content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Férias - Belgica de Norte à Sul em 2 semanas - Parte 2

Oi pessoas, eu sei que tá demorando pra contar sobre as férias, né? As atualizações estão durando mais do que as férias duraram haha.

Hoje eu vou contar sobre a terceira parte das férias, em um unico dia nós visitamos as cidades de Oudenaarde, Ieper, Veurne e Doornik (Tornai). Enfim, fizemos a famosa rota da Primeira Guerra Mundial que devastou boa parte da Bélgica.

Acordamos cedo e preparamos uma mochila com lanches e bebidas pra cair na estrada. O dia tava quente e o sol tava brilhando, ótimo dia pra uma "road trip". Depois de quase 90 minutos na estrada era hora de esticar as pernas e tomar um café em algum lugar. Escolhemos a cidade de Oudenaarde, que fica no caminho pra Ieper. A cidade é da Idade Média, quando se tornou importante pela produção de tapetes. Uma cidadezinha charmosinha e com as típicas construções da época. Nada especial, em mais ou menos 45 minutos vimos toda a cidade. Mesmo assim é sempre legal saber que lugares como esse já existiam antes mesmo do Brasil ser "descoberto".
Prefeitua de Oudernaarde
Após quase uma hora passeando por Oudernaarde a gente voltou pra estrada pra chegar no nosso destino que era Ieper. Mais uns 45 minutos de viagem e lá estávamos nós. Ieper é uma cidade também da Idade Média que foi completamente destruída durante a Primeira Guerra Mundial, e quando eu digo destruída, eu digo que ficou cem por cento em ruínas. Essa era a vista da cidade em 1918:

Depois da guerra, foi tomada a decisão de se construir tudo do mesmo jeito que era antes. Foi preciso fotos, pinturas e algumas plantas dos prédio pra refazer tudo. O problema é que não só os prédios foram destruídos, mas tudo que tava dentro também, então foi preciso fazer pesquisas por todo país pra encontrar vários dados sobre as construções. É realmente impressionante o quão perfeita foi a reconstrução da cidade. Se eu não tivesse lido e visto as fotos de que tudo tinha sido destruído, eu realmente não iria acreditar. Ninguém imagina que algo tão trágico aconteceu naquele local. E é por isso que no local onde era o grande mercado foi construído o museu da guerra, contando histórias, fotos, filmes e tudo mais. É o museu histórico mais intenso que eu já fui na vida. Do jeito que eles mostram, os relatos, os sons, tudo te faz sentir como se vc estivesse presente lá com aquelas pessoas que viveram aquilo tudo a quase cem anos atrás. Foi uma experiência muito intensa e emocionante. Eu sugiro a todos que possam visitar o norte da Bélgica, que dêem um pulinho em Ieper. 
Museu da Guerra (ex mercado) em Ieper

Um dos portões de entrada da cidade
Prefeitura de Ieper

 
De Ieper vc pode seguir a rota da Primeira Guerra Mundial. São várias cidades, vilas e monumentos que são relacionados a esta guerra. O mais impressionante deles é o Tyne Cot Cemitery. É o maior cemitério militar do mundo com mais de 35 mil soldados, generais, etc. enterrados lá, e nas paredes estão escritos os nomes dos que nunca foram encontrados. É bastante chocante saber que esse é só um dos vários cemitérios nos arredores e no país.
Outra cidadezinha que fica na rota da guerra é Veurne. Mais uma cidade que foi grande na Idade Média e que tem os mesmos tipos de construções. A cidade em si não foi gravemente atingida pela guerra, as fazendas nos arredores sofreram muito mais com as bombas e armas dos exércitos. A cidade tem uma linda catedral que passou a ser usada como palácio e em frente foi construída outra catedral com um jardim maravilhoso no fundo. 
Entrada do jardim da catedral

 Catedral no Groot Markt                                 

 Depois de ter passado a tarde explorando a rota da guerra, foi a hora de ir pra um cidade que fica exatamente na "divisa" entre a parte holandesa e a parte francesa da Bélgica. Doornik (Tornai em francês) é uma linda cidade medieval, umas das mais bonitas que eu já vi. Tudo é lindo por lá. Eu simplesmente adorei! O único problema é que por lá só se fala francês, nada de holandês e muito menos inglês. É estranho pensar que em poucos minutos de viagem, o país já muda completamente, a língua, a cultura, as pessoas. A Bélgica é realmente um país estranho hahaha. Enfim, a gente deveria ter passado muito mais tempo em Doornik pois lá se tem muitas coisas pra se ver. Mas como já era tarde, a gente passeou por volta de uma hora, jantamos, depois passeamos mais alguns minutos pra apreciar o por do sol e depois dirigimos de volta pra casa.



Mortos de cansados, chegamos em casa e capotamos. Então tiramos dois dias pra descansar e fazer as coisas de casa. No resto da semana a gente foi pra Rotterdam passar uns dias com a sogra e aproveitamos pra finalmente conhecer a cidade de Delft. Mas isso é assunto pro próximo post porque eu já falei demais por hoje.  Até a próxima então....

Um comentário:

  1. lindas fotos parabéns,com certeza foi um passeio muito proveitoso e agradável.abraços

    ResponderExcluir