content='786389851402381 property='fb:admins'/>

sábado, 10 de julho de 2010

RockWerchter!!!

O ultimo festival até agosto, e o mais esperado por mim. Nesse eu consegui ver algumas lendas do rock da minha geração, leia-se Grunge. Bandas como Alice in Chains que eu nunca imaginei ver ao vivo e Pearl Jam que eu já tinha desistido da idéia depois de dois shows que eu não pude ir. Sem contar o Dave Grohl com um dos seus projetos paralelos, que não deixa de ser um grande ícone da cena Grunge no inicio dos anos 90. 

O festival é um dos mais longos, começando na quinta de manhã e indo até domingo a noite. Por questões praticas e econômicas, nós resolvemos ir somente no domingo pra ver as bandas acima mencionadas, já que 80% do resto do line up a gente já tinha visto no PinkPop (review aqui)

O festival é num lugar mto difícil de encontrar se vc for de carro, mal sinalizado e ninguém sabe informar o caminho. Demoramos quase três horas numa viajem que era pra ser de 45 minutos. Enfim chegamos no local que é super pequeno, sujo e mal organizado. Tem somente dois palcos, um principal e uma tenda. E ao invés de intercalarem os shows, eles foram programados pra serem ao mesmo tempo, assim vc ficava uns 45 min sem nada pra fazer e tinha sempre que escolher entre uma das duas bandas, pois se elas estavam tocando ao mesmo tempo, não dava pra assistir as duas. As pessoas pareciam totalmente acabadas depois de 4 dias acampando num calor acima de 30 graus (sim, pros padrões da Holanda/Bélgica isso é extremamente quente).  Foi uma certa decepção, pois pelo fato do line up ser praticamente o mesmo do PinkPop, eu esperava o mesmo clima gostoso de lá, mas esse não foi o caso e eu estou feliz de termos escolhido não acampar por lá, eu realmente não teria aproveitado tanto esse festival se tivesse que passar os 4 dias por lá.



As primeiras bandas do dia não eram interessantes pra gente, então procuramos um local tranqüilo e com sombra pra esperarmos pelo Alice in Chains começar. Eu nunca os achei a melhor banda do movimento Grunge, mas com certeza eles são os que mais desenvolveram um estilo próprio de fazer sua música e se firmaram mesmo não tendo produzido nada relevante na ultima década. Mas agora, ao que parece, eles estão de volta pra valer com vocalista e cd novo. O show foi fantástico!! Principalmente se vc é um super fã como meu marido. Todos os hits dos longínquos anos 90 foram tocados e as musicas novas são inspiradoras e com um novo ponto de vista sobre algo que eles sempre fizeram. Enfim, se vc gosta da banda, é uma obrigação sua ir vê-los ao vivo, pois os caras andam mandando bem pra caramba, talvez melhor até do que no auge da banda a quase duas décadas atrás.

Após o final do show do Alice in Chains, nós tivemos mto tempo livre entre bandas ruins e desinteressantes e espera entre bandas. A banda no palco principal era a estranha (pra não dizer ruim) Vampire Weekend que não nos despertou um pingo de interesse. A da tenda era a banda Gomez que a gente só viu um pedacinho pois tinha começado durante o AiC e já estava no final. 

 
Depois de mais de duas horas de espera, era a hora do projeto paralelo de John Paul Jones (Led Zeppelin), Dave Grohl (Foo Fighters) e Josh Homme (Queens of the Stone Age), o Them Crooked Vultures. Sim, com tantos nomes promissores e um álbum legal e criativo (?), a gente imagina que ao vivo eles dão um puta show, certo? Errado! Não que eles não dêem conta do recado, o problema é que eles fazem uma grande masturbação musical pra mostrar o quanto cada um é bom em seu instrumento, e por causa disso o show acaba ficando chato e cansativo. Sem contar que estava tudo mto desnivelado, a bateria estava mto alta e explosiva e o resto dos instrumentos meio mortos. O vocalista Josh Homme tbm aparenta estar esgotado e sem mais forças pra seguir com a tour européia, acho que fazer shows freqüentes com duas bandas ao mesmo tempo não deve ser mto fácil, ainda mais depois de uma certa idade haha.


Depois de mais uma hora de espera, entrou no palco a banda canadense indie/alternativo Arcade Fire. Tá, eu sei que um monte de gente acha eles o máximo, mas eu achei tudo sem nexo, alternativo e indie demais pro meu gosto. A mulher definitivamente não sabe cantar e o resto da banda fica revezando os instrumentos o tempo todo, o que torna o show divertido e criativo, mas as musicas são toscas e ruins. É uma banda que eu não preciso ver nunca mais na minha vida, com toda certeza!!

Assim que mais uma hora de espera acabou, entrou no palco uma das minhas banda preferidas de todos os tempos, PEARL JAM!! Não consigo me lembrar de uma época em que eu não era fã dessa banda tão perfeita. Acho que gosto deles desde que aprendi a falar meu nome. Pra mim eles são sem sobra de dúvida a melhor banda dos anos noventa e a melhor do movimento Grunge. Tudo bem que eles tiveram um período negro em que eles não fizeram músicas satisfatórias e praticamente não faziam shows mais. Nessa época eles foram totalmente esquecidos pela mídia e por vários fãs. Mas ano passado eles voltaram com tudo com um dos melhores álbuns que eles já fizeram na história da banda, o Backspacer. E o show foi super balanceado entre os hits antigos e as musicas desde novo álbum. 

Eddie Vedder e cia estavam super em forma e super felizes de terem encontrado amigos antigos de Seattle no backstage do festival. Vedder tava até um pouquinho bêbado, mas isso não influenciou nem um pouco sua performance e ele está cantando melhor do que 10 anos atrás. O show inteiro foi mto emocionante pra mim, todas as musicas que eu sonhava ver ao vivo foram tocadas. Só faltou Black, Jeremy e Dissident. Mas até musicas como Given to Fly e Rearviewmirror que são as minhas preferidas da banda foram tocadas com 150 mil pessoas como coro. Realmente algo indescritível e que qualquer fã chamaria de perfeito! No final, durante a ultima musica, o guitarrista do Them Crooked Vultures foi chamado ao palco pra uma participação especial. E então ninguém menos do que Dave Grohl entrou com um pandeiro gigante, sacudindo-o freneticamente e fazendo a festa em cima do palco. Foi realmente algo memorável e que eu, sendo a enorme fã que sou, vou relembrar enquanto eu estiver viva!!! Pearl Jam vai viver pra sempre em meu coração por sua musica e seu show maravilhoso!!!!


Então assim acabou o ultimo festival da temporada até agosto. Daqui um mês iremos assistir pela primeira o Iron Maiden no Pukkelpop. Até lá eu prometo voltar ao normal com esse blog hahah. Talvez vcs já estejam cansados de tantos reviews de shows e festivais. Como sempre os vídeos podem ser encontrados no meu canal do youtube.

Ontem eu fui à praia com o maridão e acho que meu próximo post vai ser sobre as bizarrices da praia na Holanda. Bom resto de final de semana pra todos e até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário