content='786389851402381 property='fb:admins'/>

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Trilhas sonoras de filmes clássicos...

Hoje eu (que estou de férias da escola essa semana e finalmente tenho tempo pra escrever aqui) acordei com vontade de ouvir trilhas sonoras. Comecei somente com temas dos meus filmes preferidos, aí fui pra academia, voltei, tomei banho e fui estudar um pouco de holandês. Como eu não consigo me concentrar com silencio e músicas com letra me distraem (sim, eu começo a cantarolar e acabo não estudando), eu sempre procuro colocar algo instrumental. Normalmente as opções são sempre meus queridos compositores eruditos, mas as vezes eu fico com vontade de me transportar pra um mundo que não está só na minha imaginação, mas também na minha memória. Pra embarcar neste mundo eu sempre me refugio nas trilhas sonoras de grandes filmes. 

Geralmente, grande parte de um filme ser bem sucedido se deve a sua trilha, principalmente quando se trata de filmes de fantasia ou aventura. Pra mim uma trilha bem escrita tem tanto valor quanto as grandes obras dos meus amados Mozart, Schubert, Bach, Vivaldi e tantos outros. Uma boa trilha sonora me faz vibra tanto quanto qualquer peça escrita por um dos grandes nomes da musica erudita. Só que eu creio que trilhas sonoras têm um ponto a mais que as demais peças, elas foram feitas pra contar uma história que já existe e que vc, além de ouvir, vai visualizar na tela e aquele filme vai se tornar parte da sua memória e muitas vezes da sua personalidade.

Eu até tenho meus compositores preferidos de trilhas sonoras, entre eles:
   -Hans Zimmer, que a quase três décadas vem escrevendo obras primas pra filmes como: Rain Man, The Lion King, As Good As It Gets, The Thin Red Line, Prince Of Egypt, Gladiator, Pearl Harbor, Pirates Of The Caribbean (uma das minhas preferidas), Simpsons The Movie e várias outras.
   -Howard Shore, este menos popular que o ultimo, mas com uma bagagem enorme de trilhas perfeitas como: Ed Wood, Seven, That Thing You Do (que eu amo!), Dogma, The Aviator e varias outras, incluindo a minha preferida de todas, LORD OF THE RINGS! Não há como explicar o quanto ele me faz delirar com essa trilha, estou realmente feliz que ele foi o escolhido pra fazer a trilha de The Robbit.
   -John Williams, por fim o meu favorito de todos os tempos! Este compôs talvez as trilhas mais marcantes que existem até hoje. É simplismente impossível não reconhecer os temas que eles escreveu. Queridinho de Spielberg e George Lucas, foi ele que escreveu eternos clássicos como: Star Wars Saga, Jaws, ET, Jurassic Park, Indiana Jones, Home Alone e Harry Potter. Pra mim esse cara é o mais foda no mundo das trilhas sonoras, ninguém consegue fazer temas que marcaram tanto nossas vidas como ele. 
Todos os citados acima são ganhadores de Oscar's e Golden Globe's por suas trilhas. Eles são realmente os meus preferidos, mas existem outros que eu gosto muito também. Agora eu me pergunto, será que todos esses filmes que eu citei acima (principalmente os que o John Williams compôs) teriam tamanho sucesso se tivessem trilhas diferentes, ou se não tivessem uma musica tema de tanto impacto? Eu acredito que não, pra mim a trilha é responsável por pelo menos uns 40% por sucesso do filme. 

E pra finalizar, eu gostaria de expor meu lado geek (eu não sou nerd porque odeio estudar, mas sou geek porque gosto de todo o resto haha) e dizer que eu sou expert em reconhecer temas e trilhas de filmes. É só me mostrar alguns compassos da música que eu vou saber imediatamente de qual filme que é, quando toca do filme (tema de quem ou de onde) e quem escreveu a música (bom, isso eu não acerto sempre haha). Podem testar hehehe

Um comentário:

  1. gosto de hans zimmer, a trilha de SDA é fooooooooda, mas john williams é john williams, sem comentários! hehehe

    ResponderExcluir