content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Bandas que mais marcaram minha vida - The Gathering e Anneke van Giersbergen

Já contei aqui algumas vezes que o ano 2000 foi um ano de muitas descobertas musicais na minha vida. Nesse ano descobri várias bandas de metal com vocal feminino. Nesse post eu falo sobre a grande influencia que a banda holandesa After Forever teve minha vida. Junto deles tem mais algumas bandas que tiveram a mesma importância pra mim, entre elas Within Temptation, Lacuna Coil e The Gathering (de todas essas bandas só o Lacuna Coil não é holandês). Na época ainda não havia definição pra essas bandas, umas eram consideradas metal melódico, outras doom metal, algumas gothic metal e a maioria eram chamadas de symphonic metal. Hoje em dia essas bandas são conhecidas como Female Fronted Metal. Cada uma dessas bandas tinha (ou ainda tem) algo que me influenciou profundamente e no caso do The Gathering a influência veio claramente da vocalista deles, a Anneke van Giersbergen. 

Strange Machines ao vivo em 1996 no festival Pinkpop

Eu conheci o The Gathering num álbum de coletâneas metal que venho numa revista, no álbum tinha a musica 'Strange Machines' e eu fiquei imediatamente apaixonada por eles. Pouco tempo depois um amigo me deu o álbum 'Nighttime Birds' e eu simplesmente não conseguia parar de ouvir aquelas músicas. As melodias eram cativantes, os instrumentos eram extremamente bem executados e os vocais eram inexplicavelmente supremos. Aquela voz, aquela técnica, aquele vibrato, aquela emoção toda. Eu estava apaixonada pelas musicas 'On Most Surfaces', 'Third Chance' e 'Shrink'. A vocalista Anneke van Gierbergen tinha me conquistado completamente!

Nessa época a banda ainda se classificava como doom metal, depois de um tempo procurando mais coisas deles eu descobri que eles tiveram um vocalista masculino antes da Anneke, eu até procurei umas musicas antigas pra ouvir mas não curti muito. Aliás o primeiro álbum com a Anneke, o 'Mandylion' (Nighttime Birds é o segundo álbum com a Anneke) também não me agradou por completo, só gostei de algumas musicas. O terceiro álbum com ela foi o 'How to Measure a Planet?' e foi aí que a banda começou a transitar do doom metal pra um metal/rock mais alternativo. Essa também foi a época em que a banda começou a ganhar mais visibilidade internacional, principalmente na América Latina. Eu continuei seguindo o trabalho deles e cada dia ficava mais apaixonada pelas musicas que eles faziam e pela voz da Anneke. Eles foram se afastando cada vez mais do metal e ficando mais alternativos. O meu álbum preferido vai sempre ser o 'Souvenirs', mas 'If Then Else' também tem um lugarzinho especial no meu coração. 
Liberty Bell do álbum "How to Measure a Planet?"

Após a turnê pra promover o álbum 'Home', Anneke anunciou que deixaria a banda. Os fãs enlouqueceram e ninguém aceitou a noticia com o coração aberto. Em 2008 a banda anunciou uma nova vocalista, a norueguesa Silje Wergeland. Com ela eles já lançaram três álbuns, o 'West Pole', 'Disclosure' e 'Aterwords'. Essa nova fase é bem mais experimental e até mesmo um pouco psicodélica. A Silje é uma ótima vocalista e a maioria dos fãs estão contentes com a entrada dela pra banda. Enquanto isso a Anneke continuou sua carreira lançando vários álbuns com sua nova banda Agua de Annique e participando de inúmeros projetos com vários músicos espalhando pelo mundo.  
You Learn About It do álbum Souvenirs

Eu continuo extremamente fã da Anneke e acompanho sua carreira solo com muito carinho, já fui à cinco shows dela. Continuo gostando muito de The Gathering, apesar de essa nova fase não ter o mesmo significado pra mim quanto a fase com a Anneke tinha. Até então só tinha visto um show deles em 2011 e achei a Silje muito boa ao vivo também. Infelizmente nunca tive a oportunidade de ver um show do The Gathering com a Anneke nos vocais. Mas isso tudo mudou no ultimo domingo, 09 de novembro!
Anneke van Gierbergen - Take Me Home

No ultimo domingo a banda comemorou 25 anos de existência e fizeram um show super especial com todos os ex-vocalistas. Foi uma experiencia linda demais. Passei praticamente seis meses na expectativa, conheci gente que estava vindo do Canadá, EUA, Brasil, Russia e outras partes do mundo só pra ver esse show. Quando eles tocaram a primeira musica com todos os vocalistas em cima do palco eu cheguei a chorar de emoção. Também fiquei emocionada quando vi a Anneke cantando musicas super nostálgicas. Em vários momentos eu me senti com 15 aninhos novamente, ouvindo musicas que marcaram tanto a minha vida sendo cantadas pela formação daquela época. E o mais impressionante foi ver a reação do público à cada uma dessas musicas nostálgicas. 
The Gathering - Saturnine, com todos os vocalistas no ultimo domingo. 

Depois do show os membros da banda foram dar autógrafos e tirar fotos com os fãs que ficaram. Mesmo com tanta gente urubuzando cada um deles em momento algum eles perderam a paciência e a doçura com ninguém. Foi um carinho tão extremo que eu me senti acolhida e especial. Nunca imaginei que pudesse ser tão bem tratada por musico nenhum. Eles passaram mais de duas horas dando atenção pra todo mundo que pediu. Eu finalmente realizei meu sonho de tirar fotos com a Anneke, ela brincou que ia roubar meu vestido. Sempre rindo, sempre simpática, ela até reconheceu vários fãs que seguem a carreira dela. Tudo muito mágico! 
Eu com cara de boba alegre ao lado da Anneke

Não consigo parar de ouvir The Gathering desde domingo e acho que estou com uma mistura de êxtase perpetuo com depressão pós show. Já fui à tantos shows na vida e nunca me senti assim depois de nenhum. Não sei explicar, só sei que tenho muito orgulho de ser fã e ter sido tão influenciada pelo The Gathering e a vocalista mais perfeita de todos os tempos, Anneke van Giersbergen....

Nenhum comentário:

Postar um comentário