content='786389851402381 property='fb:admins'/>

sábado, 3 de setembro de 2011

Descobrindo a Grécia - parte 6 (última parte) - Atenas!!

Depois de seis post finalmente chegamos ao final da minha experiência de três semanas pela Grécia. Tive que fazer em partes para poder detalhar tudo que vivenciei por lá e principalmente para poder contar direitinho meu passeio pela capital Atenas, pois essa foi uma das melhores experiências que já tive na vida!!
 
Para falar a verdade, a gente viajou para a Grécia já imaginando que não seria dessa vez que eu conheceria Atenas, devido à todos os protestos que estavam acontecendo por causa da crise financeira pela qual o país tem passado nos últimos anos. Mas na semana em que fomos os conflitos acabaram e as minhas esperanças se acenderam. Só que no dia anterior a nossa chegada, os taxistas entraram de greve e aí mais protestos e confusão aconteceram pela capital. Então minhas esperanças morreram novamente e eu já estava conformada com a idéia de só conhecer Atenas na próxima visita ao país. Mas na semana anterior à nossa partida, os taxistas entraram em acordo e a confusão acabou. Então a gente aproveitou a oportunidade e planejamos nossa ida para nossa ultima sexta por lá, antes de qualquer outra confusão acontecer.

Acordamos cedo e pegamos o ônibus porque como qualquer cidade grande, ir de carro é um problema por causa de estacionamento. A viagem demora por volta de 40 minutos e por volta das 8:30 hora já estávamos em Atenas.

O ônibus para no centro da cidade ao lado do Museu Nacional de Arqueologia. Como o museu só abria as nove horas, a gente resolveu ir andando pela cidade até Acrópoles e na volta visitar o museu. Então começamos a andar pela cidade. Atenas é uma cidade enorme de seis mil habitantes. Uma bagunça, uma sujeita, um tanto de drogado e mendigo pela rua. Eu me senti no centro de Belo Horizonte, isso sim. Coisas que nunca vi nem no centro de Amsterdam, eu vi no centro de Atenas, coisas do como uns caras injetando heroína na veia bem em frente a um museu nacional. Fiquei horrorizada!!

Mas toda essa má impressão desaparece quando começamos a chegar no caminho que leva a Acrópoles. A cada esquina vemos uma escavação. Na Grécia, quando se quer construir em algum lote, é preciso uma escavação do local antes e se eles encontrarem algo acabam ficando anos pesquisando o local até saberem tudo sobre os achados. No caminho a gente passou em frente ao parlamento e chegamos bem na hora da troca da guarda. Na verdade eu achei meio engraçado, os uniformes que eles usavam durante a guerra da independência são totalmente ridículos e a coreografia que eles fazem me deu vontade de rir. Mas na verdade é algo super simbólico e cultural eu achei super legal poder ter presenciado isso.
 
Após mais alguns minutos de caminhada chegamos na rua das lojas de souvenirs e de lá já dá pra ver a montanha com Acrópoles lá em cima. Então chegamos nas escadas. Sim, são uma infinidade de escadas para se chegar no topo da montanha. E até que enfim chegamos em Acrópoles e no momento em que eu entrei no local, eu comecei a arrepiar de tão maravilhoso é.

O templo de Atenas é um dos mais conservados de toda Grécia e até menos de cem anos atrás o teto ainda estava no lugar. Hoje em dia eles estão planejando uma super restauração que provavelmente vai se capaz de colocar o teto de volta. O Paternon também é uma visão dos deuses (e provavelmente essa era a intenção haha). Do topo dá para ver a outra montanha de Atenas, o monte  Lycabettus (não encontrei o nome em português) e do outro lado nós vemos a outra parte de Acrópoles que era uma espécie de monastério. Também vemos o teatro em homenagem à deusa Atena, esse teatro é usado até hoje em apresentações musicais e outros eventos. Acrópoles é realmente uma cidade dentro de outra e a gente passou boa parte do dia por lá. Sem contar que na saída tem a antiga área do mercado com um pequeno museu, o que tomou mais algumas horas do nosso dia.

Na volta nós pegamos o metro porque ele é uma atração a parte. Quando o metro estava sendo escavado, eles encontraram várias coisas soterradas. Então em cada estação tem algum tipo de exposição dos achados dessa época. A gente pegou o metro e desceu em cada estação da região central para ver os achados. É realmente muito especial, nunca imaginei que estações do metro pudessem ser atrações turísticas. E por causa disso o metro é super limpo e organizado.
 
Na volta a gente foi ao museu arqueológico mas infelizmente chegamos muito tarde lá e já estava fechado. Fiquei morrendo de raiva não ter ido logo de manhã. Mas tudo bem, fica para a próxima visita, afinal Atenas é uma cidade enorme e não deu para ver nem um terço de tudo que tem por lá. Com toda certeza terem que voltar várias vezes até ver tudo de legal na cidade.

E assim terminou minhas experiências pelo maravilhoso país que é a Grécia. Nos quatro últimos dias de férias a gente ficou por Oropos curtindo a praia, dormindo, arrumando as malas, limpando a casa e comendo super bem. Foi uma experiência maravilhosa que eu pretendo repetir assim que possível.

Troca da guarda no parlamento de Atenas
Troca da guarda no parlamento de Atenas

Eu passando vergonha com a troca da guarda no parlamento de Atenas

Vista de Acropóles no centro de Atenas

Entrando em Acrópoles

Templo da deus Atena em Acrópoles

Paternon

Vista do monte Lycabettus

Vista do monastério de Acropoles

Teatro de Acropoles

Maridoncio todo feliz em frente ao Paternon

 


Saindo de Acrópoles

Passeando pela antiga área do mercado

Uma das estações de metro em Atenas

Até o metro glorifica meu nome haha
Adeus Grécia, espero poder voltar logo...

2 comentários:

  1. Essas fotos ficaram divinas! E ainda bem que os protestos deram uma acalmada na sua visita, ninguém merece passar por isso! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Liss, passei por aqui e resolvi deixar um OI!
    Ficamos apaixonados pela Grécia, foi so uma semaninha, apenas 3 dias em Atenas que por conta do baby nem deu pra conhecer muito, mas mesmo assim, nos APAIXONAMOS por aquela cidade caotica, andamos pra cima e pra baixo a pé de metrô e mesmo tendo ficado em uma área que de acordo com os locais não é a mais segura tivemos a sorte de ter dado tudo certo.
    Felizmente não vimos nada mais que mendigos, oque é bem triste, mas já era esperado.

    Adorei seus relatos e já guardei as dicas dos outros locais pra uma proxima visita.

    Beijocas

    ResponderExcluir