content='786389851402381 property='fb:admins'/>

terça-feira, 8 de junho de 2010

PinkPop!!!

Ufa, que correria essas ultimas semanas, nem tive tempo de vir aqui atualizar meu querido blogzinho. Aí vai o prometido post sobre o festival PinkPop:

28, 29 e 30 de maio --> meu primeiro grande festival europeu: PINKPOP!!!
Como descrever uma experiencia tao maravilhosa? Vou tentar começar do inicio entao. 

Sexta-feira - Chegamos à Landgraf em Limburg (provincia do sul da Holanda ja na fronteira entre Belgica e Alemanha) por volta de 11:30 da manha. O camping ja estava totalmente cheio, rodamos uns 40 minutos só pra encontrar um lugar pra colocar nossa barraca. Infelismente nao conseguimos nenhum lugar longe dos banheiros, mas ainda bem os banheiros eram lavados a cada manha e nao federam tanto. Depois de mais ou menos uma hora montando a barraca, fomos assistir ao primeiro show: Epica. 
O show nao teve mto ibope e as pessoas começaram a sair pra comer algo, ja que ja passava das 13h. Na verdade a banda é mto fraca e a presença de palco é quase nula, eles simplesmente nao interagem com a galera e na Holanda é mto importante que vc tenha carisma em cima do palco, senao ja era! Sem contar que as musiquinhas deles sao pra pré-adolocentes que curtem quartos escuros e ideias de suicidio (eu assumo que ja fui assim um dia, log time ago...)


Depois do Epica, vieram algumas bandas que nao conheço ou que conheço mto pouco. The Opposites é um grupo de Rap e Hip Hop da Holanda que eu particulamente acho mto ruim!!! Sungraze foi mto psicodelico, voltando aos anos 60 e 70 e sinceramente eu acho um saquinho hahaha.


 Depois veio Kasabian, banda britanica de dance rock. A banda é legal e animou bem a galera, eu só conhecia algumas musicas portanto nao prestei tanta atençao no show. Achei a musica deles mto semelhante ao The Killers (banda que eu acho o maximo!) e pouco criativa. Mas enfim, o primeiro show legal de verdade do dia, foi bom pra entrar de vez no clima do festival.


Apos Kasabian teve The Black Box Revalation, banda estranha mas até bem legal....nao conhecia a banda. Entao veio a banda que eu mais queria ver no primeiro dia, Motörhead!!!
Quem me conhece sabe que esse é o tipo de musica que eu mais gosto. E esses caras sabem faze-la mto bem! Tudo bem que o Lenny nao é lá um bom vocalista, ele nem ao menos lembra o nome ou a letra das musicas, fora que é feio de dar medo. Mas isso é o simples, puro e direto metal! E eu amo!! Sem contar que a galera quase foi à loucura com eles, foi a primeira vez em dois anos e meio que eu vi gente holandesa morchando em um show hahaha


Depois deles foi a vez de escolher entre Gossip (que eu nao suporto) ou Paolo Nutini, um britanico que vem ganhando varios premios e boas criticas. Entao fomos lá ver o que ele tem de tao especial, e na minha opiniao ele nao tem absolutamente nada de especial! Nao canta direito, as musicas sao um caos, uma zona, a banda nao é la gandes coisas....uma decepçao...

Entao era a hora do tao esperado show de encerramento do primeiro dia de festival: Rammstein.
Eu nunca fui fã de Rammstein, achava algumas musicas legais e só, nunca tive a menor vontade de ve-los ao vivo nem nada do tipo. Mas quando eu fiquei sabendo que eles tocariam no Pinkpop eu pensei; "porque nao? afinal o show tem fogos de artificio pra caramba e ao vivo as musicas devem soar mais pesadas do que nos cds." Mero engano. O show ja começou errado porque eles colocaram uma bandeira gigante da Alemanha em frente ao palco. Se vc conhece ao menos um pouco de historia vc sabe que a Holanda foi um país super prejudicado na segunda guerra e portanto eles ODEIAM a Alemanha e tudo que vem de lá. Se vc colocar a bandeira de qualquer outro país aqui eles vao achar super legal, mas nao da Alemanha. Enfim, o show começou e de cara a gente ja percebeu que a banda está mto mais preocupada com que o publico vai ver do que o que irão ouvir (o que é ridiculo ja que o principal de um show é a musica, efeitos especiais sao só completmenteos e nunca deveriam ser a atraçao principal). Nao que a banda nao seja boa, pelo contrario, eles performam as musicas identicamente ao que está nos cds, mas isso nao é suficiente. Em momento algum o vocalista abre a boca pra falar um A que seja com a plateia e nao existe espaço nenhum pra improvisaçoes por causa dos fogos. Falando em fogos, esses sim sao um show à parte, super bem produzidos e realmente enchem o vazio que a musica deixa. Só sei que lá pela metade do show eu vi pessoas começando a ir embora, definitivamente o show nao foi bom o suficienten pra segurar o exigente publico holandes. 

