content='786389851402381 property='fb:admins'/>

domingo, 29 de agosto de 2010

Férias - Belgica de Norte à Sul em 2 semanas - Parte 1

Oi pessoas queridas, como eu falei no post anterior eu e o amore estávamos curtindo férias e aproveitamos bastante! Durante esse período nós viajamos pela Bélgica de norte à sul, fomos a um festival e finalmente conhecemos a charmosa cidade holandesa Delft. Eu vou contar aos poucos como foi tudo, tenho que dividir em varios posts senão vai ficar gigantesco. Nós voltamos de viagem sábado a noite, domingo tiramos o dia pra descansar e dar uma ajeitada na casa. Essa semana ele volta a trabalhar e eu volto a estudar, então eu ainda não sei como será meu tempo na internt, mas prometo fazer o meu melhor pra manter esse blog atualizado.

Pra quem não sabe a Bélgica é um país dividido em dois, Vlaanderen e Wallonië. Na Walloniïe a lingua oficial é o Frances, já em Vlaanderen o idioma é o holandês. Em termos de cultura e arquiterura as duas regiões também são bem diferentes, e quando vc desce pro sul vc tem realmente a sensação de que está em outro país. Já no norte eu não sinto um diferença muito grande da Holanda.

Então vamos lá! Férias parte 1: Leuven e Bruxelas - Bélgica
Leuven é uma cidade muito charmosa no caminho entre Bruxelas e Antuerpia. A cidade se tornou importante na Idade Média por suas universidades e até hoje é a cidade ideal pros universitários de todo o país. Acordamos cedo e pegamos o ônibus pra Leuven, quase duas horas de viagem.  O tempo estava fechado e chovendo um bocado. Chegamos lá, deixamos a mochila no Hotel e saímos pra bater perna pela cidade. Resolvemos visitar o Begijnhof primeiro porque era o local mais distante do centro. Pra quem não sabe, os Begijnhofs eram comunidades fechadas onde as mulheres solteiras (que ficaram pra titia) iam morar. Apesar de todo Begijnhof ter uma igreja, essas mulheres não eram freiras, eram apenas mulheres que não conseguiram "arranjar casamento". O Begijnhof de Leuven é o maior do mundo, sendo realmente uma cidade dentro da outra. Aqui em Turnhout onde eu moro tem um bem menor, foi lá que nós fizemos as fotos do casamento.

No caminho de volta ao centro eu fui me apaixonando pela cidade, a arquitetura, a história, os canais. Tudo é atrativo por lá. Lugares como o dessa foto nos levam à 500/600 anos atrás, pois essa foi a época em que essas casas foram construídas.

 No centro tudo é bonito e cheio de vida. Lá está o grande mercado (Groot Markt) com o prédio da prefeitura,  um palácio e a catedral. Não havia simplicidade na época em que tudo foi construído, então tudo é rico em detalhes e ostentação.
 Rua principal de Leuven
Catedral de Leuven
Prefeitura de Leuven

Então o noite chegou e fomos jantar e depois tomamos umas cervejas em um dos vários Pubs da cidade. Era uma terça-feira durante o período de férias, então o centro não estava tão movimentado quanto a gente esperava, mas mesmo assim nos divertimos muito por lá. Mais tarde voltamos pro hotel pra descansar pois o dia seguinte seria ainda mais cheio. 

Na manhã seguinte acordamos e pegamos o trem pra Bruxelas. Eu tenho trauma dessa cidade, toda vez que eu lá só me acontecem coisas ruins. Sem contar que eu sempre fui lá por outro motivos mas nunca pra "turistar". Então eu resolvi tentar dar mais uma chance pra cidade e tirar a sensação ruim que tenho só de mencionar seu nome. Bom, foi uma péssima idéia e não funcionou. Na verdade eu gosto ainda menos da cidade após essa ultima visita. Sinceramente, é a pior cidade que eu já conheci na minha vida! Teria sido uma escolha muito melhor ir de Leuven pra Antuérpia, mas já que estávamos em Bruxelas, a gente foi ver o maior monumento do país, o Atomium. O Atomium foi construído nos anos 50 pra Feira Mundial (mesma feira pra qual a Torre Eiffel foi construída no final do século 19). O monumento é impressionante pelo seu tamanho e elegância. Mas por dentro é um pouco decepcionante. As janelas são seladas e só dá pra ver a cidade se vc pegar o elevador pra ir à ultima esfera, o problema é que a fila do elevador era gigantesca! Então a gente só subiu até aonde as escadas iam e depois fomos embora. De volta à estação central, nós resolvemos ir ao Grand Place, já que eu nunca tinha tirado fotos por lá. E é lógico que com as sinalizações super mal feitas da cidade, a gente se perdeu e o que seria uma caminhada de 5 min, se tornou meia hora. Enfim encontramos o Grand Place  e fizemos algumas fotos:



<--Foto de uma ruína entre a estação central e o Grand Place.

Eu continuo achando Bruxelas uma cidade feia, sem graça, sem charme, insegura e confusa. Por ser a capital da Bélgica e a capital da União Européia, era de se esperar algo deslumbrante. Mas a verdade é que Antuérpia dá de mil a zero em Bruxelas!

Depois de passar muita raiva por lá, nós pegamos o trem de volta pra Turnhout. E assim terminou a primeira parte da nossa viagem pela Bélgcia. Dois dias depois foi o festival Pikkelpop em Hasselt, Bélgica. Meu próximo post será sobre ele. E depois eu conto o resto dos nossos passeios. Inté mais pra todos que me acompanham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário