content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quarta-feira, 9 de junho de 2010

ReVamp's CD Release Party - 04/06/10 no Bibelot em Dordrecht

Pra quem não conhece, Floor Jansen foi vocalista da banda holandesa After Forever por quase quinze anos de sua vida. Ela entrou pra banda com apenas 16 anos e cresceu profissionalmente até se tornar um ícone da cena metal. Ao contrario da maioria de vocalistas femininas no metal, Floor se dedicou a estudar todos os estilos de canto, do pop ao rock, do clássico ao rasgado. Tornando-se assim a mais versátil de todas. Sua voz é doce e poderosa e ela é considerada por muitos a melhor vocalista do metal!

Eu conheci o After Forever no inicio de 2000 através de um amigo que tinha acabado de voltar de um intercambio na Noruega. Esse amigo trouxe vários cds de bandas que estavam iniciando na epoca como Nightwish, Within Temptation e After Forever. Foi amor a primeira ouvida por essas bandas e até hoje eu ainda gosto de algumas delas. Logico que no decorrer da década inúmeras outras bandas com vocal feminino surgiram ao redor do mundo criando-se assim um sub-gênero do metal chamado Female Fronted Metal. O estilo se popularizou quando a banda americana Evanscence se tornou uma explosão na mídia. 

 A maioria dessas bandas nunca me chamaram a atençao, outras eu virei fã logo de cara. After Forever era só uma bandinha gótica na minha opinião, não me chamava a atenção. Em 2001 veio o álbum Decipher que ainda não era algo que me agradava 100%, mas ja era uma luz no fim do túnel. Apos a tour deste álbum, o guitarrista e principal compositor Mark Jansen (que não é irmão nem parente dela) deixou a banda e formou uma porcaria chamada Epica. Com a saída de Mark e a entrada de Bas Maas em seu lugar, a banda tomou um novo rumo e se tornou uma das minhas favoritas. Ele partiram mais pro lado heavy metal sinfônico e deixaram a bobagem gótica de lado. Nisso eu que já achava Floor Jansen uma super cantora, me apaixonei ainda mais por ela. Em 2005 e 2006 eu tive a oportunidade de vê-los ao vivo no Lapa Multishow em Belo Horizonte. Dois shows fantásticos que deram um banho em qualquer outra banda com vocal feminino que eu já tinha visto. Nisso eu decidi que ia estudar muito pra ser tão boa cantora quanto a Floor (como se isso fosse possivel). Foi depois de ler sua biografia no site oficial da banda que eu decidi que iriar morar na Holanda e estudar na mesma faculdade que ela estudou, a Rockacademie e quem sabe até ter umas aulas preparatorias com a propria Floor. Afinal quando ela nao está em tour com a banda, ela é professora de canto sua cidade na Holanda. Dois anos depois do ultimo show do After Forever em BH, eu ja estava morando na Holanda e o que aconteceu de lá pra cá vcs podem ler nos outros posts do blog. Mas resumidamente, Floor foi o principal motivo de eu ter vindo morar aqui e é por causa dela que eu não desisto perante as varias dificuldades que tenho encontrado pelo caminho.

No inicio de 2008 a banda After Forever anunciou que daria uma pausa de um ano pra recuperaçao de uma ataque de estresse do guitarrista  e ex-namorado de Floor (com quem ela teve um relacionamento de 10 anos), Sander Gommans. Durante esse ano, Floor trabalhou em varios projetos, fez apresentaçoes com um quarteto de cordas e continuou estudando e aprimorando suas tecnicas de canto. Em 2009 a banda anunciou seu fim, ja que os membros nao estavam mais na mesma sintonia quando voltaram da pausa. Isso deixou Floor devastada, afinal After Forever era algo muito importante na vida dela. Isso a fez rever todos seus conceitos e valores na vida e parar pra pensar no que ela realmente queria fazer dali pra frente. No final de 2009 Floor anunciou sua nova banda ReVamp, lançou um website e contou que ja estava bem adiantada no processo de composiçao do primeiro album. Album este que foi lançado no final de maio de 2010. No dia 04/06/2010 foi a festa de lançamento do album na casa de show Bibelot na cidade de Dordrecht na Holanda. E eu tive o prazer de estar presente e ter assistido esse show fantastico. É sobre isso que eu vou falar agora depois dessa longa introduçao....

O local é pequeno creio que deve caber entre 200/250 pessoas (não encontrei informações oficiais sobre tamanho do local) e estava bem cheio, tinha no minimo 150/200 pessoas lá, não mais do que isso também. O publico era bem variado, desde goticozinhos bizarros até pessoas vestidas normalmente.
O show começou com o Red Limo String Quartet (o mesmo quarteto que acompanhou Floor durante a pausa do After Forever) tocando algumas musicas famosas como Roxanne do The Police. Apos umas 4 musicas, Floor se juntou a eles pra uma apresentaçao acustica de alguns classicos do After Forever. Nessa apresentaçao foram tocadas Monolith of Doubt seguida por My Plegde of Allegiance. Logo apos as  baladas Lonely, Cry With a Smile e Strong. Finalizando com a longa Dream Flight. Então uma pausa de uns vinte minutos foi dada antes da banda subir ao palco.

