content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aprendendo holandês....

Pra quem sem lembra em setembro de 2008, praticamente dois anos atrás, eu comecei a estudar holandês. Vc pode saber mais sobre a experiência da primeira aula aqui. De lá pra cá muita coisa aconteceu e por causa disso eu só consegui fazer um curso bem básico da língua. Portanto eu nunca soube exatamente em qual nível eu estava na língua. Eu continuei estudando por conta própria e praticando com a família do meu marido e em várias ocasiões do dia-a-dia. Mas mesmo assim eu ainda não achava que seria suficiente pra chegar ao meu objetivo de ir pra faculdade ano que vem.

Alguns meses atrás eu entrei em contato com a escola de holandês aqui na Bélgica pra ver se existia a possibilidade de voltar a estudar durante o verão (já que eu não poderia viajar), mas os novos cursos só começariam em setembro. Então foi marcado um teste em agosto pra descobrir precisamente o nível em que eu estou na língua e e poder entrar pro curso correto pro meu nível.

Eu estava esperando estar no nível A2 pronta pra ir pro B1 (se vc não sabe o que isso significa, clique aqui), mas pra minha surpresa eu já passei do B1 e vou começar o B2 agora em setembro. Foram mais de 2 horas de teste pra confirmar que disciplina e dedicação são suficientes pra se atingir um objetivo, e o fato de ter menos de dois anos e meio que eu moro por aqui e menos que dois anos que eu estou estudando a língua não são desculpa pra eu não atingir esses objetivos. Não é pra me gabar, mas eu conheço gente que mora aqui a muito mais tempo que eu e não têm metade dos conhecimentos que eu tenho na língua, algumas dessas pessoas não tem nenhum conhecimento da língua. E eu acho isso um absurdo, afinal de contas além de falta de respeito com as pessoas do país, ainda tem o problema da dependência que não nos deixa nunca se sentir em casa e ser pra sempre uma estrangeira. 

Tudo bem, eu entendo que a língua é chata, feia e inútil pras pessoas que não pretendem morar aqui por muito tempo. Eu também sei que é muito fácil se escorar no inglês, já que praticamente todo mundo fala a língua muito bem. Mas depois de um certo tempo morando aqui, as pessoas começam a perder a paciência de ficar falando somente em inglês contigo. E aí começam as irritações e indisposições com a familia do namorado, marido, etc....Afinal, depois de um certo tempo, as pessoas só vão conversar em inglês se estiveram falando diretamente contigo, mas não quando estiverem falando entre elas. Aí dá aquela impressão de que estão falando sobre você, o que força o seu marido (or whatever) a ficar traduzindo tudo o tempo todo e não conseguir se divertir com a família e amigos pois tem que ficar tomando conta de ti. Afinal alguém consegue imaginar um estrangeiro ir morar no Brasil e mesmo depois de 5, 6 anos morando lá morando ainda não saber falar português? Claro que no Brasil o acesso a pessoas que falam inglês é bem menor, mas mesmo assim todos achariam um absurdo o carinha ser casado, ter filhos e tudo mais no Brasil e ainda não saber português. 

O pior são as pessoas que ficam putas quando os outros estão falando holandês e ninguém traduz pra eles, mas quando juntam alguns brasileiros e poucos holandeses, a galera desanda a falar só português e também não se preocupam em traduzir pros holandeses ao redor. Agora me diz, qual é o tipo de mensagem que essas pessoas estão enviando pro holandeses? A de que os estrangeiros (que moram no país deles) precisam saber tudo que eles falam o tempo todo e que eles não precisam saber o que o estrangeiros falam? Ou a de que  os estrangeiros simplesmente não se importam com o que os holandeses pensam? De qualquer maneira eu acho isso tudo muito rude e de uma falta de educação tremenda! Quer morar em um país, aprenda a língua de lá! A não ser que vc esteja só de passagem e não quer "perder tempo" com isso.

Enfim, minha mãe sempre me ensinou que aprender não doi e nem ocupa espaço. Ela também me ensinou que atingir nosso objetivos nunca é fácil e sempre exige muita luta. Essa tem sido a minha luta atualmente, aprender holandês direitinho pra ano que vem eu fazer a prova e finalmente entrar pra faculdade. Afinal esse foi o objetivo que me trouxe ao país....

2 comentários:

  1. issaí!!!! como meu objetivo fica no país vizinho aí, to estudando alemão desde já! hahahahahaha boa sorte nos objetivos!

    ResponderExcluir
  2. Por isso que tento aprender um mínimo das línguas aqui em Moçambique... mas porra, altos sons nada a ver!hahahahahahahahaha foda! Força ae, vai aprender "maningue" rápido! :)

    ResponderExcluir