content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bandas que mais marcaram a minha vida - parte I

Olá leitores queridos! Primeiramente eu gostaria de me desculpar pela minha ausência, eu não tenho tido muito tempo pra ficar de bobeira na internet. E a previsão é pra menos tempo ainda depois de setembro, então não sei com qual freqüência eu vou poder atualizar esse blog, mas prometo fazer o possível pra mantê-lo atualizado. Outro motivo é a falta de novidades, tirando o fato de que agora finalmente eu tenho uma conta no banco (depois de 2 anos vivendo ilegalmente) e que semana que vem eu vou fazer o teste de nível de língua pra poder me matricular no curso avançado de holandês (que inicia em setembro e por isso não terei muito tempo pra net).

Portanto no post de hoje vou falar de algo muito importante pra mim (talvez a coisa mais importante na minha vida!): MÚSICA!!! Este é o primeiro de uma serie de posts sobre bandas que marcaram minha vida. É uma maneira de mostrar a vocês um pouco das minhas influencias musicais e de trocar opiniões sobre isso, então, sintam-se à vontade pra usar a caixa de comentários. 

Eu vou começar pela banda que mudou a maneira em que eu via o mercado fonográfico e me fez querer me tornar uma musicista profissional. Essa banda se chama Garbage. A banda é formada pela vocalista escocesa Shirley Manson, pelo aclamado produtor musical Butch Vig e pelos músicos Duke Erikson, Steve Marker. A banda faz um som pós-grunge que mistura trip hop, elementos eletrônicos, rock industrial e pop, tornando-se assim uma das melhores e mais fortes bandas de rock alternativo da história!

Vamos começar do inicio então. Eu gosto de rock desde que eu consigo me lembrar, não sei de nenhuma época da minha vida em que eu não ouvia rock (talvez quando eu tinha uns 5/6 anos e escutava coisas como Balão Mágico e Trem da Alegria). Minhas influencias são as mais variadas, meu pai é muito ligado no rock dos anos 60 e 70. Minha mãe gosta de tudo que estava na moda nessa época como Tropicália, MPB, Beatles e Rolling Stones. Minha irmã era mais pro lado dance pop tipo Madonna. Então veio meu cunhado, que está na familia desde que eu entrei na puberdade, não me lembro exatamente o ano em que ele e minha irmã começaram a namorar, acho que foi em 93 ou 94. Eu sei que ele era (e ainda é) o irmão mais velho que eu nunca tive, e ele gostava de metal, hard rock e grunge.  E foi graças a ele que eu conheci varias bandas que até hoje posso dizer que são minhas favoritas. Em 1995 eles se casaram (minha irmã e meu cunhado),  e foi nesse ano que minha mãe colocou TV à cabo em casa. Foi aí que eu descobri um paraíso musica chamado MTV. Nessa época, heavy metal, hard rock e grunge dominavam as paradas. Os VJ's eram carismáticos e tinham um profundo conhecimento musical. Tudo era diferente, tudo era lindo, tudo era bom. Afinal eram os anos 90!

Apesar de eu já ser fã incondicional de rock, eu nunca levei muito a serio a idéia de fazer parte de uma banda, talvez porque 90% delas só tinham homens e as poucas mulheres eram toscas e ridículas que nem a Courtney Love (não é que eu não gostava de Hole na época, mas eu nunca vi a Courtney como um exemplo a ser seguido). Foi então que entre 95 e 97 varias mulheres surgiram fazendo um som que me agradava e formando meu gosto musical que prevalece até hoje. Mulheres como Alanis Morissette, Shakira, Gwen Stefani do No Doubt, etc. Mas apesar de eu gostar muito de todas elas, nenhuma delas se encaixava na minha personalidade, eu não me identificava com nenhuma delas. Foi entao que, em meados de 1996 eu vi a mulher que mudou totalmente o meu conceito de "Rock Chick" e me fez virar uma: Shirley Manson e sua banda Garbage.
 
Only Happy When It Rains foi o primeiro clipe deles que eu vi e foi amor imediato, depois disso tudo mudou pra mim. Eu fiquei em estado de choque, aquela voz, a letra, a musica como um todo. Sem contar a beleza estonteante da vocalista. Quem era aquela mulher? Qual era a historia dela? Infelizmente, naquela época não existia Google nem Wikipedia, então pra obter essas informações eu tinha que comprar revistas e assistir aos especiais da MTV. Eu não me lembro bem pois tinha só 12 quase 13 anos, só sei que em alguns meses eu estava com o cabelo vermelho, tinha comprado uma bota de cano alto, comecei a usar muita mini-saia e meia-calça de rede. E esse foi meu principal visual pelos próximos 10 anos que se seguiram, no mínimo (tirando a cor do cabelo, vermelho dava muito trabalho então eu comecei a pintar de preto). Mesmo quando, alguns anos mais tarde, eu me tornei tr00 gótica from hell eu ainda me vestia assim.

