content='786389851402381 property='fb:admins'/>

domingo, 5 de setembro de 2010

Pukkelpop

Depois de ter contado no post anterior sobre a primeira parte das minhas férias de 2010, chegou a hora de contar sobre a segunda parte que se deu na cidade de Hasselt na Bélgica durante o festival Pukkelpop.

O festival é um dos maiores (talvez o maior) do Benelux. O festival é grande em tamanho e também em quantidade de bandas. Mas o fato de ser tão grande não o faz nem de longe o melhor. São 10 palcos distribuídos por estilo musical, tem o palco dance, o palco metal, o palco alternativo e por aí vai. O problema é que 90% das bandas eu totalmente desconheço. Algumas delas foram uma surpresa agradável, bandas legais e com potencial. Mas a maioria era muito chata, sem nexo e ruim mesmo. De todos festivais que fui esse verão, esse foi o que teve o pior line up. 

O festival dura três dias, começa na quinta e só termina no sábado a noite. Como a gente já estava meio de saco cheio de acampar e pelo fato de 90% das bandas não nos interessava, a gente decidiu ir somente na quinta pra conferir pela primeira vez o show de uma das minhas bandas preferidas de todos os tempos: Iron Maiden!

Chegamos no festival um pouco depois de seu inicio e logo na entrada ficamos assombrados com o tamanho do local e a quantidade de gente. A impressão que temos é que eles venderam mais ingressos do que a capacidade do local. Não é uma situação confortável e faz todo mundo ficar irritado com a dificuldade de transitar pelo local. Durante o dia a gente ficou passeando entre os palcos e tendas assistindo algumas das bandas, afinal não conhecíamos nenhuma delas então não era possível escolher uma, resolvemos ficar "zanzando" até encontrar algo que nos agradasse. Foi assim a tarde inteira. Até que no palco principal veio o primeiro nome conhecido, o Blink 182. Banda boba que não pode ser levada a sério. No palco o show foi em piloto automático e sem graça. Nada comparado aos shows dos grandes nomes do punkrock como Green Day (banda que vi ao vivo no Pinkpop). O fãs são pré-adolescentes e mesmo assim não tiveram a energia necessária pra chamar o show de um sucesso. 

Após o fiasco, era hora de guardar lugar e esperar pelo ápice da noite. Depois de uma hora esperando, era hora de um dos maiores nomes do metal subirem ao palco. Iron Maiden entrou tocando uma de suas melhores músicas, Wicker Man do cd Brave New World (melhor cd da banda em minha opinião). Então foi a hora de mais duas do mesmo cd, Ghost of Navigator e Brave New World. Então veio o clássico Wrathchild. Sim, isso dá uma sensação de dejavu, né? Afinal esse foi também o início do setlist do Rock'n'Rio. Mas o problema foi depois, quando eles começaram a tocar somente musicas dos cds lançados depois de 2001. Não que esses álbuns sejam ruins, mas na minha opinião eles são previsíveis e sem inspiração. Eu tenho um termo pra isso, eu chamo de "metal receita de bolo", todo mundo gosta de bolo, bolo é sempre gostoso, mas se vc tem capacidade pra fazer uma musse, um pudim, créme brouelée, etc, pra que ficar fazendo só bolo todo dia? Enfim, na minha opinião a banda não tem lançado nada de relevante após o brilhante Brave New World.

Voltando a falar do show. Após uns 45 minutos tocando somente músicas dos álbuns lançados na ultima década e mais algumas do Brave New World foi a hora da pausa. Foi na volta que eles começaram a tocar vários classicos da banda e assim levando a galera a loucura. Eu sempre acho impressionante ver um público de 180 mil pessoas cantando num só coro as músicas de uma banda tão antiga num estilo tão fora de moda hoje em dia. Em certo momento do show Bruce Dickinson falou que ele sempre se surpreende com o fato de que várias pessoas continuam fiéis ao metal ao invés de ouvir essas porcarias que tem por aí ultimamente. Ele também achar super legal a diversidade da faixa etária de seus fãs, tem quarentões, pessoas com mais de trinta anos, pessoas como eu que estão nos seus vinte e poucos anos e vários adolescentes. Esse é o principal motivo de orgulho e permanência da banda no mundo musical, os fãs. 


O show segue com clássicos como Fear of the Dark, Hellowed be Thy Name, Aces High e vários outros. Músicas executadas com perfeição, presença de palco excelente e eu indo a loucura cantando e gritando que nem uma louca. Um sonho finalmente realizado, mais uma grande banda tocando ao vivo na minha frente. Mais uma das minhas maiores influencias musicais provando o porque é tão importante na minha vida.





 E foi com clássicos dos anos 90 e alguns poucos dos anos 80 que o show terminou. Depois de duas horas de muito metal e muita emoção. Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o tanto de musica nova executada e a falta de várias musicas que eu estava esperando. Mas nem sempre se pode ter um show no estilo "best hits". O importante é que aquele tanto de "coroas" em cima do palco dão conta do recado melhor do que muito moleque por aí. Eu tenho muito orgulho de encher o peito e gritar: EU SOU FÃ DE IRON MAIDEN!! E provavelmente serei pra sempre!!! E espero que este seja o primeiro de vários show que verei da banda no futuro!


Esse foi o final de mais um festival do verão de 2010. Final de semana que vem tem o ultimo festival do ano, o Appelpop, festival gratuito na Holanda. Semana que vem eu vou contar sobre a terceira parte das férias. 

Quem quiser ver os vídeos desse show é só entrar no meu canal do Youtube....

Por hoje é só pessoal, até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário