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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Morrendo de raiva!

Mais uma vez vim aqui para reclamar, espero de coração que essa seja a ultima vez em muito tempo porque ninguém merece ficar ouvindo (ou lendo) reclamação dos outros, né? Mas é que hoje aconteceu algo que me deixou morrendo de raiva!

Alguns dias atrás eu escrevi um pouquinho sobre o sistema de saúde na Holanda neste post aqui. Poucos dias depois, coincidentemente, começou um grande debate na internet sobre o SUS por causa da notícia que o Lula tem câncer mas irá se tratar por um hospital particular. Quando eu escrevi meu post de pós e contras essa notícia ainda não tinha saído, mas eu já andava comparando o sistema de saúde daqui com o do Brasil por causa de um pequeno acidente que aconteceu comigo.

Vamos ao "causo": Um pouco mais de um mês atrás eu fui à um festival gratuito na região sul de Rotterdam, fomos eu, o Stefan e um amigo dele. Lá eu finalmente conheci pessoalmente a Simone (depois de mais de um ano de amizade virtual). Nesse festival tocou uma banda super legal de folk metal e eu, já um pouco felizinha por causa da cerveja, comecei a pular que nem uma mongol e acabei levando uma queda feia. Na hora eu só senti uma leve dorzinha no meu pulso, mas durante a noite depois que o efeito do álcool passou eu faltei morrer de dor e meu pulso estava três vezes maior que o normal. Eu não conseguia movimentá-lo para lado nenhum. Aí o Stefan apavorado ligou para o médico (era um domingo) e só conseguiu contato com caixa postal. O recado da caixa postal dizia que se fosse um caso de emergência poderíamos ir diretamente ao hospital, mas se ao chegar lá eles decidissem que não era emergência, a gente teria que arcar com os custos do nosso próprio bolso. Aí começou a dúvida, será que um pulso quebrado é considerado emergência? E se não tiver quebrado, aí a gente vai ter que pagar do nosso bolso? O que fazer? Decidimos que seria melhor esperar até a segunda para ir primeiro ao médico e descobrir o que tinha acontecido. Então eu passei o domingo todo morrendo de dor, na base do paracetamol e na segunda eu marquei uma consulta bem cedinho. Chegando lá o médico literalmente só puxou meus dedos e disse que não sabia se estava quebrado, que era para eu ir ao hospital tirar um raio-X e me deu um cartãozinho para me consultar lá. 

Ao chegar no hospital eu tive que fazer um cadastro e esperar por volta de meia hora antes de ser atendida. Quando finalmente chegou minha vez, eles tiraram o raio-X e me mandaram esperar de novo, nisso mais meia hora se passou. Eu pensei que eles estavam "imprimindo" (não consigo encontrar palavra melhor para isso) para me entregar. Aí veio uma moça e simplesmente me falou que não estava quebrado, só isso. Não me falou o que tinha acontecido, não me deu nenhuma informação do que fazer, não recebi nenhum pedaço de papel, nada nada nada. Então eu perguntei se ela podia ao menos me receitar um remédio para acabar com a dor, ela disse que eu teria que voltar ao meu médico para saber o que fazer com o pulso e pegar a receita. E foi isso que eu fiz. Ao chegar no consultório o médico não podia mais me atender pois estava com a agenda lotada, então a recepcionista foi lá dentro e voltou com uma receita para analgésico. Então eu perguntei como eu deveria proceder com a mão enxada, dolorida e sem movimento. Ela simplesmente disse que era para eu fazer o que me parecesse confortável. Ela disse que sem o o raio-X não tinha como saber qual o tratamento ideal. Nossa, nessa hora eu tive que me segurar para não rodar a baiana naquele consultório...aff

Enfim, semanas se passaram e o pulso melhorou bastante mas ainda dói dependendo do movimento que eu faço. Aí hoje, um pouco mais de um mês depois, eis que chega aqui em casa uma conta de 50 eurecas do plano de saúde. Quando eu vou olhar o porque da conta eu descubro que é a cobrança pelo raio-X que eu tirei. Raio-X esse que eu nem recebi! Não é de matar qualquer um de raiva? 

Deixa eu explicar só um pouquinho do plano de saúde obrigatório da Holanda: Quando eu me inscrevi no plano aqui eu recebi de cara uma conta de 500 euros para pagar á vista e sem prazo. Depois disso a gente pega uma pequena fortuna de 200 euros por mês. Só que nessa bosta de plano tem uma coisa que chama eigen risico, acho que no Brasil é chamado de franquia. Esse eigen risico é de 170 euros e tudo que você usar que custa menos que isso será retirado do seu próprio bolso, além da quantia mensal paga ao seguro. E é por isso que eu sou obrigada a pagar 50 eurecas para um mísero raio-X que nem saiu da tela do computador.

Eu morei um ano e meio na Bélgica e lá eu fiz vários exames e fui ao médico algumas vezes e nunca tive problemas e muito menos passei raiva com o sistema de saúde de lá. No Brasil eu NUNCA tive plano de saúde, sempre fui atendida pelo SUS e não tenho nada além de boas experiências para contar. Aqui eu só passo raiva, sou mal atendida e não vejo nenhuma capacitação nos médicos daqui. Sinceramente eu sinto que jogo meu dinheiro no lixo todos os meses. Eu digo agora e vou repetir sempre, se algum dia eu tiver uma doença tão séria quanto câncer, eu arrumo minhas malinhas e vou me tratar pelo SUS porque se eu depender do plano de saúde daqui, além de eu ter que gastar rios de dinheiro com isso, eu ainda só vou conseguir ser diagnosticada quando estiver perto de morrer...afff.

As queridonas Laís Menine e Paula Volker escreveram um pouco sobre isso no blog delas e inclusive usaram um texto meu. Nos comentários eu escrevi em detalhes os problemas do sistema da saúde daqui, se alguém tiver interesse é só dar uma olhadinha lá. 

E vocês meninas que moram na Holanda, compartilham da minha opinião sobre o sistema de saúde daqui? E as meninas que moram em outros países, como é o sistema de saúde aí? No Brasil eu já sei, mas gostaria de ouvir experiências de pessoas daí também...

4 comentários:

  1. Como você sabe, eu moro na Bélgica.. E de fato, aqui eu nunca tive problemas com nada disso.. Eu pago um seguro obrigatório de 8 euros por mês... Tenho acesso a tudo e o seguro me pagar em torno de 75% de tudo que eu gastar, inclusive com remédios... E tem procedimento que eles pagam 100% de volta, se for caso de emergência....

    alias, no sei lugar, com o pulso doendo, eu teria ido direto no hospital - aqui na bélgica, logico, entendo a preocupação de vocês sobre a definição de "urgência".

    Na Suécia, onde eu morei antes, era mais ou menos ruim como você descreve... Voce tinha que estar morrendo para ser atendido.. antes tinha que passar por um enfermeiro que ia avaliar se você merecia ser visto por um medico ou não... Certa vez tive um febrão... fui a esse posto e a mulher me mandou ir pra casa e beber suco de laranja... que raiva! ela nem me olhou! nem mediu minha temperatura! E se fosse uma infecção seria? Eu teria morrido! Hidratada com suco de laranja...

    Espero q seu pulso fique bom!

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  2. É, to contigo e não abro, vc sabe bem a minha história com o sistema de saúde holandes, acho que é mais eficiente achar uma benzedeira pra fazer uma reza doque ir a um médico por aqui hahahah.

    Lamentável, mas há que diga que é maravilhoso e há quem ADORE!

    Beijocas

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  3. Eu já tive más experiências aqui também. Aí as pessoas sempre me perguntam "Mas você nunca teve uma boa experiência?".
    Eu respondo que sim, já tive sim, mas não acho que isso justifique as más experiências! O normal seria ter boas experiências e bom atendimento, e de vez em quando um médico ruim, pra variar; mas vejo que é o contrário.

    Também acho que o povo brasileiro reclama demais, tem mania de "endeusar" tudo que vem da "zoropa". De certa forma eu não culpo, porque também tinha a ideia de que tudo na Europa era mais moderno, mais avançado - isso até vir morar aqui.

    Então tenho tentado ignorar esse tipo de discussão no FB. Nem sempre consigo me segurar, mas eu tento!rs

    E Liss, quando me mudei da Bélgica de volta pra Holanda recebi uam conta de quase 2.000 euros de plano de saúde na Holanda! Isso porque nós morávamos na Bélgica, mas meu marido continuava trabalhando na Holanda e, portanto, eu também teria que ter um plano de saúde holandês! Mas eu não sabia disso!
    A conta veio retroativa, inclusive cobrando o mes de Setembro, sendo que eu me mudei pra Bélgica, como turista, em Outubro!!! Me cobraram até o período em que eu estava aqui como turista, os 3 meses antes do meu casamento! Nós pedimos a revisão da conta, mas até hoje não recebemos a nova conta.

    Então se sua situação foi parecida com a nossa, se prepare porque a conta demora, mas chega bem salgada!

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  4. Liz, muito massa seu blog. Fico feliz em ler que pelo menos pessoas como você sabem dar valor aos médicos do SUS. Nós trabalhamos sobrecarregados, fazemos coisas que nem poderíamos fazer para ajudar os pacientes e eles infelizmente não dão valor.

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