content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Descobrindo a Grécia - parte 4 - Peloponnesos

O quarto grande passeio da nossa visita à Grécia foi talvez o mais longo e cansativo, mas também super gratificante. Nós fomos passear pela região de Peloponeso, o sul da Grécia (contando só continente e não as ilhas) e são mais de três horas de viagem para chegar lá.
Essa é a região mais seca da Grécia, normalmente as chuvas param no final de maio e só volta a chover lá por novembro. Portanto a vegetação é menos densa e acontecem vários incêndios durante o verão. Então, apesar da paisagem ainda ser tão bonita quanto mais ao centro do país, a vegetação te dá a impressão de que você está em outro local e, até chegar nas ruínas, nem parece que estamos na Grécia. 

A primeira visita foi a cidade de Corinto, onde se localiza o canal mais peculiar do mundo. O espaço é suficiente para um navio de médio porte e nada mais. Infelizmente não consegui fazer fotos, talvez na minha próxima visita...

Depois fomos até o teatro de Epiauro, o maior de toda a Grécia. As técnicas utilizadas para ampliar a acústica são tão sofisticadas que se você subir no topo da arquibancada e alguém rasgar uma folha de papel lá em baixo no centro, dá para ouvir nitidamente como se o papel tivesse sido rasgado ao seu lado. Mas o que impressiona mesmo é o tamanho do teatro, eu me senti uma pulga lá haha. Esse teatro é usado até hoje para shows, peças e outros eventos. Inclusive eles estavam preparando algo para noite em que estávamos lá.

Esse teatro pertencia à "casa de cura" (vulgo hospital primitivo) dedicada ao deus da cura e saúde Esculápio. As ruínas da casa de cura e do templo ainda estão sendo escavadas, e lá eles também tem demonstrações de como as coisas encontradas são restauradas, vários quilos de mármore são usados todos os dias em lugares como esse. Eles também tem um pequeno museu, mas é tão pequeno que gastamos somente dez minutos para ver tudo haha.

De lá dirigimos até o porto de Náuplia (Nafplio em grego). No topo da montanha tem um castelo medieval e no mar existem vários faróis e pequenos fortes. Aparentemente essa parte da Grécia vivia em conflito com os turcos durante a Idade Média. Lá a gente comeu um sanduíche delicioso e botamos o pé na estrada novamente.

Dirigimos até as ruínas da fortaleza do reino dos Micenas. A fortaleza é gigantesca e se você já leu Senhor do Anéis, conseguiria visualizar Helm's Deep perfeitamente (aliás essa não é a única parte de Grécia que me fez pensar em SDA, mas isso eu falo em outro post). A fortaleza foi construída no topo de uma montanha e tem a vista para todos os lados do vale e para o mar, então se qualquer inimigo tentasse invadir a cidade, os vigilantes no topo da montanha conseguiriam ver a chegada deles dias antes da invasão. Mais uma vez a altitude e o calor não ajudaram a subir no topo da montanha, mas quando eu finalmente consegui vencer isso, foi simplesmente maravilhoso!

Na volta passamos pela cidade de Argos (sim, a mesma que Perseu teve que salvar a princesa Andrômeda), mas como já estava anoitecendo, mais uma vez as fotos não ficaram boas. E eu estava tão cansada que dormi durante o longo caminho de volta para casa hehe.


Teatro de Epidauro
Teatro de Epidauro
Teatro de Epidauro
Ruínas do templo do deus Esculápio
Estátua do deus Esculápio




Ruínas da "casa de cura" dedicada ao deus Esculápio
Ruínas de um castelo medieval no porto de Náuplia
Ruínas da fortaleza dos Micenas
Ruínas da fortaleza dos Micenas
Ruínas da fortaleza dos Micenas
Ruínas da fortaleza dos Micenas
Ruínas da fortaleza dos Micenas
E pra terminar, uma placa de transito feita sob medida pra mim e meu maridôncio (meu nome é Larissa para quem não sabe) hehe








Nenhum comentário:

Postar um comentário