Oi pessoas, tudo bem? Em tempos de copa do mundo eu venho aqui mais uma vez pra falar sobre musica, shows e coisas que EU acho interessante. Confesso que nesse calor dos infernos aqui nos Países Baixos, eu fico um pouco sem inspiração pra escrever. Mas eu sei que preciso me esforçar pq senão eu acabo enrolando e não escrevo nunca....
O post de hj é um review do final de semana passado em que passei 4 dias no festival de rock/metal Graspop em Dessel na Bélgica. Um festival que me fez lembra o porque de eu ter me afastado do mundo metal e me tornado uma pessoa mais "normal" mesmo ainda amando mto varias bandas de metal. O motivo é que EU AMO METAL MAS ODEIO METALEIROS!!!! Calma, antes que me fuzilem deixem eu explicar: a maioria, repito, maioria e não todos os metaleiros (odeio esse termo) que eu conheço são extremamente toscos, sem educação, ridículos, mente fechada e com hábitos higiênicos questionáveis. E isso me irrita profundamente. Eu sempre achei que metal é um estilo de musica e não de vida. Tá bom, durante a minha adolescência eu era mto igual ao que to criticando agora, mas isso faz vários anos e era uma época em que eu estava procurando a minha identidade e precisava da aprovação dos meus "amigos". E do mesmo jeito que eu era assim no passado, eu entendo perfeitamente os adolescente que são assim hj em dia. O que eu não entendo são os adultos que se comportam da mesma maneira. Eu acho inaceitável ser assim depois dos 20/21 anos. Mas enfim, essa é minha opinião pessoal e intransferível e se vc não concorda comigo o problema é todo seu!!!
Assim como em todos os outros estilos musicais, o metal tem varias bandas fodas e perfeitas, mas tbm tem mta porcaria e coisa sem o menor nexo. Eu faço mais o estilo tradicional, praticamente tudo que eu gosto no metal veio dos anos 80 e 90. Acho que não existe nenhuma banda de metal que iniciou depois de 2000 que me agrade. Eu tbm nunca fui chegada em black e death metal, apesar de saber que tem mta banda competente como Amon Amarth, Immortal, Carcass, etc, elas simplesmente não fazem a minha cabeça. Já no campo do thrash e heavy existem inumeras bandas que fazem meu coração bater mais forte e me fazem permanecer fiel ao metal mesmo deixando de ser "metaleira". São dessas bandas que vou falar neste review, pois se eu for falar de todas as 75 bandas que tocaram no festival ou ao menos das consegui ver e não gostei, eu vou precisar de um livro inteiro hahahaha. Entao vamos lá:
A banda de abertura do festival foi Raven, uma banda que eu considero fun metal que deu uma gás e ajudou todo mundo acordar no calor escaldante...A banda foi divertida e colocou todo mundo pra pular e se divertir. Os caras estão na ativa desde antes de eu nascer e ainda hj conseguem dar um show super legal e pra cima. Eu adorei!!!
Depois foi a hora do ReVamp abrir o palco principal. Bom, se vc acompanha este blog vc ja leu um review gigante sobre o show de lançamento do cd deles. Se não leu,
aqui está sua oportunidade. As minha opiniões sobre a banda e sua música permanecem. Mas esse show foi inúmeras vezes melhor do que o outro. Talvez pq não tinha a pressão de ser o lançamento do cd. Talvez pq a Floor se sinta mais a vontade tocando em um festival do que numa casa de show pequena. Talvez por que a banda tem passado mto tempo juntos e estão cada dia mais entrosados. Ou talvez por Floor estar extremamente feliz por ter cumprido sua promessa de tocar neste festival deste ano. Palavras da Floor: "Ano passado eu estava aqui no festival assistindo a varias bandas que eu gosto tanto e sentindo pena de mim mesma por não poder estar em cima do palco tocando, cheguei até a chorar e prometi a mim mesma que no próximo ano eu estaria aqui tocando pra vcs com uma banda nova, e nem acredito que eu consegui cumprir essa promessa, vcs não têm idéia do quanto isso é importante pra mim!" Quando Floor disse essas palavras eu senti uma onda de felicidade invadindo meu corpo, uma alegria e orgulho de estar fazendo parte deste momento tão especial da vida dela
(mesmo que ela nem saiba disso). Enfim, o show teve uma hora de duração e eles só tocaram musicas do ReVamp, nada de After Forever ou Bad Romance da Lady Gaga. Foi um show que eu gostaria que todos vcs tivessem visto pq vai ser dificil ela fazer algo melhor do que isso no Brasil, infelizmente.
Então foi a hora do Anvil tocar na tenda. Eu não tinha idéia de que uma banda tão antiga pudesse ser tão popular! A tenda estava totalmente lotada!!! A gente teve que ficar do lado de fora, portanto não deu pra ver nada do palco, nem tirar fotos ou filmar. O som deles é mto bom mesmo, uma heavy tradicional da mais fina qualidade. Eu adooooro!!! Uma pena que só deu pra ouvi-los mesmo. Mas mesmo assim valeu a pena.