A banda começou com a bombástica Here's my Hell. E com isso eles já começaram provando o quanto estando bem entrosados e ensaiados. Logo após veio uma mais melódica, All Goodbyes Are Said da trilogia In Sickness 'Till Death Do Us Part. Aí foi a vez de Fast Forward, uma das varias musicas que contam sobre os sonhos destruídos de Floor quando After Forever terminou. Então veio Break, que também fala sobre de sua dificuldade lidar com o fim de sua antiga banda, só que essa musica usa e abusa dos agudos perfeitos de Floor. Depois veio Million, outra musica falando sobre tempo entre o final do After Forever e o inicio do Revamp, só que dessa vez ela abusa dos corais e nos faz lembrar de algumas musicas de sua antiga banda. Kill Me With Silence é uma das minhas preferidas do álbum. 

Então foi a hora do convidado especial, Russell Allen vocalista da banda de metal melódico americana Symphony X, que aparentemente não é muito popular aqui na Holanda. Ele foi convidado especial no álbum, na linda balada Sweet Curse e aceitou o convite de Floor pra cantar no show de lançamento do cd. Só que na verdade ele foi um pouco decepcionante, pois ele parecia levemente bêbado e errou a letra varias vezes. Não sei se ele estava mesmo afim de fazer o show, acho que ele estava mais interessado numa noitada em Amsterdam.

Face Your Demons é um dos maiores clássicos do After Forever e é a minha musica preferida da banda. Floor cantou a musica com uma tiara de chifrinhos e fez varias gracinhas no palco. Confesso que foi estranho ver uma musica que é a cara do After Forever sendo tocada por um bando de caras que ainda me são estranhas. 

Voltando ao ReVamp, as musicas seguintes foram Under My Skin e  I Lost Myself, baladinha clichê sobre a jornada de se reencontrar depois do final do After Forever. Disdain é mais uma da a trilogia In Sickness 'Till Death Do Us Part. The Trial of Monsters é a minha preferida do álbum, algo no jeito da Floor cantar me lembra as bandas de hard rock dos anos 80.

Então foi a hora do polemico cover de Bad Romance da Lady Gaga, algumas pessoas adoram o fato da Floor fazer um cover de algo tao pop, outras pessoas já odeiam com todas suas forças. Eu acho meio falta de originalidade, tanta musica pop, inclusive da própria Gaga pra se fazer cover, tem que escolher logo a que pelo menos uns oito artistas holandeses já fizeram uma versão? Essa é a minha preferida, Caro Emerald, transformar pop em jazz/polka é mais difícil do que metal. Bad Romance nem é a musica mais legal da Gaga, mas enfim, o cover ficou bem feito e legal, mas eu ainda acho que não foi uma boa escolha.

Entao foram tocadas mais musicas do ReVamp, No Honey For the Damned com suas notas impecáveis e Head Up High que é o primeiro single da banda e foi a primeira musica que Floor aprensentou ao publico mesmo antes de estar terminada. E assim a banda se despediu rapidamente do publico e saiu do palco.

Então o quarteto Red Limo voltou ao palco e a banda retornou com eles, assim eles tocaram Energize Me, hit do ultimo cd do After Forever. Com essa musica a galera foi a loucura! O show foi encerrado com Disgraced, outra musica da trilogia In Sickness 'Till Death Do Us Part.

Assim foi finalizado o lançamento do primeiro show do ReVamp e o primeiro show deles que eu tive a oportunidade de ir. O show em si foi maravilhoso!! Mas musicas ainda não me agradam 100%, tirando as que eu comentei. Eu acho tudo muito repetitivo e com aquela sensação de faltar algo no álbum. O cd  não soa como se estivesse pronto, soa como uma grande demo. E Floor por vezes parece se perder no meio de tanta técnica adquirida.
Mas mesmo assim eu saí do show com a sensação de felicidade, saber que a minha cantora preferida não desistiu e continua lutando por seu espaço e mostrando seu talento. E eu tenho a esperança de que no próximo álbum a banda vai ter mais clareza de seu caminho e vai fazer um álbum mais concreto. De qualquer maneira eu vou continuar apoiando a Floor não importa o que ela faça com sua musica!

Todos os videos que eu fiz do show você pode encontrar no meu canal do youtube. E até o Graspop onde vou poder ver a banda tocando novamente....

Nenhum comentário:

Postar um comentário