content='786389851402381 property='fb:admins'/>

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Praga!


Essa semana faz cinco anos que eu e o maridôncio estamos juntos e pra comemorar nós resolvemos passar o feriado em Praga, República Tcheca. Mais pro final da semana vou escrever sobre os cinco anos que passamos juntos, hoje irei escrever somente sobre essa viagem. 

Castelo de Praga
Desde novinha eu sempre sonhei em conhecer Praga. Sempre achei a história e beleza da cidade bem mais interessantes do que cidades como Paris e Roma, por exemplo. Quando mudei pra Europa, conheci várias pessoas que já passearam muito pelo continente que me afirmaram que Praga é a cidade mais bonita daqui. Muita gente dizia que era bem mais romântica do que Paris e que passear por lá era como estar em um conto de fadas. Bom, eu ainda não conheci nem Paris e nem Roma. Na verdade até hoje eu só conheci cidades da Holanda, Bélgica e Grécia. Então não posso confirmar se Praga é realmente mais bonita ou romântica do que outras cidades. Mas posso sim confirmar que andar pela cidade é como estar em um filme da Disney. É tudo muito bonito e mágico por lá. 

Desde que eu casei eu tento planejar essa viagem pra lá. Primeiro não tinha coragem porque não tinha visto, depois não dava porque a grana tava super curta. Finalmente esse ano deu certo! Como a grana ainda tá curta (menos curta que ano passado, mas ainda estamos longe de poder esbanjar), a gente teve que ir de ônibus. Ir de avião sairia mais que o dobro do preço. Compramos um pacote com promoção de ônibus+hotel+café da manhã+guia turístico que saiu super em conta. A viagem de ônibus dura por volta de 15 horas. Pegamos o ônibus em Rotterdam às 6:30 da manhã e chegamos em Praga lá pelas 22h. É realmente de matar, mas era o único jeito que seria possível fazer essa viagem sem ir à falência. O hotel fica bem longe do centro, mas tem estação do metro há poucos quarteirões. O café da manhã era super farto e acabou dando pra fazer uns sanduíches pra levar de almoço e lanche, o que nos ajudou a economizar uma grana. O pacote incluía alguns passeios pela cidade com o guia, mas no primeiro dia os passeios não nos interessavam, então fomos passear por conta própria. Foram ao todo um dia pra chegar lá, dois dias passeando pela cidade e mais um dia pra voltar pra casa. 

Quinta foi só viagem de ida, a gente cruzou metade da Alemanha pra chegar lá. A paisagem é linda, cheia de montanhas e vales, com muitas fazendas e florestas também. Achei tudo bem bonito. Na sexta bem cedinho saímos pra passear por Praga. Estava chovendo canivetes e a gente acabou ficando ensopados mesmo com capa de chuva. Fui uma merda passar o dia todo molhado e com frio, mas mesmo assim foi lindo ver a cidade. Resolvemos que o ideal seria conhecer os lugares fechados primeiro pra tentar escapar da chuva. Então fomos passear pelo complexo do Castelo de Praga. O complexo consiste de uma catedral, o Palácio Real, a Golden Lane, duas capelas lindinhas e algumas exposições de arte. Passamos umas 3h passeando pelo complexo. Apesar de ser tudo tão bonito, foi bem irritante ter que ficar desviando das sombrinhas daquele tanto de turista. Mas só a vista lá de cima já valeu super a pena. 
Castelo de Praga

Castelo de Praga
Castelo de Praga
Castelo de Praga


Entrada pra rua Nerudova
Na descida do castelo a gente passou pela rua Nerudova, que era aonde os nobres moravam na Idade Média. As casas de Praga não tinham numeração até o século 18, então as pessoas pintavam ou esculpiam símbolos na frente das casas pra identificá-las. Como essa rua era nobre, essas pinturas e esculturas são verdadeiras obras de arte. No final da rua Nerudova está a igreja de São Nicholas, que é uma das igrejas mais lindas que já entrei na vida. De lá a gente ficou passeando pela região da igreja até dar a hora de ir pro restaurante/pub. Nesse dia fizemos poucas fotos por causa da chuva. Além do fato de que ambos estávamos completamente encharcados, eu também fiquei com medo da  câmera estragar com tanta chuva. Fora que como mencionei, tinham muitas sombrinhas pra estragar as fotos e também mal dava pra ver alguma coisa à distância por causa da chuva. 
Em frente à igreja São Nicholas

