content='786389851402381 property='fb:admins'/>

domingo, 21 de agosto de 2011

Descobrindo a Grécia - Parte 3 - Delphi, Thermopyles e Lamia

A terceira grande viagem foi um banho de história e como não poderia deixar de ser, mais vistas maravilhosas. Nós visitamos o santuário de Apolo em Delfos (Delphi em grego). Visitamos também o local onde a batalha de Termópilas (Thermopyles em grego) aconteceu. Dirigimos até a cidade de Lamia e visitamos lugares lindos da região central da Grécia.

Como de costume, acordamos cedinho e começamos a dirigir. Chegar em Delfos foi fácil pois dessa vez levamos mapas haha. Foram mais ou menos duas horas de viagem e eu nem preciso dizer que a vista era linda! Chegando lá vimos vários ônibus cheios de turistas de várias partes do mundo. 

Delfos é um complexo de montanhas onde foi construído o santuário do deus Apolo. Nesse santuário de localizava o mais importante Oráculo da Grécia. O Oráculo era na verdade uma sacerdotisa que previa o futuro dos mais importantes reis, militares, aristocratas, etc da Grécia. Existem documentos que provam que vários momentos importantes da história grega foram "previstos" pelo Oráculo de Delfos.

O santuário foi totalmente encoberto e começou a ser escavado pelos ingleses no final do século 19. A maioria das estátuas ainda estavam em ótimo estado e foram levadas para Londres onde são exibidas em alguns museus. O que restou (provavelmente que foi escavado depois que os ingleses foram embora) está no museu arqueológico em Atenas e uma pequena parte se encontra no pequeno museu de Delfos.

A vista do topo é magnífica, mas a altitude é algo difícil de aguentar e piora por causa do calor acima de 40ºC. Mas todo esforço vale a pena quando se consegue visualizar as ruínas e receber mais um banho de história antiga. Do topo também dá pra ver o santuário da deusa Atenas que ainda está sendo escavado.
Depois de ter passado mais da metade do dia subindo a montanha, a gente pegou a estrada dirigindo em direção a cidade de Lamia. Entre o templo e a cidade existe o desfiladeiro de Termópilas onde os 300 homens de Esparta conseguiram por três dias diretos impedir que um exército de mais de dez mil persas atravessassem para o outro lado da montanha. Um feito incrível para um número tão pequeno de homens, mas quando se olha o desfiladeiro, dá para perceber que realmente a vantagem estava do lado dos espartanos. De qualquer forma, o rei Leônidas não deixa de até hoje ser considerado um grande herói da Grécia.

Depois de horas viajando e mais uma vez admirando a paisagem maravilhosa, chegamos em Lamia ao anoitecer (portanto as fotos não ficaram boas) e lá jantamos e dirigimos de volta pra casa. O passeio foi simplesmente inspirador e talvez o mais marcante de toda a viagem. Nunca vou esquecer a sensação de visitar uma das ruínas mais importantes da história ocidental.

Vista do santuário de Atenas
Pilares da entrada do santuário de Apolo
Uma das várias câmaras sagradas, essa dedicada à deusa Atenas
Pilares do templo de Apolo
o que sobrou do templo de Apolo
Teatro do santuário
Meu guia turístico particular todo feliz no santuário
Vista do santuário
No topo da montanha
Estádio do santuário, aqui os esportes eram em homenagem à Apolo e ao Oráculo
Museu do santuário
Museu do santuário
Museu do santuário
Eu e o rei Leônidas de Esparta

Um comentário:

  1. Você já foi ao Templo de Ártemis?
    Bem, é que dizem que havia uma estatua com o nome de Nyx - eu queria saber se é verdade. Meio que idolatro da deusa primordial Nyx.

    Bejus,
    Bsayuri.blogspot.com

    Ps: Hei, o templo de Apolo... Poseidon... Atena... é demais mesmo? Ufa.

    ResponderExcluir