Clip após clip eu me apaixonava ainda mais pela banda e pelo estilo de Shirley. Até que finalmente eu adquiri o álbum, não sei se comprei ou se ganhei, só sei que eu o ouvia 7 dias por semana e varias vezes por dia. Muitas vezes cantando em frente ao espelho imitando a ruiva mais linda do mundo haha. O segundo álbum intitulado 2.0 veio em 1998, foi inovador, diferente e muito experimental, mas sem perder a essência da banda. Com esse álbum eles firmaram definitivamente seu nome na cena musical. 

Infelizmente em 2000 eu mudei de colégio pra iniciar o segundo grau e acabei entrando na única fase da minha vida que me dá vergonha, eu me tornei gótica, arrrrrrrrgh!! Nessa fase eu deixei de ouvir tudo que não envolvia metal. Somente heavy, black, thrash, gothic, melodic e outros tipos de metal eram permitidos (retardadisse). Meu gosto musical que sempre foi super variado e apurado, se tornou limitado e imbecil. Essa fase da minha vida durou o segundo grau inteiro e começou a ir embora bem devagarzinho depois que eu fiz 20 anos. E posso dizer que acabou oficialmente aos 22. E foi nessa época, entre os 20 e os 22 que eu voltei a ouvir tudo que eu gostava antes de virar gótica e que tinha renegado por tanto tempo. Sem contar que algumas bandas da fase gótica ainda me acompanham até hoje, haha. Por tanto eu acabei perdendo o Garbage de vista e não acompanhando a evolução da banda depois do segundo álbum.

Durante esse período o Garbage lançou o seu terceiro disco em 2001, o Beautiful Garbage (que eu só escutei inteiro pela primeira vez em 2006). Este na minha opinião é o pior álbum da banda, não que ele seja ruim, mas em comparação com os outros que pra mim são obras primas, ele é o mais fraquinho. Em 2005 saiu o álbum Bleed Like Me (que eu tbm só conheci em 2006) que é talvez o álbum mais rock e direto da banda, não tem tanto experimentalismo e nem tantas influencias eletrônicas. Na minha opinião é o melhor álbum de rock alternativo já feito na história! 

No final de 2005 a banda anunciou que entraria numa pausa indefinida causada por exaustão da banda e também por motivos pessoais como a morte da mãe de Shirley, o que a fez reconsiderar o fato de ser uma cantora de banda. Em 2006 sai a coletânea Absolute Garbage e a banda grava seu ultimo clip por tempo inderteminado: Tell Me Where It Hurts (nesse clip Shirley já passou dos 40 anos e continua sendo a ruiva mais linda do mundo!!)

Em 2008 Shirley anunciou que entraria pra serie Terminator: The Sarah Connor Chronicles como personagem regular. Essa foi a primeira vez que ela se aventurou como atriz e foi muito aclamada pelo publico e pela critica. Shirley que depois da morte de sua mãe resolveu parar de cantar, mudou de idéia após ter sido convidada pra cantar no funeral do filho de um casal de amigos. Ela disse que tinha se esquecido do quanto a música é importante em todos os momentos da vida de uma pessoa e o quanto ela pode fazer a diferença pra alguém sendo uma cantora.

No final de 2009 começaram os rumores de que a banda retomaria as atividades. Rumores esses que se confirmaram pela declaração de Shirley no Facebook de ter passado o final de semana no estúdio com os outros membros da banda. Mas até hoje nenhuma confirmação oficial sobre a volta da banda, talvez ainda demore mais um tempo pois rumores dizem que Butch Vig vai produzir o próximo álbum do Foo Fighters. Até algo mais oficial sair, eu fico aqui na ansiedade esperando um novo álbum, uma nova turnê e novos vídeos. Enquanto isso eu fico ouvindo os álbuns antigos, vendo os vídeos antigos e assistindo às turnês antigas. O meu show preferido é o do Glastonbury em 2005, não me canso de ver os vídeos desse show. E pra finalizar o meu preferido: Push It!


Pra mais vídeos, é só acessar esse canal do Youtube. Beijos à todos e até a próxima!

2 comentários:

  1. hahahaha todo mundo vira gótico no ensino médio! acho doido! tudo bem, eu vivo dizendo q é meu passado negro e talz, mas nao sei se tenho mta vergonha não... é uma fase da minha vida, deve ter contribuído pra alguma coisa hahahahaha

    Garbage é FUODA! nem preciso dizer mais! (só q eu adoro a The World is Not Enough)

    ResponderExcluir
  2. The World is Not Enough é provavelmente a melhor musica feita pra um filme do James Bond. Eu amo tbm! A voz da Shirley sexy e encorpada como sempre seguida de cordas e um super baixo, faz qualquer um ir à loucura!! hehe

    ResponderExcluir