Depois foi a hora de uma banda nada interessante chamada Billy Talent. Nessa hora eu fiquei sabendo que alguns artistas estavam dando autógrafos, então la fui eu correndo pra ver quem estava agendado pra aquela hora. Sorte a minha, o ReVamp estava lá, sem contar o Raven tbm. A Doro e a Tarja tbm estavam agendadas, mas eram bem na hora do Slayer, e me perdoem mas eu não vou perder o show de uma das bandas mais fodas do planeta pra pegar autografo e tirar fotos com seja lá quem for, né? Então esses são os autógrafos e fotos que eu consegui:
Raven e Floor Jansen do ReVamp
E já que ambos Soulfly e Sepultura estavam tocando no festival eu resolvi desenterrar minha camisa linda do Brasil (não foi por causa de copa ou jogo, viu?!) e tbm tirei algumas fotos do publico, eu nunca vi tanta gente de preto juntas na minha vida, e olha que estava fazendo 35 graus...afff.
Depois dos autógrafos e de algumas bandas em que eu não tinha o menor interesse, era a hora de quebrar tudo e fazer o maior mosh pit que eu já vi na vida com SLAYER!!!!!!!!!!!! Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer, Slayer. Acho que já deu pra perceber que eu amo mto Slayer, né? Então, eu amo mto Slayer!!! E o show foi extremamente foda, perfeito e tudo que eu esperava deles. Tudo bem que eles parecem não se divertir mais em cima do palco, que estão tocando em piloto automático, que talvez estejam ficando velhos pra tocar thrash metal e que Araya virou um bom moço. Mas mesmo assim não teve cabeça que ficasse parada com clássicos como Rainig Blood e Angel of Death. Eu juro que desde o show do Metallica ano passado eu não bangueava tanto. Sem contar o moch pit monstruoso que tava acontecendo lá na frente, perto do palco. Foi um show pra qualquer fã verdadeiro de metal enlouquecer e nunca mais esquecer a experiência. Não é por nada que Slayer se consagrou como uma das maiores bandas de metal da história, eles definitivamente merecem esse título!
Passada a explosão chamada Slayer, era hora de algo mais calmo e sinfonico: Therion. Eu sou fã de Therion desde 2000/2001 e adoro tudo que eles fizeram na sua faze "heavy metal com corais" até o Secret of the Runes. Depois disso os corais foram diminuindo e a musica foi ficando fraca e previsível. Mesmo assim eu estava super excitada em vê-los ao vivo, nem que fosse só pela nostalgia. Nostalgia essa que não foi suprida. Não só pelo fato de eles terem tocado somente quatro musicas da fase citada a cima, mas tbm pelo fato de não existir um coral mais, e sim quatro cantores que mais falam do que cantam....afff. O show foi uma decepção total e eu saí de lá insatisfeita. A banda é impecável a vivo, mas se vc é um fã antigo vc não se contenta com a performance atual da banda. É sempre triste quando uma banda que vc gosta te decepciona.
Mas a vida e o festival continuam e era de ver uma das bandas mais controversas do cenário do rock mundial, o Stone Tempo Pilots. Eu confesso que nunca fui fã da banda e só conheço os hits mesmo. Mas eles estão super em forma e Scott Weiland está cantando maravilhasamente bem como sempre. É realmente um desperdício que ele seja tão poser e tão problemático, pois ele é um dos melhores cantores do rock que eu ja ouvi ao vivo!
Então era hora de escolher entre o show da Tarja Turunen (ex-Nightwish) ou da Doro Pesh pois os dois eram no mesmo horário em tendas diferentes. Escolha não mto dificil né? Hum, deixa eu ver, deusa fake do metal ou a real deusa que inventou as female fronted metal bands? Loooogico que fui ver a Doro né gente, alguém tinha alguma dúvida? Mas mesmo assim, por tudo que NW já representou um dia em minha vida, eu resolvi dedicar 40 min pra Doro e 20 pra Tarja, já que ambas tocariam por uma hora. O negocio é o seguinte: O SHOW DA DORO FOI TUDO DE BOM!!! A mulher é uma inspiração pra mim mesmo antes de eu saber diferenciar estilos musicais! Eu acho que gosto de Warlock e da Doro desde que tinha uns 11/12 anos. A mulher é carismática, talentosa e um amor de pessoa. Tocou vários hits, inclusive o maior deles All We Are e um cover pra homenagear o Dio pois os dois eram amigos íntimos. Depois de uns 40 min de show, lá fui eu ver o que a Tarja estava fazendo com seu projeto solo. Ao chegar na tenda, ela estava simplesmente assassinando Still of the Night, uma das melhores músicas do Whitesnake. Eu não tive outra opção a não ser voltar correndo pro show da Doro e despoluir meus ouvidos haha.
