content='786389851402381 property='fb:admins'/>

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Férias - Belgica de Norte à Sul em 2 semanas - Última parte...

Meus queridos leitores, finalmente eu cheguei a última parte das minhas férias (que já acabaram a mais de duas semanas haha). Dessa vez o destino foi a parte sul da Bélgica, chamada de Wallonië. Nessa parte a língua oficial é o francês, o relevo é montanhoso e o sol brilha mais do que no norte. Fizemos a viagem toda de carro pois ficaria mais barato e mais prático pra duas pessoas. A viagem durou um todo de 2 dias, tendo direito a uma noite em um hotel em Namem (ou Namur em francês). As cidades visitadas dessa vez foram Namen, Dinant, Bouillon, Han, La Roche en Ardenne, Coo e Liuk (Liége em francês)

Acordamos cedinho e novamente preparamos lanches e bebidas pra comer no carro. O dia tava frio e chuvoso, mas a previsão era de sol pro dia seguinte, então não desanimamos. O destino era Namen, a capital da Wallonië, que tem a fama de ser uma cidade super charmosa. Foram pouco mais que duas horas de viagem. Chegamos lá, deixamos a bagagem no hotel e fomos explorar a cidade. A cidade em si não tem nada de atrativo, principalmente em um dia chuvoso. A cidade é suja, mal organizada e até um pouco feia. O fato de praticamente ninguém falar inglês ou holandês é também um ponto negativo. Todas as placas e sinais são em francês. 

Após mais ou menos uma hora andando pela cidade, decidimos visitar a fortaleza. O lugar foi construído no século 11, mas dizem que o local já era usado como defesa muito antes disso. A entrada é no nível da rua, mas vai dando a volta e subindo até o topo da montanha. Como a gente já tinha visto tudo que tinha pra se ver na cidade, resolvemos subir até o topo pra ver como era a vista. Depois de mais de duas horas andando, finalmente chegamos ao topo, e como foi lindo olhar de lá de cima. Compensou cada degrau que subimos. Uma vista espetacular!

De lá, nós fomos jantar e depois voltamos pro hotel pois estávamos mortos depois de um dia viajando e caminhando. Essas são as fotos de Namen e da fortaleza:
Quase duas horas subindo pra chegar até o topo
Vista de um dos pontos no caminho até o topo
Totalmente no topo da fortaleza: I'm the queen of the world!!!

Admirando a paisagem no topo da fortaleza
Centro de Namen
Vista do quarto do hotel
No dia seguinte, como tínhamos várias cidades pra visitar, acordamos bem cedo. O sol estava brilhando e a promessa era de dia quente. Então seguimos indo mais pro sul, em Dinant. A cidade é um charme, muito lindinha mesmo. Fica a beira do rio Maas (o mesmo rio que passa pelo porto de Rotterdam). A cidade também tem uma fortaleza no topo da montanha, mas esta foi construída bem mais tarde, no século 17 durante a ocupação holandesa na Bélgica. Como o local só abria pra visitação as 9 da manhã, a gente não pôde subir. Mas tudo bem, pois não daria tempo mesmo. O mais legal da cidade é o museu da cerveja Leffe, a melhor do mundo na minha opinião. O lugar é um antigo monastério onde a cerveja foi criada e hoje em dia é um museu, mas que também só abria as 9 horas e a gente não poderia ficar pra esperar, quem sabe da próxima vez. Aqui estão algumas fotos:









Ele todo feliz em frente ao museu da Leffe
Parte da fortaleza cortada...lugar lindo demais
De Dinant a gente dirigiu até o extremo sul da Bélgica, praticamente na França já. A cidade é Buillon e por incrível que pareça, lá no finalzinho do país, a poucos minutos da fronteira com a França, todo mundo falou inglês ou holandês com a gente. Foi incrível! Surreal até haha. Enfim, chegamos na cidade após quase uma hora de viagem e fomos direto pra fortaleza (a maior do país) pois o tempo era curto. Ao chegar lá, demos de cara com o clube do Porsh, tinha pelo menos uns 50 estacionados na entrada da fortaleza. Eles também estavam fazendo tour pelo sul da Bélgica naquele dia, pois nos encontramos com eles em outros locais também. Na fortaleza, nós tivemos um guia (que se vestia como roupas medievais) que contava a história do local, e depois a gente viu uma exibição de aves treinadas, super legal! Algumas fotos: 


Após o lindo passeio por lá, foi a hora de ir ver as famosas grutas belgas. O nosso plano era ver várias, mas pelo horário só poderíamos ver duas ou muito provavelmente uma. Então dirigimos até Han onde tem a maior e mais famosa gruta. O passeio por dentro dela durou mais de duas horas, e por isso não deu pra visitar  mais nenhuma outra. Infelizmente não pude usar o flash pra tirar fotos, portanto elas não saíram muito boas. De Han a gente dirigiu pra La Roche en Ardenne, a esperança de chegar lá ainda no horário de visitação da gruta de lá, mas infelizmente já estava fechada. Então nós fomos pra Coo pra poder ver as cachoeiras. Elas não são tão grandes e imponentes como as do Brasil, mas pra um país em que metade é 100% reto, chegam a serem impressionantes. Então já estava ficando tarde, a gente estava ficando com fome e paramos em Luik pra jantar. A cidade é horrorosa!!! Não tem cabimento uma cidade tão importante pra economia belga ser tão feia. Nem tivemos vontade de passear por lá, só jantamos e fomos embora pra casa. Sem contar que vimos um monte de junkies se drogando no meio da rua, credo! Nem em Amsterdam eu nunca vi esse tipo de coisa. Resumindo, só vimos a área perto da estação, jantamos e voltamos pra casa pois estávamos mortos de cansaço. E assim acabaram as férias. Agora só no final do ano.....Aqui estão as fotos dessa ultima parte:
Entrada da Gruta de Han









Castelo em ruínas em La Roche en Ardenne











Palácio em Luik (Liége)

2 comentários:

  1. Tá tão magrinha e linda minha moranguinha.......saudades.
    Silvinha

    ResponderExcluir
  2. magrinha? nossa, a câmera deve tá com defeito então haha. Eu to aqui me matando 5x por semana na academia pra perder os quilinhos extras que me perseguem...afff

    Mas obrigada assim mesmo hahaha

    Saudade da loira mais linda do mundo, amo mto vc mulher!!!

    ResponderExcluir