content='786389851402381 property='fb:admins'/>

sexta-feira, 22 de março de 2013

New Girl - muito mais que uma simples sitcom

No inicio do ano passado eu estava procurando novas séries pra assistir com o maridôncio, afinal Hollywood não consegue produzir séries no ritmo em que as assistimos. Acabei lendo um review sobre a nova série New Girl que me deixou interessada. Nunca fui assim grande fã da Zooey Deschanel, mas também nunca tive nada contra ela. Só acho que ela fazia o papel da Manic Pixie Dream Girl com muita frequência (como nos filmes Yes Man e 500 Days of Summer) e isso meio que me broxava em relação à ela. Mas apesar das suas escolhas de papéis no cinema, eu sempre achei ela uma fofa. Mas eu li tanta coisa legal sobre New Girl que resolvi baixar e give it a try. E não é que eu fiquei completamente apaixonada pela série? Sério, acho que foi a melhor descoberta dos últimos anos, junto com Modern Family e Cougar Town.  A série é engraçada, inteligente e faz questão de explorar seus personagens de maneira tridimensional. Fora que não é humor de claquete com risadinhas falsas no fundo. 


Mas o motivo pelo qual eu resolvi escrever sobre a série não é simplesmente pra fazer uma resenha e dizer o quanto eu gosto dela. Até porque isso seria muito injusto com as outras séries que eu também gosto o mesmo tanto ou até mais. Eu vim aqui pra falar um pouco sobre toda a polêmica que está rolando por aí sobre a falta de diversidade étnica em séries de TV. Essa polêmica começou com a popularidade do seriado Girls (que eu achei tão besta, muito provavelmente ainda irei escrever sobre ele agora que a segunda temporada acabou), que tem como cenário a região do Brooklyn em Nova Iorque. A polêmica toda se dá ao fato de que um show passado numa cidade tão diversa como NY não tem nenhum protagonista "de cor" (odeio tanto esse termo, mas não consegui pensar em nenhum melhor pra usar). Essa polêmica desencadeou uma grande análise em relação à outros shows localizados em NY ao longo dos anos. Olha, vou ser sincera, eu não sei até que ponto isso afeta as pessoas "de cor" simplesmente por não ser considerada uma (mesmo sendo latina e pros americanos e europeus eu também faço parte de uma minoria). Mas a verdade é que as minorias quase não tem destaque em programas que não são feitos especificamente pra elas, que quando são, são caricaturas mal feitas. Eu consigo entender bem o quanto isso pode ofender todo um grupo de pessoas que estão sendo reduzidas à uma caricatura. E pra evitar mais ofensas, eu prefiro me abster de tentar analisar o fato. Se você faz parte de um grupo que se sente ofendido por ser representado por caricaturas, por favor, sinta-se livre pra usar os comentários e fazer a sua análise. 

Ao invés de ficar analisando os programas que não incluem pessoas "de cor" ou incluem de maneira irreal e caricaturesca, eu prefiro focar nos poucos que o fazem e fazem direito. E um deles é a série New Girl! A série conta com não só um, mas DOIS dos seus personagens principais de etnias diferentes. 

Winston é um dos três roommates de Jesse (Zooey Deschanel) e ele é negro. Ele aparece em todos os episódios e ao invés de ser o personagem negro da série (o que o tornaria uma caricatura), ele é só mais um dos personagens, sendo um cara normal que passa por problemas e situações normais. Não há nada que aconteça com Winston que não poderia ser vivido por um personagem branco, chines, mexicano, etc. Já estamos quase no final da segunda temporada e até agora só houve um único episódio em que a cor dele foi assunto, mas isso só foi usado pra mostrar como é idiota tentar tratá-lo diferente por causa da cor da sua pele, pois ele é só um cara comum. Por um tempo ele namorou uma menina negra, mas no momento ele está de rolo com uma asiática. Isso mostra que a série também não tem a mentalidade de que negro só namora negro como acontece em outras séries por aí.

A outra personagem "de cor" é CeeCee, que é a melhor amiga de Jess. CeeCee é indiana e é uma modelo bem sucedida. Assim como Winston, CeeCee também é só mais uma personagem, passando por problemas muito parecidos aos que a Jess passa. Lá pra metade da segunda temporada ela começa a mostrar um pouco suas raízes indianas, mas isso tudo é feito de maneira muito natural e real. Eu já trabalhei com indianos e sei que as coisas que são mostradas na série são verdade e não um exagero ou caricatura. *SPOILER ALERT* CeeCee também começa um relacionamento com Schimdt, outro roommate da Jess, que é judeu. Mais uma mostra de que etnias se misturam na série do mesmo jeito que acontece no mundo real. *SPOILER ALERT*

Depois do episódio piloto o personagem Coach foi substituído por Winston.

Além disso tudo, ainda tem a questão da Jess ser uma mulher independente, forte e determinada. Ela saiu de um longo relacionamento que não deu certo e sofreu por causa disso. Mas ela se recompôs e foi viver a sua vida. Ela passa por relacionamentos e encontros sexuais, mas esse não é o maior propósito de sua existência. Ela é inteligente, engraçada, carinhosa e meio bobona. Mas ela também é uma nerd que não deixa de ser feminina e linda. Ela luta pelo que acredita e faz o possível pra fazer diferença no mundo. Depois de anos vendo a Zooey só existir em um filme pra ser o 'love interest' do protagonista masculino, é super legal ver ela sendo a protagonista. E além de tudo, como é a marca da série, Jess é só uma pessoa normal e não simplesmente uma personagem feminina. Ela passa pelos mesmo problemas que os roommates masculinos dela passam. Isso é uma visão que não ocorre com muita frequência em séries e filmes. 

Esses são só alguns dos motivos pelos quais eu amo New Girl. Talvez por eu estar mais próxima da faixa etária dos personagens, eu vejo muita realidade nas situações que acontecem com eles. O jeito que eles lidam com tudo também é muito sincero. Eu honestamente espero que a série ganhe uma longa vida na TV, porque qualidade e talento eles tem de sobra! E ao invés de ficar reclamando dos programas que não te representam e que você não consegue se identificar com eles, que tal parar de dar audiência pra eles e dar uma chance pros que estão fazendo as coisas direito? Eu super recomendo e duvido que você vá se arrepender. A não ser que você não goste de comédias bem feitas e inteligentes :-P


Um comentário:

  1. Eu assisti os primeiros Capítulos de New Girl e gostei muito! No momento estou assistindo Lost ( meu marido é fã) e O.C um estranho no paraíso. Mas minha séria favorita é Smallville ;)

    ResponderExcluir