Sabado - Acordamos depois de uma noite mal dormida na barraca por causa do frio e de pessoas que ficaram fazendo farra no acampamento até o raiar do dia. Falando em acampamento, este parecia um campo de refugiados de guerra. E olha que eu eles tinham 3 areas de camping e todas estavam completamente lotadas! Eu nunca tinha visto nada parecido na minha vida!
 E o dia começou bem priguiçoso e devagar, afinal o sol tava brilhando e o verão mostrando sua face com seus 17 graus (sim isso é calor pros padroes holandeses). Entao ficamos relaxando na grama esperando os shows começarem
















O primeiro show do dia foi Moke  com a Metropole Orkest. Moke é uma banda de poprock holandesa que faz algo entre Oasis e The Killers, eu particulamente acho super legal, mas ja encheu essa historia de misturar rock com orquestra. Ja virou clichê e aqui na Holanda essa Metropole Orkest toca com tudo quanto é banda de rock/metal, afff

Depois de Moke a gente foi comer algo pois nenhuma das duas opçoes que tinhamos nos agradava. Depois veio uma banda caotica holandesa mto engraçada chamada C-Mon & Krypski, rí até com a performance deles. 



Depois foi a vez do Mando Diao, mais uma banda de poprock dançante que animou a galera mas que nao fez mta diferença pra mim....




Logo apos eu finalmente pude conferir minha cantora holandesa preferida no momento: Caro Emerald . Caro é uma cantora de jazz/swing que se formou no conservatorio de Amsterdam e se tornou sensaçao na Holanda no inicio de 2009. Com seu estilo vintage e sua voz de veludo ela vem conquistando todos os que escutam sua musica. O show dela foi na tenda, que ficou simplesmente muito pequena pra ela e estava completamente lotada!! Podem esperar que ano que vem ela vai cantar no palco principal. Uma pena que algumas semanas atras ela caiu de um cavalo e está com a coluna imobilizada, portanto nao pode se movimentar livremente pelo palco, mas isso nao a impediu de levar a galera a loucura com seus hits. Eu amei e mal posso esperar pra ve-la novamente no AppelPop em setembro.

Depois da Caro Emerald veio um show entendiante e sem inspiraçao do Editors. Mais uma banda britanica que faz um som pop rock dançante nada original. Bom momento pra comer algo hahaha. Depois veio a sensaço John Mayer, que nao é bem o estilo que me agrada (singer-song writer) mas foi um showzinho bacana, a galera cantou as musicas e se divertiu, otimo show pra recuperar as enerigias pro encerramento de sabado. Que foi ninguem menos que uma das minhas bandas preferidas desde 1993: Green Day!

Sim, assistir a um show do Green Day era um grande sonho meu desde novinha, mais de quize anos de espera e nunca tive a oportunidade de ve-los ao vivo, até esse dia maravilhoso! Nao existem palavras pra eu conseguir discrever um show tao perfeito! O puro e cru punk rock como só eles sabem fazer, com direito a brincadeiras, mini covers de musicas nada a ver, e fãs subindo ao palco pra tirar fotos com eles, fazer palhaçada e até cantar. Isso mesmo, na musica Longview, o vocalista Billie Joe perguntou quem sabia a letra, aí ele chamou uma garota e entregou o microfone pra ela e a deixou cantar a musica enquanto ele segurava a mochila dela, na segunda parte da musica ele chamou um carinha com cabelo verde pra cantar até o final da musica, assista ao video pra saber do que estou falando. Foi realmente o melhor show de todo festival! e nunca mais vou esquecer esse momento maravilhoso! Entrou definitivamente pro meu top 5 de melhores shows que ja fui na vida. O melhor é que em duas horas e meia de show eles souberam balancear perfeitamente entre classicos da banda, musicas novas e brincadeira. Todos os hits mais famosos foram tocados. Duvido que algum fã da banda tenha se decepcionado com o show.

Domingo - Mais uma noite mal dormida e mais um dia que começou bem devagar. Nesse estagio do festival vc nao sabe se tá feliz ou triste por ser o ultimo dia. Este era o dia com o melhor line up durante a trade e com um encerramento que prometia abalar todas as estruturas. O problema era a chuva, o tempo estava horrivel e choveu praticamente o dia todo, e chuva num lugar desse significa mta, mas mta lama. Nojo puro, afff
Começando com uma banda britanica ruim pra caramba, The Maccabees. Um bando de nerd com umas roupas ridiculas e uma musica pra fazer um dinossauro cair no sono. Depois mais um singer-song writer britanico Jon Allen, que é engraçadinho mas um pouco entediante. 


Entao foi a hora da banda de metal que eu nunca ouvi falar Danko Jones. Tanto o som quanto a atitude dele sao descaradamente parecidos com Metallica, mas mesmo assim a galera agitou e gostou mto, acho que eles voltarão mais vezes.





Depois veio a esquisita Kate Nash, com sua maquiagem TODA borrada, musicas sem o menor nexo e uma voz de alguem que claramente nao sabe cantar, ela tem um monte de fãs no universo da musica alternativa. Assim como a outra britanica Florence and the Machine que tbm tocou no festival, mas depois do desastre Kate Nash eu nem me dei ao trabalho de ir lá essisti-la.