Igreja São Nicholas

Igreja São Nicholas

Igreja São Nicholas

Igreja São Nicholas

Pub mais legal do mundo!
Por volta das 18h fomos à um pub medieval (taverna) pra jantar. Eu recebi a dica do lugar de uma prima e dei uma pesquisada na internet. Sinceramente, foi o melhor pub/restaurante que já fui na vida! Segundo o site, o lugar é o pub mais antigo de Praga e já teve clientes ilustres como Mozart. A construção é super medieval, com mesas de madeira antiga e caveiras no teto. O lugar também só tem luz de velas e chamas, nada de luz elétrica. Todos os dias às 19h eles têm um show medieval que dura 3h com dança, musica, jogos, etc. A comida é boa e barata e a cerveja é servida em canecas de meio litro. Foi super divertido e não gastamos nem 25 euros por pessoa lá. Nunca mais vou me esquecer dessa noite!
Pub mais legal do mundo!
























!








Old Town Square
No dia seguinte resolvemos seguir o programa do nosso guia turístico pra conhecer melhor a cidade e saber mais sobre a história local. O tempo estava bem melhor, só houve alguns momentos com garoa mas permaneceu seco quase o dia todo. Nesse dia passeamos muito pela parte mais antiga da cidade (Old Town, do outro lado do rio) e fizemos muitas fotos. Passeamos também pela Charles Bridge e conhecemos o Kampa Park e no final do dia fomos convidados a jantar no restaurante indicado pelo guia. Bom, esse restaurante já foi uma decepção. A comida era muito ruim, o serviço pior ainda, o lugar frio e feio e tudo era mais caro do que na noite anterior. Odiamos! Mas depois do jantar o guia nos levou pro complexo do castelo (que é no alto de uma montanha) para podermos ver as luzes noturnas da cidade. Depois fomos passear por partes residenciais que têm muita história com a Segunda Guerra Mundial. Esses dois passeios compensaram pelo jantar meia-boca que tivemos. 

Old Town Square
Astronomical Clock
Opera House









Powder Tower
Entrada Charles Bridge
Charles Bridge
Charles Bridge



Charles Bridge
Charles Bridge















Praça do Mercado
Kampa Park
Kampa Park

No dia seguinte depois do café da manhã, voltamos pra Holanda. De novo uma paisagem linda através da Alemanha e de novo um dia inteirinho de viagem. Praga foi um sonho realizado! Uma cidade linda e romântica que nem a chuva e um restaurante ruim conseguiram estragar. Eu recomendo pra todos que gostam de história, arquitetura antiga e coisas bonitas. Também recomendo pra quem gosta de música erudita, ópera e balé, pois nunca vi tantos anúncios pra concertos na minha vida. Eles têm até um teatro em homenagem ao Mozart. Eu me apaixonei com a cidade e certamente voltarei mais vezes...
ópera Don Giovanni interpretada por marionetes!
Queria tanto vê-la ao vivo :(
Monumento em homenagem à Mozart
Pra quem quiser ver mais fotos, é só clicar aqui

2 comentários:

  1. Parabéns pelos 5 anos juntos. E pelas fotos q vc postou Praga parece ser bem mais bonita que Paris. Ano passado fui à Paris e sinceramente não vi nd demais, a única coisa que salvou foi o Louvre que é realmente lindo.

    ResponderExcluir
  2. Vcs nao poderiam ter escolhido lugar melhor! Já fui em Praga 2 vezes e voltaria uma terceira vez porque amo de paixão!!!! Que bom que vcs tenham aproveitado! Na segunda vez que fui tbm estava chovendo, mas tá valendo.. era bonito do mesmo jeito!!! =)

    ResponderExcluir