O proximo show foi de outra lenda do rock/metal, Motorhead. O review é exatamente igual ao do show que eles fizeram no Pinkpop, que vc pode ler
aqui. A diferença é que eles tocaram meia hora a mais. Só que ao invés de acrescentar mais musicas ao setlist, eles acrescentaram mais enchessão de linguiça como solinhos de bateria e de guitarra. Mas ainda assim o show foi mto bom e divertido.
Aí era hora pra uma das minhas bandas de heavy tradicional preferiadas, SAXOM!!! Eu amo tanto essa banda e nem acredito que os vi ao vivo!! Os caras estão super em forma e levaram a galera à loucura! A tenda tava lotada mas eu consegui assistir algumas coisas subindo na grade que cercava a mesa de som hahaha. Eles tocaram vários os hits e musicas do novo álbum. Por falar nisso, durante a gravação do novo álbum eles fizeram uma promoção e o ganhador foi um brasileiro. O prêmio era poder escolher um show da tour pra tocar uma musica em cima do palco com a banda. O carinha escolheu o Graspop e mandou mto bem tocando com seus ídolos. Palmas pra ele!! Pena que eu não lembro o nome dele, mas se vc souber de quem eu estou falando, deixe nos comentários que eu coloco aqui.
Então era hora da banda mais esperada do festival e uma das mais esperadas da minha vida: AEROSMITH!!!!! Como descrever esse show? Sabe aquelas coletâneas estilo best hits? Então, essa foi a sensação do show, hit atrás de hit atrás de hit e por aí vai. Foram duas horas de puro hit e nada mais. Todas as musicas eram conhecidas! Talvez pelo fato de eles não terem lançado nenhum álbum recentemente. E como descrever a performance inacreditável de Tyler, Perry e cia? Tyler cantando melhor do que nunca e mais sexy do que quando tinha vinte e poucos anos, alias eu acho que a palavra sexy foi inventada pra descrevê-lo. Perry não fica atrás com seu cabelo estiloso e sua guitarra matadora. O resto da banda nem tem tanto espaço pra brilhar no meio desses dois. Eu posso dizer com certeza que foi um dos melhores shows que estive na vida e que nunca vou me esquecer dos momentos incríveis que passei durante tamanho espetaculo. O que mais me chamou a atenção é que o show foi super simples, sem fogos de artifício ou efeitos especiais e até sem banda de apoio, somente os caras ali tocando o mais puro e bom rock'n'roll. Amei demais, cantei, pulei e me descabelei o show inteiro. Vou morrer com esse show na memória.
No sábado teve um monte de banda ruim!!! Tbm tiveram algumas bandas que são boas, mas que o estilo não me agrada nenhum pouco como Carcass e Soufly. A única banda que me agradou o dia todo foi Slash com Miles Kennedy no vocal. E como eu já disse lá no post do
Pinkpop, os caras destroem tudo! Miles é com certeza um dos melhores vocalistas de rock que eu conheço e o melhor dele é que ele não é poser e nem problemático. Eu que nunca gostei de Guns'n'Roses virei fã do Slash depois dessa tour, ainda bem que tive oportunidade de vê-los ao vivo duas vezes já.
O domingo foi ainda pior que o sábado. Tirando Exodus nenhuma outra banda salvou o dia. Até a entrada dos monstros do rock, KISS! Tá, eu admito que nunca levei Kiss a serio, pra mim a banda não passa de animação de festa e zueira. É impossível não achar graça das letras bestas e dos exageros da banda. Mas ao vivo os caras mandam mto bem!!! Tudo bem que o show deles tem mais efeito especial do que música, mas é um senhor espetáculo. Vale lembrar que esses caras estão fazendo isso desde do final da década de 60. São 40 anos de puro rock'n'roll e mtas controvérsias e polêmicas. Os caras tocaram por duas horas e meia! Tem lógica uma coisa dessas? Com direito à elevadores no palco, fogos de artifícios, integrantes voando pela platéia e mta maquilagem e sapatos de plataforma haha. Enfim, os fãs antigos da banda faltaram morrer, e os mais novos ficaram abismados com tanta energia e tecnologia. Eu gostei mto e me divertir pra caramba. Apesar de não passar nem perto da minha lista de bandas preferidas, esse foi outro show inesquecível que eu estou feliz de ter tido a oportunidade de assistir.
E esse foi o final de mais um final de semana fantástico repleto de música e diversão. Mais uma vez pra visualizar os vídeos que fiz é só ir ao meu
canal do youtube. Esse domingo é o ultimo festival até agosto, o RockWechter. Lá irei ver mais uma de minhas bandas preferidas, Pearl Jam! Sem contar outras como Alice in Chains e Them Crooked Vultures. Após esse festival eu prometo parar um pouco com os reviews e voltar o blog ao normal hahaha
Bjos pra todos e até semana que vem!!!
Ah, estava quase esquecendo de mencionar que na última quarta dia 30/06 eu finalmente recebi meu visto!! Isso significa que agora eu posso finalmente voltar a trabalhar e ir pra faculdade. Palmas pra mim!!! E daqui 5 meses eu posso voltar a morar na Holanda, não vejo a hora!!