Depois do cocô que é a Kate Nash, era hora de musica boa de verdade com uma vocalista que canta bem pra caramba e tem um presença de palco de der inveja à mtos marmanjos: Skunk Anansie
Skunk Anansie é uma banda britanica de heavy rock que foi mto grande nos anos 90. No inicio dos anos 2000 a vocalista Skin deixou a banda pra seguir carreira solo. Mas sua carreira nao foi tao bem sucedida quanto a banda e em 2009 eles retomaram suas atividades. Esse foi o primeiro show oficial desde que a banda retornou e foi um show pra entrar pra historia, nao teve uma unica pessoa que nao delirou quando Skin foi cantar no meio da plateia (video aqui). Eu que só conhecia a banda pelos hits, virei super fã depois desse show. Eu acho que essas princesinhas/fadinhas/dondoquinhas do metal (como a Simone Simmons do Epica) deviam todas pegar umas aulas de presença de palco com a Skin, isso sim é rock de verdade!

Depois da explosao do Skunk Anansie, era hora de uma grande lenda do rock, Slash! O show tava tao lotado que eu só consegui acompanhar atraves do telao. A banda que Slash escolheu pra acompanha-lo nessa tour do album solo é maginifica. O cantor Myles Kennedy (vocalista do Alter Bridge) roubou a cena e fez todo mundo ir a loucura. Quando foram tocados hits do Guns and Roses e do Velvet Revolver, ficou claro que vocalistas posers como Axl Rose e Scott Weiland sao totalmente desndecessarios quando se trata de cantar bem e fazer a galera delirar.
Mika seguiu a bomba que Slash lançou. Se tem um artista pop que eu admito que gosto, este é o Mika. O cara canta maravilhosamente bem, as musicas sao super bem feitas e agitadas e a banda é uma obra prima! O que ele faz com a galera num show de pop poucas bandas de rock conseguiram. Ele é realmente um artista completo e eu recomendo a todos ir assistir a um show do Mika, eu juro que vc nao vai se arrempender.


Apos o Mika foi a hora do Pixes, banda de rock alternativo dos anos 80 que nunca me chamou a atençao, só assistimos a um pedaço do showzinho meia boca deles e fomos comer. Depois foi a hora da explosao pop americana Pink. 
Pink fez tantas exigencias que acabou prejudicando sua performance. A mesa de som precisou ser movida de ultima hora pra que ela pudesse fazer suas peripercias no palco e isso afetou o som, que nao saiu direito e por isso a galera nao a ouviu bem e o show foi um fracasso. Pink é uma das poucas cantoras pop americanas que realemente  cantam ao vivo e que tem uma banda de verdade acompanhando-a. Mas isso nao significa que as musicas sejam boas. Ela canta rasoavelmente bem e recebe mta ajuda das baking vocals (eu acho que sem elas Pink nao seria capaz de fazer shows ao vivo). Mas mesmo com uma banda copetente ao vivo, nada salva suas musicas pop plastificadas. Sua atitude pseudo rock'n'roll tbm nao ajuda. As coreografias com as bailarinas sao infantis. Nem os hits mais conhecidos fizeram a galera animar. O unico ponto alto do show foi quando ela, segurada por cabos, começou a voar por cima do publico (videou aqui), mas isso já era a ultima muisca. Enfim, eu acho que um show da Britney Spears seria muito pior, mas isso nao faz da Pink uma boa artista e mto menos original, ela é só mais uma no meio de mtas que fazem exatamente a mesma coisa. 

O ultimo show do festival foi The Prodigy. Banda que ja estão fazendo tour pela Europa por dois anos sem parar. Eu até acho Prodigy super legal, mas assistir a uma hora e meia deles cansa. As musicas ficam um pouco repetitivas e a energia deles ja está um pouco drenada após uma turne tao longa. Talvez se eu estivesse sobre influencia de alguma substancia alucinogica eu iria amar o show de inicio ao fim, mas este nao era o caso. E a sensaçao que tive foi de nao ser só eu achando o show um pouco morto pois, tirando quando eles tocaram os hits, o povo nao animou muito. Mas na hora dos hits da banda, aí sim nao tinha um que ficasse parado. 

Depois do Prodigy voltamos pro acampamento pra mais uma noite mal dormida, ainda bem que era a ultima! Toda a lama e barro foram deixados pra tras na segunda de manha, quando voltamos pra casa. Logico que limpar tudo e colocar a barraca pra secar deu mais trabalho do que imiginei, mas tudo valeu mto a pena e eu nao me arrependo de nada, faria tudo igualzinho novamente se fosse possivel.

E esse foi o fim de uma experiencia fantastica. Meu primeiro grande fesitval europeu. Nunca vou me esquecer deste verao. Sabado agora tem o Beeckestijnpop, festival gratuito onde vou finalmente poder ver Juliette Lewis e no final do mes tem Graspop, festival de rock/metal em que tbm vou acampar e realizar o sonho de ver Aerosmith ao vivo!

Fique ligado pro review do show do lançamento do primeiro cd do ReVamp. Até logo.

Acessem meu YouTube Channel pra mais videos de todos os shows e festivais que eu já fui desde que cheguei aqui, em abril 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário