toda semana ou a cada 10 dias, depende de como anda meu tempo. Uso uma máscara da Loreal também pra cabelos tingidos, mas mudo frequentemente de marca de acordo com as promoções da drogaria. Depois de lavado, a úncia coisa que uso é uma maravilha chamada óleo de Argan, espalho uma gota generosa nas mãos e passo no cabelo todo e deixo secar naturalmente. Raramente uso sacador, chapinha, gel, spray ou qualquer outro produto ou aparelho quente. Deixo meu cabelo o mais natural possível. E ele seca assim, do jeito que está nas fotos aí em cima. Quando eu era pequena ele fazia caixinhos, mas com o tempo ele foi fazendo cada vez menos caixos e hoje em dia ele faz só umas ondas mesmo. O que eu acho ótimo, pois assisto umas "beauty gurus" no youtube, tipo a Julia Petit, e vejo que elas passam um tempão usando aparelhos e gastando produtos pra deixar o cabelo igualzinho ao meu hahaha. 

Enfim, é isso aí. Espero que agora eu possa simplesmente mandar esse link pras pessoas que me perguntam sobre o meu cabelo, ao invés de ter que explicar tudo de novo praticamente todo dia. Mas se você decidir ter o cabelo com uma cor tão forte assim, existem algumas coisas que você precisa saber:
1) Cabelo vermelho é um hobby, toma tempo, dinheiro e atenção. Tem que ter paciência e gostar de todo o processo. Se alguma dessas coisas não combina com você, é melhor nem começar. 
2) Aprenda a lidar com o fato de que tudo que te pertence vai ficar manchado. O banheiro, suas toalhas, suas fronhas, suas roupas claras, suas unhas, etc. Se chover a cor do cabelo vai escorrer pelo seu rosto e corpo e até seu suor vai fazer as coisas ficarem manchadas.
3) Você vai ter que aprender que todo mundo vai olhar pro seu cabelo e muita gente vai te parar na rua pra falar sobre ele. Tem gente que só olha e segue com a vida deles, outros encaram tanto que você fica até desconfortável. Algumas pessoas te param pra perguntar sobre a cor, outras pra criticar e falar coisas idiotas pra você e outras pessoas te param pra elogiar. Ah, e você também vira ponto de referência, tipo: "Atrás daquela menina do cabelo vermelhão alí". 

Mas se você estiver disposta a conviver com tudo isso, vá com fé porque o resultado é lindo e vale super a pena! Eu estou amando o meu e pretendo mante-lo assim por bastante tempo. Talvez quando eu começar a procurar estágio eu vou ter que procurar um tom mais natural, mas por enquanto eu vou aproveitar meu vermelhão cereja porque eu acho ele lindo! Se quiser mais informações sobre cabelos vermelhos, entre aqui pois foi aonde eu consegui a maior parte das minhas informações. E se divirta mudando sua cor...


7 comentários:

  1. Uso o mesmo óleo de argan, to achando ótimo esse :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, ele é um produto milagroso mesmo. Antes eu usava leave-in, silicone, spray amaciador e mais um tanto de coisa pra ele ficar macio. Mas aí ele acabava ficando pesado e sem movimento por causa do tanto de produto. Agora substituí tudo isso pelo óleo de Argan e tô amando! Não uso mais nada no cabelo depois que lavo....

      Excluir
  2. E qual o nome da cor da primeira foto?!
    Queria um tom assim bem escuro!

    ResponderExcluir
  3. "E qual o nome da cor da primeira foto?!
    Queria um tom assim bem escuro!" ²

    Eu também gostaria de saber...

    ResponderExcluir
  4. Quero o tom da primeira foto! Lindo ! Como faz??

    ResponderExcluir
  5. Qual o tom da primeira foto please?

    ResponderExcluir
  6. Qual o tom da primeira foto please?

    ResponderExcluir